Respostas

  • Eu vi que nessa nova atualização tem o campo para ipv6, cheguei a perguntar se já esta fazendo log mas ate aqui ninguém respondeu

  • Qual a versão que já tem o campo ?

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Eu vi que nessa nova atualização tem o campo para ipv6, cheguei a perguntar se já esta fazendo log mas ate aqui ninguém respondeu

  • Essa 19.1 que foi lançada esses dias, testa ai e da um feedback

    Wilson Mello - Eclipse TI disse:

    Qual a versão que já tem o campo ?

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Eu vi que nessa nova atualização tem o campo para ipv6, cheguei a perguntar se já esta fazendo log mas ate aqui ninguém respondeu

  • Blz, valeu.

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Essa 19.1 que foi lançada esses dias, testa ai e da um feedback

    Wilson Mello - Eclipse TI disse:

    Qual a versão que já tem o campo ?

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Eu vi que nessa nova atualização tem o campo para ipv6, cheguei a perguntar se já esta fazendo log mas ate aqui ninguém respondeu

  • SIDCLEY SANTOS tem como vc mandar uma foto dessa opção de ipv6 pois eu uso a versao 18.02 so vou atualizar quando o pessoal parar de relatar bug ok

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Essa 19.1 que foi lançada esses dias, testa ai e da um feedback

    Wilson Mello - Eclipse TI disse:

    Qual a versão que já tem o campo ?

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Eu vi que nessa nova atualização tem o campo para ipv6, cheguei a perguntar se já esta fazendo log mas ate aqui ninguém respondeu

  • Faça um scheduler no mikrotik com o print para um arquivo do pool-ipv6 a cada minuto.
    Envie o arquivo por e-mail, ftp ou qualquer outro protocolo de sua preferencia para analise posterior.


    O comando abaixo gerará um arquivo de log no mikrotik, que é reescrito a cada execução.

    /ipv6 pool used print detail file=pool-ipv6-mikrotik-1.txt

    Esse comando abaixo não sobrescreve, mas adiciona no arquivo:

    /ipv6 pool used print detail file=pool-ipv6-mikrotik-1.txt append

    Há uma diferença crucial quando se trabalha com IPv6 em relação ao IPv4. No IPv4, o DHCP e o PPPoE, entregavamos IP's. No IPv6, entregamos prefixos.

    O registro.br recomenda entregar ao usuário residencial um /56, dando ao mesmo a possibilidade de usar 256 redes /64, e cada rede /64 contem 18.446.744.073.709.551.616 de IP's.

    Porém cabe a nós como provedor, entregar um prefixo /56 ao cliente. Os roteadores ao receber esse prefixo pelo pppoe ou dhcp, distribuem como para os dispositivos clientes um IP 
    único. Seja statefull ou stateless.

  • Vendo também os logs em /var/log/freeradius/radacct, me deparei com o seguinte

    Tue Jun 11 00:00:01 2019
    Service-Type = Framed-User
    Framed-Protocol = PPP
    NAS-Port = 15854418
    NAS-Port-Type = Ethernet
    User-Name = "usuario@nitrotelecom.com.br"
    Calling-Station-Id = "00:27:22:XX:XX:XX"
    Called-Station-Id = "CS-TORRE-B-P07"
    NAS-Port-Id = "vlan357"
    MS-CHAP-Domain = "nitrotelecom.com.br"
    Acct-Session-Id = "8191e4f9"
    Framed-IP-Address = oculto
    Acct-Authentic = RADIUS
    Event-Timestamp = "Jun 11 2019 00:00:01 -03"
    Framed-IPv6-Prefix = 2804:55cc:2000:b00::/56 <---- Aqui apareceu o prefixo em IPv6 que o cliente recebeu.
    Acct-Session-Time = 1763
    Idle-Timeout = 0
    Session-Timeout = 0
    X-Ascend-Data-Rate = 20480000
    Ascend-Xmit-Rate = 20480000
    X-Ascend-Data-Rate = 8192000
    Ascend-Data-Rate = 8192000
    Mikrotik-Rate-Limit = "8192k/20480k 0/0 0/0 0/0 8 0/0"
    Mikrotik-Address-List = "PF20M"
    Acct-Input-Octets = 18103
    Acct-Input-Gigawords = 0
    Acct-Input-Packets = 277
    Acct-Output-Octets = 68
    Acct-Output-Gigawords = 0
    Acct-Output-Packets = 4
    Acct-Status-Type = Stop
    Acct-Terminate-Cause = NAS-Request
    NAS-Identifier = "EDGE01"
    Acct-Delay-Time = 0
    Mikrotik-Realm = "nitrotelecom.com.br"
    NAS-IP-Address = oculto
    Acct-Unique-Session-Id = "e169561792a5b5b5"
    Timestamp = 1560222001

    Ou seja, de alguma forma o freeradius conhece o prefixo que o cliente recebeu, o que não estava acontecendo algumas semanas atrás quando eu chequei os logs do freeradius.

    Atualizei o sistema hoje, de 18.03 para 19.01.

    Se alguém mais que use IPv6 puder checar os logs do freeradius e informar aqui nesse post se o prefixo em IPv6 também é informado assim como no meu exemplo acima, ficaria muito grato.

  • Leandro o que eu percebi é que no cadastro do cliente agora tem umas opções de ipv6, eu acho que já esta gerando log nao?

    Leandro Cesar Souza disse:

    Vendo também os logs em /var/log/freeradius/radacct, me deparei com o seguinte

    Tue Jun 11 00:00:01 2019
    Service-Type = Framed-User
    Framed-Protocol = PPP
    NAS-Port = 15854418
    NAS-Port-Type = Ethernet
    User-Name = "usuario@nitrotelecom.com.br"
    Calling-Station-Id = "00:27:22:XX:XX:XX"
    Called-Station-Id = "CS-TORRE-B-P07"
    NAS-Port-Id = "vlan357"
    MS-CHAP-Domain = "nitrotelecom.com.br"
    Acct-Session-Id = "8191e4f9"
    Framed-IP-Address = oculto
    Acct-Authentic = RADIUS
    Event-Timestamp = "Jun 11 2019 00:00:01 -03"
    Framed-IPv6-Prefix = 2804:55cc:2000:b00::/56 <---- Aqui apareceu o prefixo em IPv6 que o cliente recebeu.
    Acct-Session-Time = 1763
    Idle-Timeout = 0
    Session-Timeout = 0
    X-Ascend-Data-Rate = 20480000
    Ascend-Xmit-Rate = 20480000
    X-Ascend-Data-Rate = 8192000
    Ascend-Data-Rate = 8192000
    Mikrotik-Rate-Limit = "8192k/20480k 0/0 0/0 0/0 8 0/0"
    Mikrotik-Address-List = "PF20M"
    Acct-Input-Octets = 18103
    Acct-Input-Gigawords = 0
    Acct-Input-Packets = 277
    Acct-Output-Octets = 68
    Acct-Output-Gigawords = 0
    Acct-Output-Packets = 4
    Acct-Status-Type = Stop
    Acct-Terminate-Cause = NAS-Request
    NAS-Identifier = "EDGE01"
    Acct-Delay-Time = 0
    Mikrotik-Realm = "nitrotelecom.com.br"
    NAS-IP-Address = oculto
    Acct-Unique-Session-Id = "e169561792a5b5b5"
    Timestamp = 1560222001

    Ou seja, de alguma forma o freeradius conhece o prefixo que o cliente recebeu, o que não estava acontecendo algumas semanas atrás quando eu chequei os logs do freeradius.

    Atualizei o sistema hoje, de 18.03 para 19.01.

    Se alguém mais que use IPv6 puder checar os logs do freeradius e informar aqui nesse post se o prefixo em IPv6 também é informado assim como no meu exemplo acima, ficaria muito grato.

  • Excelente dica, obrigado!

    Leandro Cesar Souza disse:

    Faça um scheduler no mikrotik com o print para um arquivo do pool-ipv6 a cada minuto.
    Envie o arquivo por e-mail, ftp ou qualquer outro protocolo de sua preferencia para analise posterior.


    O comando abaixo gerará um arquivo de log no mikrotik, que é reescrito a cada execução.

    /ipv6 pool used print detail file=pool-ipv6-mikrotik-1.txt

    Esse comando abaixo não sobrescreve, mas adiciona no arquivo:

    /ipv6 pool used print detail file=pool-ipv6-mikrotik-1.txt append

    Há uma diferença crucial quando se trabalha com IPv6 em relação ao IPv4. No IPv4, o DHCP e o PPPoE, entregavamos IP's. No IPv6, entregamos prefixos.

    O registro.br recomenda entregar ao usuário residencial um /56, dando ao mesmo a possibilidade de usar 256 redes /64, e cada rede /64 contem 18.446.744.073.709.551.616 de IP's.

    Porém cabe a nós como provedor, entregar um prefixo /56 ao cliente. Os roteadores ao receber esse prefixo pelo pppoe ou dhcp, distribuem como para os dispositivos clientes um IP 
    único. Seja statefull ou stateless.

  • Cara, não consegui de maneira alguma encontrar esse campo de IPv6 no meu mk-auth, apenas no pool, mas já havia. Pode me mandar um print?

    SIDCLEY SANTOS disse:

    Leandro o que eu percebi é que no cadastro do cliente agora tem umas opções de ipv6, eu acho que já esta gerando log nao?

This reply was deleted.