Olá pessoal,

Seguinte estou com um problema aqui faz algum tempo e que ultimamente tem me tirado do sério, ainda não recebi reclamações mas concerteza os clientes estão tendo o mesmo problema.

O que acontece é que a ao clicar em algum link ou tentar acessar algum site as vezes ele da um erro de DNS no Chrome ou que a página não pode ser exibida em outros navegadores, ai se você pede para atualizar a página ele carrega a mesma normalmente.

Já mexi em várias configurações no mikrotik e não sei se é algum problema no link.

No chrome o seguinte errro é apresentado com frequencia:
Erro 105 (net::ERR_NAME_NOT_RESOLVED): Não foi possível determinar o endereço DNS do servidor.

- Versão do Mikrotik que estou usando 4.10
- O Link entra em uma interface como DHCP, ou seja não passa por nenhum roteador, o roteamento é feito diretamente no mikrotik.
- O consumo de up-load está sempre abaixo do contratado para o meu link, assim como o download.
- Estou usando os DNS da operadora (Embratel), mas já tentei usar o do google e não notei diferença.

Aqui o cache do DNS está sempre com 3293 itens e a opção Allow Remote Requests está desativada e estou passando o DNS da operadora aos clientes, tem como desativar esse cache de DNS?

Alguém tem alguma sugestão do que pode ser?

Valeu, abraço.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • o dns da embratel é muito ruim, usa os do google, 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e ver se resolve...

  • Então pedro, já tentei e o problema persiste, dá impressão que quando o cache fica muito cheio começa o problema, será que é problema na versão do mikrotik?

  • Aqui tenho problemas de DNS, utilizo autenticação pppoe, e nas cpe coloco o ip dos meus dns, porém tem pc de cliente que ao pegar ip pelo dhcp o dns vem em branco e o cliente não navega.. 90% dos casos é quendo o cliente usa Win7... 

     

    ainda não consegui resolver, mas notei que deixando o dns fixo na cpe minimiza o problema, pois se o cliente pegar ip no pc antes da cpe autenticar no pppoe, os dns fixo será repassados para o pc via dhcp do mesmo jeito...

    obs.. nas cpes da ubiquit não tem como setar os dns...  

  • se o erro é quando fica cheio então deve ser falta de ram ou falha na mesma...

    Gilson Barbosa disse:

    Então pedro, já tentei e o problema persiste, dá impressão que quando o cache fica muito cheio começa o problema, será que é problema na versão do mikrotik?

  • da open tambem é bom 208.67.222.222

  • estou com mesmo problema minha mikrotik nao passa de 30% de cpu e direto da este erro so reiniciar tudo que volta ao normal.

This reply was deleted.