Pequeno projeto com Fibra ótica

Caros,

Temos um pequeno projeto para realizar com Fibra ótica, e como tal tecnologia ainda é "novidade" para nós, gostaríamos de opiniões, sugestões e até críticas sobre o projeto (construtivas, claro!). Segue um resumo do projeto:

Nossa torre principal fica a aproximadamente 1.000 metros de nossa sede, e temos a seguinte estrutura na mesma:

- 04 painéis Ubnt Basestation 90º 20dbi + 04 Ubnt Rocket M5 (instalados no alto da torre);

- 04 ou 05 enlaces utilizando principalmente RB Groove e saindo para outros pontos remotos da cidade (instalados no alto da torre);

- 01 RB 1200 (embaixo da torre).

Precisamos trazer todo o equipamento que se encontra embaixo da torre para dentro de nossa sede, pois nesse mesmo tempo adicionaremos outras RBS, Switchs, servidor de cache, servidor de dns e outros equipamentos que inviabilizam a permanência de nosso rack no local onde hoje está.

Pensamos então em interligar a torre à nossa sede com fibra ótica, lembrando que os equipamentos possuem apenas porta ethernet (megabit ou gigabit). A pergunta é: Esse projeto é possível? É demasiado caro? O que utilizar para converter antes da descida, a saída Ethernet em conexão de fibra?

No aguardo...

Jr. Menezes

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • olha ,com a fibra vc tem tudo na mão,em questão de dados, agora é o seguinte vc tem que apresentar quantos km vc uitilizara p/ aes se for são paulo ou a compania da sua região, sairá em torno de R$1,90 por poste utilizado,olha o investimento vale a pena,soóque não e tão barato,mas vc não terá dor de cabeça e nem preocupação com banda,na fibra se vc quiser passar 1G vc passa e assim por diante,agora se for a mais de 1,2 km vc  pode usar  gpon, e melhor e ja vem trazendo dessa torre sua em fftx na rua po,porq alem de vc levar ate vc ,vc ja faz a infra estrutura p cliente final nesse trajeto até a nova sede, eu tenho dslan e gpon se quiser eu coto pra vc ok abraço

  • Caro Jean,

    Queria orçar a parte de fibra, conectores, e os conversores de mídia... Na verdade precisava de mais orientação no que comprar, pois realmente somos "verdes" na questão de fibra óptica.

    Agradeço a atenção.

    Jr. Menezes

  • vc tem algum projeto básico pra atender 1 bairro pra eu estudar e ver até qtos clientes atendem ? pois estou em duvida com muitas coisas, para ver se o custo beneficio compença.

    se saio com uma unica fibra e percorro 5 km com ela  qtos clientes eu consigo atender com essa unica fibra ? 

    sei que existe cabo com até 244 fibras, mas qtos cliente consigo atender com uma unica ?

  • Eu ja penso um pouco diferente,  qual seria realmente a banda necessaria entre a torre e a sede , pois sei que muitos vao falar que a fibra e imensamente melhor,  mas, porem, todavia  é  realmente necessário tudo isso de capacidade?

    Nao seria uma ferrari na estrada de terra cheia de buracos?

    Um radio mais robusto, AirFiber que ta 9 mil e passa 1 GB a essa distancia com latencia de 1 ms  e os vendedores estao loucos pra vender, vi em algum lugar aqui parcelado em 6 x,  pois a ubnt esta lancando  uma versao nova pra maior distancia e os vendedores querendo desovar o  modelo anterior, que nessa distancia atenderia muito bem ... e ainda instalacao rapida, plugar e usar..

    Pois pela quantidade de setores e ponto a ponto que se tem nessa torre nao acredito que a banda chege a 50 % do Air Fiber..

    Ou ainda 2 ou 3 enlaces de decida com ap5  que e bem barato e transmite mais pps e a distancia e pequena .. Vi enlaces que os amigos postaram aqui com ap5 chegando a 90 mb,   389,00 * 6 radios = 2334,00

  • Caro Willian,

    O termo "ferrari na estrada cheia de buracos" é aplicável até certo ponto ao nosso projeto. Realmente a banda que necessitamos hoje é baixa, mantendo a comparação com os automóveis, é como contratar uma kombi para transportar 03 pessoas... Mas...

    Mas acontece que pensamos não só no hoje, pensamos no amanhã, pensamos nas outras tecnologias que podemos agregar ao uso da fibra, e pensamos assim: realizar um só investimento... Tipo... transportamos 03 pessoas num fiat uno, mas amanhã a família pode querer levar os parentes à praia, dai já são 07 pessoas..., depois de amanhã quero trabalhar com entregas, preciso de espaço... nesse caso a kombi não seria a melhor alternativa?

    Abraços...

    Jr. Menezes

  • Sendo assim,  se vc tem dinheiro pra investir agora e montar a rede na fibra, arcar com todos os custos, projeto, postes,  equipamentos pra usar 10 % da capacidade agora,  e no futuro usar o restante da capacidade  isso e OTIMO entao ..Vai de fibra .

    Apenas dei minha opinião pensando nos valores e uso do circuito, tempo de execução do projeto  incluindo parte pratica cabeamento etc , pedidos pra uso dos postes etc..

    Abracos

    Willian

  • Wilian,

    Entendo e fico grato por sua opinião.

    Abraços amigo!

    Jr. Menezes

  • veja projetos de gepon ou gpon...tem fornecedores tipo cianet e parks e ispshop

  • No meu ponto de vista não a necessidade de usar fibra óptica. cabos auto sustentável Hercules 10/100/1000, Conector Rj45 Blindados, Switchs Giga Lan gerenciáveis contornariam facilmente este problema pois teria uma rede de 1 GB Lan e gastaria bem menos do que um projeto com fibra óptica. Caso precise de mais largura de banda usaria cabos Furukawa cat6a de 10 GB Lan, Switchs gerenciáveis de 10 Gb logicamente ficaria mais caro. 

  • Eduardo Tavares, certamente sairia bom este projeto, mas como ficaria 1 bairro todinho

This reply was deleted.