No intuito de tentar diminuir o tráfego desnecessário em minha rede venho pedir uma ajuda aos amigos de como configurar minhas rbs para ficarem roteadas e assim minha rede deixar de ser em bridge eliminando problemas com alto tráfego desnecessarios na minha rede principal ex: brodcasts, jogos em rede local entre o clientes, troca de arquivos, virus passando entre os micros dos clientes, tentativas de invasões entre outros.
Então venho pedir um passo a passo de como fazer minha rede ficar roteada, para trabalhar com ramais, imagino uma rede como na topologia que disponibilizei abaixo:
Desta forma minha rb principal disponibilizaria a internet para os ramais que repassariam para os clientes via pppoe, gerenciado pelo MK-auth.
Imagino que desta forma os cliente entre os ramais não se comunicarao e eu teria minha rede roteada.
Então se alguem poder me disponibilizar uma simples passo a passo de como ficaria esta configuraçao entre o mikrotik principal e os ramais para ficarem roteados, ficaria muito grato.
Carlos.
Tags:
Exibições: 1896
Permalink Responder até eltanio silva de moura em 25 abril 2012 at 16:36
Danilo Tomich disse:
Nossa cara! a primeira coisa a fazer se fosse eu, seria retirar do modo bridge, dessa maneira aumenta muito o broadcast da rede.
Fazer tudo em Rotas e ativar rotas dinâmicas "OSPF".
Outra coisa é sobre o DHCP, é muito util para o hotspot, mais deixaria esse sistema de lado. Colocaria o hotspot so como forma de propaganda mesmo e utilizaria nos clientes de duas maneiras. Uma seria PPPOe ou então numero de IP.
Alguém me corrige se falei besteira ai! pois eu estava sofrendo com minha rede feita da forma que o colega falou. Broadcast alto, não conseguia acessar alguns RBs, confusão com conexão com clientes. Só depis que fiz desse jeito que as coisas melhorarão, e muito.
Bom! Essa é minha opinião.
Minha rede hoje esta da seguinte maneira. rota + ospf + mk-auth + thunder 7
eltanio silva de moura disse:Boa noite amigos vou postar minha rede para ver qual a melhor forma de rotear,rede toda em bridge uso hotspot com radius no mk-auth entrego ip(não validos10.5.0.0/16) aos clientes via dhcp e gostaria de continuar a entregar gostaria de centralizar a autenticação
desde ja agradeço a atenção e ajuda de todos
hoje meu maior problema seria dhcp para os clientes gostaria de ainda trabalhar entregando ip aos clientes ip estatico ja usei e sempre tinha que ir no cliente para colocar na placa de rede gostaria ainda se possivel entregar os ip aos clinetes por dhcp e com rede roteada
desde ja agradeço a atençao
Permalink Responder até eltanio silva de moura em 25 abril 2012 at 16:41
Km.pc-net Provedor de Internet disse:
amigos aqui esta um exemplo de rede roteada.
Boa tarde amigo poderia me informar pcada ponto que tem a torre vc tem uma rb fazendo o hotspot e autenticando no mk-auth
Permalink Responder até Carlos Roberto Borges em 25 abril 2012 at 18:22
Olá Danilo, fico feliz por ter conseguido aprender rotear sua rede, e implementar ospf. então será que daria pra passar um exemplo de como seria esta implementaçao. fazer as rotas com ospf?
Danilo Tomich disse:
É como o Rogerio falou! Depende mesmo da maneira que o cara trabalha e também qual a solução que conhece.
Eu conheço a solução que citei acima,. E funciona perfeito.
Posso tentar ajudar. É só entrar em contato.
Já passei muito aperto com rotas. Hoje minha rede esta perfeita.
Permalink Responder até znadmin em 26 abril 2012 at 9:52
Mas então como voce faz pra usar pppoe+ipvalido sendo todo mundo dinamico, mas alguns(empresariais) fixos no mk-auth?
deixar td mundo sem ip e fixar os empresarias no mk-auth dá conflito.
Rogerio Alves disse:
Dinamico!!
Fixo so em clientes empresariais!!
Permalink Responder até Rogerio Alves em 26 abril 2012 at 10:00
Para clientes empresariais não uso autenticação, somente uso os dados do mesmo no mk-auth para gerar cobrança, e fiço o ip valido direto no roteador do cliente!!
Sim. Vou colocar aqui um exemplo. Mais tem que ser com mais calma. Aguarde que vou colocar aqui um exemplo.
Lembrando que tem varias formas de fazer, então vou explicar como esta minha estrutura e Anxexar as imagens.
Carlos Roberto Borges disse:
Olá Danilo, fico feliz por ter conseguido aprender rotear sua rede, e implementar ospf. então será que daria pra passar um exemplo de como seria esta implementaçao. fazer as rotas com ospf?
Danilo Tomich disse:É como o Rogerio falou! Depende mesmo da maneira que o cara trabalha e também qual a solução que conhece.
Permalink Responder até Carlos Roberto Borges em 26 abril 2012 at 18:35
Oba Valeu Danilo, vou ficar no aguardo quando tiveres um tempinho posta aí pra nois. Vai ser bom pra dismistificar esta configuraçao e vai ajudar uma enorme quantidade de pessoas.
Danilo Tomich disse:
Sim. Vou colocar aqui um exemplo. Mais tem que ser com mais calma. Aguarde que vou colocar aqui um exemplo.
Lembran do que tem varias formas de fazer, então vou explicar como esta minha estrutura e Anxexar as imagens.
Carlos Roberto Borges disse:Olá Danilo, fico feliz por ter conseguido aprender rotear sua rede, e implementar ospf. então será que daria pra passar um exemplo de como seria esta implementaçao. fazer as rotas com ospf?
Danilo Tomich disse:É como o Rogerio falou! Depende mesmo da maneira que o cara trabalha e também qual a solução que conhece.
Vou tentar explicar da forma mais clara e rápida.
Torre1:
Link: 187.87.35.5/30
Clientes: 192.168.0.1/24
Ponto a ponto para outra torre: 10.10.0.1/30
Em ip > rotas : adicionar o ip de onde recebe o link > 187.87.35.4
Vai em Router > Ospf e na aba “INSTANCES” no campo ROUTER ID adiciona o ip “link” – 187.87.35.5
Na aba Networks adiciona os ips que estão cadastrados. (187.87.35.0/30, 192.168.0.0/24, 10.10.0.0/30).
Lembrando de fazer o masquerade.
Torre2:
Ponto a ponto para outra torre: 10.10.0.2/30
Clientes: 192.168.1.1/24
Em ip > rotas : adicionar o ip de onde recebe o link > 10.10.0.1/30
Vai em Router > Ospf e na aba “INSTANCES” no campo ROUTER ID adiciona o ip “ponto a ponto” – 10.10.0.2
Na aba Networks adiciona os ips que estão cadastrados. (10.10.0.0/30, 192.168.1.0/24).
Pronto!
Ai é só seguir o mesmo raciocínio para cada ip adicionando em sua RB.
Permalink Responder até Rogerio Alves em 27 abril 2012 at 13:00
O problema é passar multcast em ubiquiti!!
Permalink Responder até Otavio C. G. em 4 maio 2012 at 21:21
E pra fazer o cache funciona?
Danilo Tomich disse:
Vou tentar explicar da forma mais clara e rápida.
Torre1:
Link: 187.87.35.5/30
Clientes: 192.168.0.1/24
Ponto a ponto para outra torre: 10.10.0.1/30
Em ip > rotas : adicionar o ip de onde recebe o link > 187.87.35.4
Vai em Router > Ospf e na aba “INSTANCES” no campo ROUTER ID adiciona o ip “link” – 187.87.35.5
Na aba Networks adiciona os ips que estão cadastrados. (187.87.35.0/30, 192.168.0.0/24, 10.10.0.0/30).
Lembrando de fazer o masquerade.
Torre2:
Ponto a ponto para outra torre: 10.10.0.2/30
Clientes: 192.168.1.1/24
Em ip > rotas : adicionar o ip de onde recebe o link > 10.10.0.1/30
Vai em Router > Ospf e na aba “INSTANCES” no campo ROUTER ID adiciona o ip “ponto a ponto” – 10.10.0.2
Na aba Networks adiciona os ips que estão cadastrados. (10.10.0.0/30, 192.168.1.0/24).
Pronto!
Ai é só seguir o mesmo raciocínio para cada ip adicionando em sua RB.
Permalink Responder até Otavio C. G. em 6 maio 2012 at 19:37
Minha rede ta rodando 100%, tudo que de melhor, qualquer coisa me chama
msn: otaviocg@hotmail.com
Ola!
Funciona o cache sim.
Eu estou utilizando o thunder, que agora voltou a ativa e esta funcionando muito rapido. Ta ficando bom d mais o sistema.
Bem-vindo a
MK-AUTH
© 2012 Criado por Pedro Filho.