Nota fiscal (csosn não esta entrando 0102)

Boa tarde, meu contador me pediu para arrumar a nota fisca para ser lançada no sefaz, o problema é que nao esta entrando o csosn nas notas fiscal, que seria os serviços adicionais quando é lançado na nota, gostaria de saber onde eu arrumo isso? já revirei do o sistema e nao achei... preciso de ajuda. Obrigado

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Bom dia, Thiago!

    Trabalho em escritório de contabilidade e emito as notas do provedor do meu noivo. Na nota de comunicação modelo 21 não tem que informar CSOSN.

    CSOSN é apenas em nota fiscal modelo 51, utilizada para venda.

  • amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Bom dia, Thiago!

    Trabalho em escritório de contabilidade e emito as notas do provedor do meu noivo. Na nota de comunicação modelo 21 não tem que informar CSOSN.

    CSOSN é apenas em nota fiscal modelo 51, utilizada para venda.

  • Complementando mais algumas informações aqui para que possa ajudar futuros colegas...
    Alguns contadores não sabem tributar corretamente os provedores de internet e acabam causando alguns erros como, por exemplo, exigir a emissão de nota fiscal de serviço da prefeitura ao invés da nota fiscal 21.
    Quando isso ocorre, a empresa recolhe ISS para a cidade ao invés de recolher ICMS...o que é errado.
    Isso pode acarretar fiscalização, multas e recolhimento retroativo de imposto...o que não vai ser nada agradável, né?!

    Nesse caso como o Thiago disse acima sobre "CSOSN", a empresa dele é tributada no Simples Nacional. Não tem o SPED.

    O que provavelmente está ocorrendo é que o contador dele está tentando importar os arquivos como NFe 55 "convencional", mas na verdade ele precisa ajustar o programa para importação em "Convênio ICMS 115/03" (ou pode estar com outro nome...mas tem essa diferença).

    Ou "pior"...ele não está sabendo validar os arquivos do MK-Auth corretamente nos programas do SEFAZ, que também é diferente. Infelizmente é um tanto quanto "precário" e não é emitido automaticamente como NFe 55. Pra nota 21 são 3 programinhas para validar o arquivo gerado pelo Mk Auth. Se a empresa for do Estado de São Paulo, poderá acompanhar por esse link aqui https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nf-comunicacao-energia 

    Att.,

    Larissa



    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

  • Boa noite colegas, muito obrigado pela ajuda... Vou passar essas informações para meu contador. obrigado!!!
  • Boa tarde Larissa, talvez eu nao tenha explicado da maneira correta, aqui no mkauth temos os planos de internet pre-cadastrado, esses valores o nosso contador diz q estar certo e nao tem nenhum problema, so q quando é lançado o titulo de um novo cliente que eu adiciono um serviço a parte como taxa de instalação ai que da o problema ele nao esta sendo tributado com o plano da internet ja pre-cadastrado no sistema, ele diz que seria um ajuste no cadastro de itens que nao esta sendo tributado, na vdd eu nao sei o que posso fazer...kkkk

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Complementando mais algumas informações aqui para que possa ajudar futuros colegas...
    Alguns contadores não sabem tributar corretamente os provedores de internet e acabam causando alguns erros como, por exemplo, exigir a emissão de nota fiscal de serviço da prefeitura ao invés da nota fiscal 21.
    Quando isso ocorre, a empresa recolhe ISS para a cidade ao invés de recolher ICMS...o que é errado.
    Isso pode acarretar fiscalização, multas e recolhimento retroativo de imposto...o que não vai ser nada agradável, né?!

    Nesse caso como o Thiago disse acima sobre "CSOSN", a empresa dele é tributada no Simples Nacional. Não tem o SPED.

    O que provavelmente está ocorrendo é que o contador dele está tentando importar os arquivos como NFe 55 "convencional", mas na verdade ele precisa ajustar o programa para importação em "Convênio ICMS 115/03" (ou pode estar com outro nome...mas tem essa diferença).

    Ou "pior"...ele não está sabendo validar os arquivos do MK-Auth corretamente nos programas do SEFAZ, que também é diferente. Infelizmente é um tanto quanto "precário" e não é emitido automaticamente como NFe 55. Pra nota 21 são 3 programinhas para validar o arquivo gerado pelo Mk Auth. Se a empresa for do Estado de São Paulo, poderá acompanhar por esse link aqui https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nf-comunicacao-energia 

    Att.,

    Larissa



    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

  • Boa tarde, Thiago. 

    Ah sim. Entendi.

    Pelo que já li antes, nesse caso teria que separar os valores e emitir duas notas fiscais: a nota 21 só com o valor do plano e nota de serviço só com o valor da instalação.

    A nota 21 (comunicação) só pode ser emitida pro plano de internet.

    No caso da instalação teria que ser emitida uma nota de serviço da prefeitura mesmo, porque entende-se como um serviço "extra"...e não entra na comunicação.

    Ou fazer uma gambiarra bem errada que é criar uma configuração de plano com o valor total do plano + instalação pra poder emitir uma nota só e só utilizar nesses casos que vá cobrar os dois valores...aí depois você altera quando for cobrar só o valor do plano. Mas como disse antes, é errado rs


    Thiago Michael Soares disse:

    Boa tarde Larissa, talvez eu nao tenha explicado da maneira correta, aqui no mkauth temos os planos de internet pre-cadastrado, esses valores o nosso contador diz q estar certo e nao tem nenhum problema, so q quando é lançado o titulo de um novo cliente que eu adiciono um serviço a parte como taxa de instalação ai que da o problema ele nao esta sendo tributado com o plano da internet ja pre-cadastrado no sistema, ele diz que seria um ajuste no cadastro de itens que nao esta sendo tributado, na vdd eu nao sei o que posso fazer...kkkk

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Complementando mais algumas informações aqui para que possa ajudar futuros colegas...
    Alguns contadores não sabem tributar corretamente os provedores de internet e acabam causando alguns erros como, por exemplo, exigir a emissão de nota fiscal de serviço da prefeitura ao invés da nota fiscal 21.
    Quando isso ocorre, a empresa recolhe ISS para a cidade ao invés de recolher ICMS...o que é errado.
    Isso pode acarretar fiscalização, multas e recolhimento retroativo de imposto...o que não vai ser nada agradável, né?!

    Nesse caso como o Thiago disse acima sobre "CSOSN", a empresa dele é tributada no Simples Nacional. Não tem o SPED.

    O que provavelmente está ocorrendo é que o contador dele está tentando importar os arquivos como NFe 55 "convencional", mas na verdade ele precisa ajustar o programa para importação em "Convênio ICMS 115/03" (ou pode estar com outro nome...mas tem essa diferença).

    Ou "pior"...ele não está sabendo validar os arquivos do MK-Auth corretamente nos programas do SEFAZ, que também é diferente. Infelizmente é um tanto quanto "precário" e não é emitido automaticamente como NFe 55. Pra nota 21 são 3 programinhas para validar o arquivo gerado pelo Mk Auth. Se a empresa for do Estado de São Paulo, poderá acompanhar por esse link aqui https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nf-comunicacao-energia 

    Att.,

    Larissa



    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

  • opa entendi.... vou separar mesmo, muito obrigado!!!!

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Boa tarde, Thiago. 

    Ah sim. Entendi.

    Pelo que já li antes, nesse caso teria que separar os valores e emitir duas notas fiscais: a nota 21 só com o valor do plano e nota de serviço só com o valor da instalação.

    A nota 21 (comunicação) só pode ser emitida pro plano de internet.

    No caso da instalação teria que ser emitida uma nota de serviço da prefeitura mesmo, porque entende-se como um serviço "extra"...e não entra na comunicação.

    Ou fazer uma gambiarra bem errada que é criar uma configuração de plano com o valor total do plano + instalação pra poder emitir uma nota só e só utilizar nesses casos que vá cobrar os dois valores...aí depois você altera quando for cobrar só o valor do plano. Mas como disse antes, é errado rs


    Thiago Michael Soares disse:

    Boa tarde Larissa, talvez eu nao tenha explicado da maneira correta, aqui no mkauth temos os planos de internet pre-cadastrado, esses valores o nosso contador diz q estar certo e nao tem nenhum problema, so q quando é lançado o titulo de um novo cliente que eu adiciono um serviço a parte como taxa de instalação ai que da o problema ele nao esta sendo tributado com o plano da internet ja pre-cadastrado no sistema, ele diz que seria um ajuste no cadastro de itens que nao esta sendo tributado, na vdd eu nao sei o que posso fazer...kkkk

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Complementando mais algumas informações aqui para que possa ajudar futuros colegas...
    Alguns contadores não sabem tributar corretamente os provedores de internet e acabam causando alguns erros como, por exemplo, exigir a emissão de nota fiscal de serviço da prefeitura ao invés da nota fiscal 21.
    Quando isso ocorre, a empresa recolhe ISS para a cidade ao invés de recolher ICMS...o que é errado.
    Isso pode acarretar fiscalização, multas e recolhimento retroativo de imposto...o que não vai ser nada agradável, né?!

    Nesse caso como o Thiago disse acima sobre "CSOSN", a empresa dele é tributada no Simples Nacional. Não tem o SPED.

    O que provavelmente está ocorrendo é que o contador dele está tentando importar os arquivos como NFe 55 "convencional", mas na verdade ele precisa ajustar o programa para importação em "Convênio ICMS 115/03" (ou pode estar com outro nome...mas tem essa diferença).

    Ou "pior"...ele não está sabendo validar os arquivos do MK-Auth corretamente nos programas do SEFAZ, que também é diferente. Infelizmente é um tanto quanto "precário" e não é emitido automaticamente como NFe 55. Pra nota 21 são 3 programinhas para validar o arquivo gerado pelo Mk Auth. Se a empresa for do Estado de São Paulo, poderá acompanhar por esse link aqui https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nf-comunicacao-energia 

    Att.,

    Larissa



    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

  • Boa Tarde, Pedro! 

    Sera que pode me ajudar..???

    O processo de emissão e validação no sistema da SEFAZ está sendo feito. 

    Os planos estão cadastrados no sistema com sua devida configuração de cfop 5307 e tributado conforme o regime da empresa, porém, ao emitir as notas é atrelado ao boleto a taxa de instalação e o juros no atraso do pagamento, estou tendo problemas para cadastrar o cfop desses serviços e para sua correta tributação.

    Entrei em contato com uma consultaria tributária e a mesma informou que o serviço de instalação também é tributável, entretanto,  ao gerar o arquivo o serviço de taxa de instalação está com o cfop 5949 sem base de calculo de ICMS , como não tributado, como corrigir isso? outra coisa, o juros pelo atraso do pagamento conforme a consultoria não é tributável, até ok, mais ao validar na sefaz ele aparece no campo outros e quando meu contador vai importar para o sistema fiscal o sistema pede configuração de cfop e esse valor não é importado, diz que o arquivo  de nota mod. 21 não está com cfop cadastrado para o item, assim ficando  divergente o arquivo da sefaz com o escriturado no sistema fiscal.

    Preciso de ajuda para corrigir essas questões, alguém sabe me dizer como fazer?

    Segue relatórios que o contador extraiu. 

    Desde já agradeço!

    Aguardo retorno .. 

    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Bom dia, Thiago!

    Trabalho em escritório de contabilidade e emito as notas do provedor do meu noivo. Na nota de comunicação modelo 21 não tem que informar CSOSN.

    CSOSN é apenas em nota fiscal modelo 51, utilizada para venda.

  • Estou tendo problemas ao gera as notas após ir em financeiro > lista todos os títulos > faço a selação da data para busca o período exemp. 01/12/2020 a 30/12/2020, o sistema me abre a caixa para selecionar as opções mkauth_DGINOTA_VSCON. escolho mkauth ele termina, mais quando vou em notas fiscais e peço para ele selecionar tudo para gera o arquivo para validação faço a seleção de todas as paginas e mais mesmo selecionando assim ao processar para nfe ele fala que não tem nem uma nota selecionada.

    O que pode ser? ja fiz reparação de banco mais continua mesma coisa. Pra conseguir tiver que esolher outra opção diginota para ele me da a opção de baixa direto.   

    Pedro Filho disse:

    amigo muito obrigado por essa informação, alguns contadores tem erro no sistema fortes, uma solução é alterar o arquivo no SPED FISCAL para ficar compatível com o Fortes e depois me passar o original e o alterado para que eu possa ver aqui o que alterar, mais pelo que pesquisei csosn é para notas tipo 55 ( venda de produtos ) e não notas 21...

    LINK-IP TELECOMUNICAÇÕES disse:

    Bom dia, Thiago!

    Trabalho em escritório de contabilidade e emito as notas do provedor do meu noivo. Na nota de comunicação modelo 21 não tem que informar CSOSN.

    CSOSN é apenas em nota fiscal modelo 51, utilizada para venda.

This reply was deleted.