Para-raio como fazer e como montar?

Tenho uma torre de 12 metros, a chuva ta chegando a uns 50 a 100 metros na casa do vizinho do outro lado da rua ja tem uma torre em cima da casa com um aterramento eu tenho necessidade de colocar aqui tbm ou o raio vai ir direto para dele ja que la tem para-raio?

Gostaria de orientaçao de como fazer e o que comprar para fazer um para-raio e como testar se ele chegou ao ponto ideal pois parece que tem uma mediçao em omns (nao sei se escreve assim) esta mediçao eh feita com multimetro?

Enfim o que me dizem?

Como fazer e se realmente preciso fazer.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa Noite, Ribeiros

    Essa distancia da sua torre para a do vizinho não quer dizer nada o raio vai procurar qual o menor e melhor caminha para fazer a descarga. ai que entra a boa qualidade de um para raio e um aterramento eficiente pois se não for feito com qualidade pode dar Diferencia de Potencia e queimar tudo que esteja na sua estrutura. 

    1º Comprar um para raios modelo Franklin

    2º Verificar se a torre ja tem os isoladores para passagem do cabo.

    3º Compra o Cabo Nu para uso em para raios, que vai fazer a conexão do para raio ate as hastes terra.

    4º Seria legal contratar alguém que possua um equipamento chamado Torrometro que vai medir a qualidade do solo e também saber qual a quantidade de hastes necessárias.

    5º Compra o composto para tratamento do solo ( sílica gel, carvão )

    6º Comprar as hastes de cobre, mas como e difícil e caro o pessoal esta usando a de aço revestida de cobre. 

  • Obrigado Jose, abusando um pouco teria como listar um link de onde encontrar o cabo NU ele eh um cabo de aço ou é cobre?

    A torre nao tem isoladores, entao tem algum tipo prisilia?

    JOSE AUGUSTO disse:

    Boa Noite, Ribeiros

    Essa distancia da sua torre para a do vizinho não quer dizer nada o raio vai procurar qual o menor e melhor caminha para fazer a descarga. ai que entra a boa qualidade de um para raio e um aterramento eficiente pois se não for feito com qualidade pode dar Diferencia de Potencia e queimar tudo que esteja na sua estrutura. 

    1º Comprar um para raios modelo Franklin

    2º Verificar se a torre ja tem os isoladores para passagem do cabo.

    3º Compra o Cabo Nu para uso em para raios, que vai fazer a conexão do para raio ate as hastes terra.

    4º Seria legal contratar alguém que possua um equipamento chamado Torrometro que vai medir a qualidade do solo e também saber qual a quantidade de hastes necessárias.

    5º Compra o composto para tratamento do solo ( sílica gel, carvão )

    6º Comprar as hastes de cobre, mas como e difícil e caro o pessoal esta usando a de aço revestida de cobre. 

  • Na verdade o raio não procura o menor caminho e sim qual possui o pior aterramento.

    Essa torre de 12 metros esta em local descampado? ou tem outras casas ou prédios em volta?

    Se possuir casas não é ideal colocar para raio, pois pode ser que ele fique ruim e atraia algum raio e ai vc terá um enorme problema com a queima de equipamentos e eletros dos vizinhos.

    Uma coisa que você pode fazer e que resolve para esse tamanho de torre, na base dela faz um furo e passe um parafuso 5/16, e nesse parafuso vc prende um cabo NU de cobre 1/2, cerca de 50 cm de fundura e distancia de 1 metro da torre coloca uma aste cobreada de 2 metros, desta p/ frente em linha 2 metros de distancia voce coloca uma barra de cano galvanizado de 5 metros, na aste no local que vc vai passar o cobre NU, vc faz um furro 1/4 e passe por ele um fio 10 sólido de 50 cm este vc enrrolar no cobre NU p/ fazer a ligação, vc verá que forma um T, no cano galvanizado vc amaça a ponta dele com o Cobre NU em forma de U dentro dele, e faz um furo 5/16 e passa um parafuso galvanizado e aperta até sair água.

    Depois por cima do cobre NU, aste e galvanizado, voce esparrama uma camada de carvão vergetal triturado, e enterra.

    Depois se quiser pode pegar o Aterrometro e conferir que estará dentro do aceite p/ aterramento de torre.

    Feito isso nem precisa de para raio.

  • Tem minha casa a 15 metros da torre e tem a casa do visinho a 20 centimetros da torre rsrsrs, serio é 20 centimetros mesmo eh do lado do muro colado na casa dele, acha que terei problema?

    Qual é o melhor a fazer seguir o que vc falou ou o que o Jose falou?

    Outra coisa preciso que fique o maximo possivel barato pois to quebradooooo.

    Edmar Aparecido dos Santos disse:

    Na verdade o raio não procura o menor caminho e sim qual possui o pior aterramento.

    Essa torre de 12 metros esta em local descampado? ou tem outras casas ou prédios em volta?

    Se possuir casas não é ideal colocar para raio, pois pode ser que ele fique ruim e atraia algum raio e ai vc terá um enorme problema com a queima de equipamentos e eletros dos vizinhos.

    Uma coisa que você pode fazer e que resolve para esse tamanho de torre, na base dela faz um furo e passe um parafuso 5/16, e nesse parafuso vc prende um cabo NU de cobre 1/2, cerca de 50 cm de fundura e distancia de 1 metro da torre coloca uma aste cobreada de 2 metros, desta p/ frente em linha 2 metros de distancia voce coloca uma barra de cano galvanizado de 5 metros, na aste no local que vc vai passar o cobre NU, vc faz um furro 1/4 e passe por ele um fio 10 sólido de 50 cm este vc enrrolar no cobre NU p/ fazer a ligação, vc verá que forma um T, no cano galvanizado vc amaça a ponta dele com o Cobre NU em forma de U dentro dele, e faz um furo 5/16 e passa um parafuso galvanizado e aperta até sair água.

    Depois por cima do cobre NU, aste e galvanizado, voce esparrama uma camada de carvão vergetal triturado, e enterra.

    Depois se quiser pode pegar o Aterrometro e conferir que estará dentro do aceite p/ aterramento de torre.

    Feito isso nem precisa de para raio.

  • E ai Edimar alguma resposta?

    RIBEIRO'S NET - Flavio disse:

    Tem minha casa a 15 metros da torre e tem a casa do visinho a 20 centimetros da torre rsrsrs, serio é 20 centimetros mesmo eh do lado do muro colado na casa dele, acha que terei problema?

    Qual é o melhor a fazer seguir o que vc falou ou o que o Jose falou?

    Outra coisa preciso que fique o maximo possivel barato pois to quebradooooo.

    Edmar Aparecido dos Santos disse:

    Na verdade o raio não procura o menor caminho e sim qual possui o pior aterramento.

    Essa torre de 12 metros esta em local descampado? ou tem outras casas ou prédios em volta?

    Se possuir casas não é ideal colocar para raio, pois pode ser que ele fique ruim e atraia algum raio e ai vc terá um enorme problema com a queima de equipamentos e eletros dos vizinhos.

    Uma coisa que você pode fazer e que resolve para esse tamanho de torre, na base dela faz um furo e passe um parafuso 5/16, e nesse parafuso vc prende um cabo NU de cobre 1/2, cerca de 50 cm de fundura e distancia de 1 metro da torre coloca uma aste cobreada de 2 metros, desta p/ frente em linha 2 metros de distancia voce coloca uma barra de cano galvanizado de 5 metros, na aste no local que vc vai passar o cobre NU, vc faz um furro 1/4 e passe por ele um fio 10 sólido de 50 cm este vc enrrolar no cobre NU p/ fazer a ligação, vc verá que forma um T, no cano galvanizado vc amaça a ponta dele com o Cobre NU em forma de U dentro dele, e faz um furo 5/16 e passa um parafuso galvanizado e aperta até sair água.

    Depois por cima do cobre NU, aste e galvanizado, voce esparrama uma camada de carvão vergetal triturado, e enterra.

    Depois se quiser pode pegar o Aterrometro e conferir que estará dentro do aceite p/ aterramento de torre.

    Feito isso nem precisa de para raio.

  • Opa amigo desculpa pela demora mas hoje so pude sentar na frente do pc agora, to corrido.

    Olha pelas distancia que passou aconcelho não fazer para raio, faça o aterramento, faça ele em linha acompanhando o muro, apenas distancie ele cerca de 50 cm do muro, e cave a valeta de 25 a 50 cm de profundidade.

    Estando com a torre aterrada dificilmente terá problemas com raio.

    Aqui costumo colocar 1 aste de cobre NU a cada 10 metros de torre com 1 cano gavanizado no fim do cobre condutor, mas é preciso ficar assim

    Torre ----->1Metro aste de cobre ----> 2 metros Barra de cano gavanizado de 5 metros.

    no local onde vai passar cobre NU pela aste, fure a aste e enrrole um fio 10 maciço decapado na aste e no cobre condutor, e no final amace a ponta cano, faça um furo coloque parafuso, coloque a ponta do cobre nu dubrada formando um U dentro do cano ficando o parafuso dentro do U, e aperte até sair agua.

    Despois faça uma camada de carvão vegetal triturado por cima do cobre e das junções, cerca de 5 cm, e depois enterre. está pronto um aterramento.

    Tenho torre de 18 metros com 2 astes e 2 canos, nunca tive um raio. e ja esta lá a 3 anos. essa semana ou semana que vem vamos fazer de uma de 30 metros, essa vou soltar duas linhas, cada uma com 2 astes e 1 cano no fim.

  • Se nao fosse pediro muito vc teria alguma foto dos procedimentos ou ate mesmo um desenho do paint do passo a seguir pois como nao estamos acostumados a fazer isso da um no na cabeça processar estas informaçoes kkkk.

    Tem alguma forma de usar o multimetro para testar se ficou aterrada?

    A minha preocupaçao é de raio afetar a casa do visinho que ta a 20 centimetro da torre.


    Edmar Aparecido dos Santos disse:

    Opa amigo desculpa pela demora mas hoje so pude sentar na frente do pc agora, to corrido.

    Olha pelas distancia que passou aconcelho não fazer para raio, faça o aterramento, faça ele em linha acompanhando o muro, apenas distancie ele cerca de 50 cm do muro, e cave a valeta de 25 a 50 cm de profundidade.

    Estando com a torre aterrada dificilmente terá problemas com raio.

    Aqui costumo colocar 1 aste de cobre NU a cada 10 metros de torre com 1 cano gavanizado no fim do cobre condutor, mas é preciso ficar assim

    Torre ----->1Metro aste de cobre ----> 2 metros Barra de cano gavanizado de 5 metros.

    no local onde vai passar cobre NU pela aste, fure a aste e enrrole um fio 10 maciço decapado na aste e no cobre condutor, e no final amace a ponta cano, faça um furo coloque parafuso, coloque a ponta do cobre nu dubrada formando um U dentro do cano ficando o parafuso dentro do U, e aperte até sair agua.

    Despois faça uma camada de carvão vegetal triturado por cima do cobre e das junções, cerca de 5 cm, e depois enterre. está pronto um aterramento.

    Tenho torre de 18 metros com 2 astes e 2 canos, nunca tive um raio. e ja esta lá a 3 anos. essa semana ou semana que vem vamos fazer de uma de 30 metros, essa vou soltar duas linhas, cada uma com 2 astes e 1 cano no fim.

  • assim que eu fizer o aterramento da torre de 30 metros posto as fotos.

  • ok,, obrigadoooo.

    As chuvas estao chegando e eu montei esta torre este ano entao ja viu ne rsrsrs.

    Ja arrumei uma loja aqui para comprar o que precisar so vc listar pra mim depois certinho, sabe qd vai montar esta puta-torre de 30 metros?

  • Ribeiro o José Augusto esta correto nas informações!
    O ideal é que o aterramento tenha a menor resistencia eletrica possivel, ou seja proximo de zero. ( por Norma pede que seja até 10 Ohms, isso é medido com equipamento Terrometro )
    Isso varia muito levando em consideração os fatores: resistividade do solo, qualidade e profundidade das hastes,etc.
    Obs: o Raio vai em busca do "menor Caminho" ( Significado: aquele que oferece a menor resistencia pra ele passar ).
    Se esse aterramento não tiver bem feito o raio não vai conseguir se dissipar e vai se "esparramar" danificando tudo que tem no seu caminho.

    Então Posso afirmar que se não for fazer um bom aterramento é melhor que não faça, pois terá grandes problemas.

    Cristiano
    Tecnico em Eletrotecnica
This reply was deleted.