Sugestões para o Boleto bancário!

Boa tarde,

 

Trabalho com cobrança através de boleto bancário,porem tenho a necessidade e acredito que muitos colegas também em algumas configurações na geração dos mesmos:

 

1º - Uso a opção de AUTO LANÇAMENTOS,ou seja sempre o mk-auth faz com que os clientes tenham no minimo o lançamento de 2 boletos na assinatura,ficando facil assim,pois quando o cliente paga a fatura o sistema gera uma nova para o mês seguinte.Até ai tudo bem,só que vamos dar um exemplo de cliente bloqueado.

 

EX:

 

Cliente tem dois boletos, 1 que venceu dia 10/04/2011 e outro que venceu dia 10/05/2011,deixo o mk-auth para bloquear o cliente que tiver titulo vencido a mais de 31 dias,nesse caso o cliente então ja esta bloqueado pois tem 2 titulos vencidos.Só que se amanhã dia 08/08/2011 o cliente vier pagar o mais antigo (10/04/2011) o mais atual (10/05/2011) ou até mesmo os 2 o sistema ira gerar 2 novos titulos com vencimento para 10/06/2011 e 10/07/2011,bom seria interessante que o sistema gerasse para uma data a vencer (proporcional ou proporcional mais cheia para o proximo mês),mas até ai da pra maneirar,pois logo que o cliente pagar o titulo no escritorio fica de certo modo facil editar o novo ou os novos titulos gerados pelo auto lançamento.

 

Porem fica meio complicado caso o cliente pague no banco ,pois ao puxarmos o retorno e nesse retorno caso aja varios clientes e entre esses varios o cliente ja suspenso a algum tempo ai o sistema ira gerar titulos ja com datas vencidas e fica complicado perceber, e caso o cliente ligue por ventura apos uns dias para saber como anda sua situação junto ao financeiroseria passado ao mesmo que ele tem fatura ja vencida a X dias, o que não seria o correto.

 

 

Outro detalhe fundamental, o sistema gera o boleto com a data de vencimento escolhida pelo cliente ate a data de vencimento,porem se passar da data de vencimento e o cliente vier pagar no escritorio porem sem a fatura a atendente tira uma segunda via,porem a via sai com a data de vencimento atual, ex:

 

EX: vencimento 10/07/2011 e o cliente vem pagar no escritorio dia 02/08/2011,a fatura sai com o juro todo calculado certinho porem com a data atual, até ai nao seria problema, porem, o cliente pagou do mês 07(julho) e vai sair com uma fatura que diz 02/08/2011, o que isso pode levar??? Aqui ja ocorreu do cliente que sempre costuma pagar a fatura em atraso (quase 1 mês apos o vencimento)a achar que esta em dia de certa forma, ai quando vai a fatura do proximo mês com um reaviso de cobrança o mesmo diz que "não esta pendente,eu paguei sim a do mês 08(agosto),ai ta la 02/08/2011 e o cliente acha que pagou o Mês 08. Apesar de que no mk-auth esta la a data de vencimento original e a data de pagamento,mas para o cliente isso gera uma confusão "não geraria se o mesmo pagasse em dia neh, mas como temos que nos atencipar a esses erros".

 

Minha sugestao é que aja um local quando geramos os boletos uma opção de ficar a data de referencia daquele boleto. Tipo onde pudessemos colocar :

FATURA REFERÊNTE AOS MÊS DE AGOSTO DE 2011 , sendo assim não teriamos problemas a gerar uma segunda via com o titulo ja vencido, poderiamos gerar sem preocupação a segunda via com vencimento no dia tual e mesmo assim no boleto estaria dizendo a referencia do boleto.

 

 

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Veja o exemplo abaixo:

     

    Esse é um cboleto de cliente que venceu 10/07/2011, acabei de imprimi-lo, vamos dizer que hoje é segunda-feira e o cliente veio pagar sem a fatura e então tiramos uma segunda via.

    Veja no campo VENCIMENTO, a data esta do dia em que foi tirado a segunda via, como eu disse, até ai nao tem problema, porem o cliente perde a noção de que mês que é,ficando facil o mesmo achar que ta tudo certo, mês 08 estaria supostamente pago, quando na verdade não seria isso.

     

    Quando vamos imprimir os titulos para os clientes, em larga escala, seria interessante o seguinte:

     

    Algo mais ou menos desse tipo...1488420567?profile=original 

     

    1488420585?profile=RESIZE_1024x1024

  • irei estudar para incluir a referencia para incluir, mais no resto como no caso do cliente que fica bloqueado durante o mês e vc não deseja cobrar o mesmo não posso fazer nada, a cobrança no sistema procuro deixar o maximo possivel o mesmo que é usado pelas grandes empresas de telecom, se eu alterar para que seja de acordo o modo de trabalho de cada provedor ficaria um sistema impossivel de usar com certeza.
  • Obrigado Pedro,

     

    Entendo a situação de o sistema gerar mesmo que o cliente esteja suspenso, mas não tem problema, isso da pra fazer manualmente aqui.

     

    Mas a grande jogada é colocar o mês de referencia do titulo, acredito que mais pessoas que usam o mk-auth tem  esse mesmo "problema,digamos assim".

     

    Mais uma vez obrigado...

    Pedro Filho disse:

    irei estudar para incluir a referencia para incluir, mais no resto como no caso do cliente que fica bloqueado durante o mês e vc não deseja cobrar o mesmo não posso fazer nada, a cobrança no sistema procuro deixar o maximo possivel o mesmo que é usado pelas grandes empresas de telecom, se eu alterar para que seja de acordo o modo de trabalho de cada provedor ficaria um sistema impossivel de usar com certeza.
  • incluir hoje amigo, mais somente irar funcionar para os boletos gerados apartir de agora...

  • já testei e ficou muito bom valeu Pedro.

    Pedro Filho disse:

    incluir hoje amigo, mais somente irar funcionar para os boletos gerados apartir de agora...

  • Bom dia Pedro.

    Tem como adicionar a variável ( vencimento original ) em contas bancárias, para que ao atualizar um título em atraso apareça no mesmo a data do vencimento original?

    Desde já agradeço a atenção

    Att.

    Agnaldo Mariano

  • sim, irei colocar DATA_VENC2

    AGNALDO MARIANO disse:

    Bom dia Pedro.

    Tem como adicionar a variável ( vencimento original ) em contas bancárias, para que ao atualizar um título em atraso apareça no mesmo a data do vencimento original?

    Desde já agradeço a atenção

    Att.

    Agnaldo Mariano

This reply was deleted.