Placas de Rede Broadcom NetXtreme 2

Boa tarde.

Venho hoje dar a minha primeira contribuição ao Fórum postando um problema que eu tive ao instalar o MK-AUTH no meu servidor Dell Poweredge T410. Primeiramente gostaria de frisar que eu resolvi fazer esse turorial por ter visto uns 3 ou 4 tópicos referente a isso sem solução. Como eu aprendi na internet, creio que seja de valor compartilhar essa informação sem cobrar nada em troca. Creio que a essência do fórum seja essa: compartilhar informações. Não me recordo de todas as fontes, portanto peço desculpas se não puder citar elas aqui.

 

Antes de mais nada, vamos à situação:

Eu e mais algumas pessoas instalaram o MK-AUTH nos servidores Poweredge da Dell e a bendita placa de rede não era reconhecida nem com reza. Então a primeira coisa a ser feita era colocar uma placa de rede que funcione nele, para ter conexão com a internet, e assim eu segui.

- Se você tem slot PCI no seu micro, espete uma placa que seja reconhecida nativamente, e siga com os outros passos. Se você só tiver slot PCI-Express, procure uma placa de rede que seja compativel. Eu utilizei a TG-3468 da TP-LINK e me serviu bem. Você encontra ela facilmente no Mercado Livre.

- Configure a placa de rede que você espetou, e teste a internet pra ver se está tudo rodando legal. Com seu computador com a conexão de internet funcionando normalmente vamos ao que interessa.

 

Edite a lista do APT:

cd /etc/apt

nano sources.list

Adicione as linhas abaixo:

deb http://security.debian.org/ lenny/updates main non-free
deb-src http://security.debian.org/ lenny/updates main non-free

 

Saia e salve, e depois disso atualize a sua lista do APT com o comando:

aptitude update

Depois da atualização vamos instalar o pacote bnx2 que é o controlador da nossa placa com o comando:

aptitude install firmware-bnx2

Em seguida vamos confirmar se as libs foram instaladas dando o comando:

ls -las /lib/firmware/

Vai aparecer a lista das libs referente à nossa placa de rede.

Depois disso vamos baixar o driver correspondente à nossa placa de rede e fazer a instalação dela. O site onde eu encontrei os drivers estão aqui: http://http.us.debian.org/debian/pool/non-free/f/firmware-nonfree/

Eu utilizei o arquivo firmware-bnx2_0.14+lenny2_all.deb que era o específico para a minha placa de rede. Faça os testes e baixe o referente à sua placa de rede. Geralmente essa versão aí já resolve o problema da maioria dos servidores Dell.

Depois de baixar seu arquivo, coloque-o na pasta /opt/ e vamos instalar o danado:

dpkg -i /opt/firmware-bnx2_0.14+lenny2_all.deb

Se tudo correr bem, basta reiniciar seu servidor que você terá a sua (ou suas no meu caso que a placa de rede é dupla) placa de rede reconhecida normalmente.

 

Espero que esse tutorial ajude as pessoas que passaram dificuldade como eu passei, e se por acaso resolveu, agradeça. É uma coisa que não custa nada e incentiva a gente a continuar trabalhando pra poder compartilhar informações.

 

Abraço pro pessoal, e agradecimento ao Pedro por esse sistema de gerenciamento fantástico.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Só atualizando:

    As fontes que eu adicionei no APT ali encima estão off, então se as mesmas não funcionarem, remova elas e adicione essas duas aqui:

    deb http://linux.iq.usp.br/debian squeeze main contrib non-free
    deb http://mirrors.kernel.org/debian squeeze main contrib non-free

    Abraço

  • obrigado pela dica amigo...
  • Disponha Pedro. Estou começando ainda no MK-AUTH, mas estou fascinado pelo sistema! O que eu puder, vou fazer pra contribuir. Logo vou entrar em contato pra adquirir a minha licença.
This reply was deleted.