Range de ips Rede Roteada

Existe alguma opção no mk-auth que gerencie os pool´s de ip´s que irei usar. Como não terei apenas um concentrador central mas sim um em cada torre, fica ruim gerenciar os ips já que uma torre tem mais clientes que a outra e aqui são só ip´s válidos. Em fim, tem algum jeito de cadastrar um pool geral no mk-auth e este entregar os ips independente da torre ? Obrigado.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Não sei se vai te servir, mais no MK-Auth, em Provedor -> Planos de Acesso, vc pode colocar no campo " Parametros radius", o nome do pool que vc deseja usar do mikrotik. Assim só vai pegar ips daquele pool. Esta função esta disponível na versão 4.97 do MK-Auth.

    Qualquer duvida pode entrar em contato.

    Meu site:

    www.mikrotiknet.com.br

  • Antes de mais nada obrigado Danilo. Do jeito que você falou eu teria que criar um pool em cada torre, esse é o detalhe, só uso ip valido, seria complicado ficar monitorando quantos clientes conectam em cada torre para dividir os pool´s de forma que não irá faltar ip para ninguém... Se foi isso que você quis me dizer acho que não vai resolver minha situação aqui... Mas mesmo assim obrigado mais uma vez;

    Danilo Tomich disse:

    Não sei se vai te servir, mais no MK-Auth, em Provedor -> Planos de Acesso, vc pode colocar no campo " Parametros radius", o nome do pool que vc deseja usar do mikrotik. Assim só vai pegar ips daquele pool. Esta função esta disponível na versão 4.97 do MK-Auth.

    Qualquer duvida pode entrar em contato.

    Meu site:

    www.mikrotiknet.com.br

  • Adriano fica complicado, por que de todo jeito você teria que ter o pool de ip configurado em algum lugar, tanto no MK-Auth ou no Mikrotik vai dar bagunça, pelo jeito você usa Area Ranges no OSPF? se for o caso desativa, mas o broadcast aumenta. 

    O certo mesmo é você dividir sua classe de ip válidos para cada POP seu, único problema que para cada divisão você perde 2 IPs, mas resolveria seu problema.

  • Tem como cadastrar um pool geral com todos os ips  no mk-auth e ele fazer essa distribuição?

    Diorges Rocha da Silva disse:

    Adriano fica complicado, por que de todo jeito você teria que ter o pool de ip configurado em algum lugar, tanto no MK-Auth ou no Mikrotik vai dar bagunça, pelo jeito você usa Area Ranges no OSPF? se for o caso desativa, mas o broadcast aumenta. 

    O certo mesmo é você dividir sua classe de ip válidos para cada POP seu, único problema que para cada divisão você perde 2 IPs, mas resolveria seu problema.

  • não tem como ainda, mais com pppoe se vc colocar o ip no cadastro do cliente ele sempre recebe aquele mesmo ip...

  • Então, o certo é você ter anotado ai as classes de IP que você usa pra cada POP, quando for adicionar um cliente, você coloca um IP de acordo com o range daquela área.

    Da um pouco de trabalho mas vc poderá continuar usando IP válido nos clientes.

    Pedro uma dica, aqui no meu sistema, eu criei um cadastro de POP, onde cada POP tem uma classe de IP, você poderia fazer o mesmo no MK-Auth, assim continuaria funcionando tanto em rede bridge como em rede roteada onde as áreas tem que ser separadas.

  • Obrigado aos amigos do forum que esclareceram minha dúvida. Pedro, existe alguma previsão para sair esse cadastro de pool no mk-auth ? Atenciosamente.

  • pra gente que usa a rede roteada com varias ranges de ips e concentradores pppoe's seria uma mão na roda a questão da pool de ips

  • incluir no controle de cadastros o item controle de pool amigo, nele é possivel colocar varias ranges de ip para o mk-auth gerenciar via radius os ips usados e livres...

  • Boa noite Pedro estou usando aqui uma range de ip criada no MK e no cadastro do cliente tenho que setar um ip manualmente desta range pois caso contrario o MK-Auth atribui um ip ja em uso(isso ja aconteceu varias vezes), queria saber se tem como eu cadastrar o range de ips de cada base no MK-Auth(base1= 172.16.1.x, base2= 172.16.2.x, ...) e ele distribuir automaticamente sem eu precisar setar manualmente?

    Se tiver como faço?

This reply was deleted.