Brasil bloqueia porta 25 de servidores de email a fim de diminuir spam

País já está em quinto lugar no ranking mundial de nações que possuem maior quantidade desse tipo de lixo eletrônico.

Brasil bloqueia porta 25 de servidores de email a fim de diminuir spamMedida visa diminuir a alta incidência de spam no Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Se você utiliza o Outlook, Thunderbird, Live Mail ou qualquer outro gerenciador de email, fique atento para alterar suas configurações o mais rápido possível. O Comitê Gestor da Internet, após anos de negociações com provedores de internet, finalmente decidiu fechar o acesso à porta 25, muito utilizado por spammers para envio de mensagens indesejadas.

A decisão foi tomada para tentar abaixar a posição do Brasil no ranking mundial de países com maior incidência de spam: atualmente, ele detém a 5ª posição na lista. Conforme os executivos do Comitê, a porta 25 era usada para comunicação de máquinas entre máquinas e não era gerenciada, sendo até hoje a mais utilizada por spammers para disparo de lixo eletrônico.

Bastante usada para conexão com servidores de email SMTP, a porta 25 será fechada completamente até dezembro deste ano e deverá ser substituída pela 587 ou ainda pela 465, utilizada pela Google. Quem utiliza webmail (como Outlook.com) não terá que fazer quaisquer alterações nas configurações.

O Comitê afirma ainda que é impossível garantir que a prática de spam será completamente erradicada com essa decisão, mas tem certeza de que deve ao menos minimizá-la, desde que as novas portas sejam mais bem gerenciadas pelos provedores de internet.




Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

This reply was deleted.