Pessoal,

Hoje tenho a necessidade de fazer um tunelamento, entre o local onde recebo link até as cidades que atendo. Nunca fui fã de wds e muito menos bridge, por testes eu sabia que Eoip é mais lento, aliás o próprio manual do mikrotik ja diz isso. No entanto neste tutorial: http://pt.scribd.com/doc/59013057/Tutorial-MPLS , diz que VPLS é 60% mas rápido que Eiop. No entanto, gostaria que alguém que já tenha utilizado os diversos tipos de tunnelamento me repondessem as seguintes perguntas:

Qual o tunnelamento mais rápido?

como chegou a esta conclusão?

Aumenta muito a carga de processamento? em que pontos da rede?

Em comparação com rotas, terei perca de perfomance geral?

Obs: To testando VPLS, ainda não cheguei a um veredito. O que quero é diminuir os nós de rede, pois dependendo da cidade atendida a quantidade de saltos para a internet ta ficando muito grande.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Outra coisa que gostaria que fosse esclarecido;

    Mpls é mais rápido que roteamento?

  • Bem,

    consegui responder a pergunta acima, sim MPLS é mais rápido que roteamento! entenda:

    http://www.gta.ufrj.br/grad/01_2/mpls/mpls.htm

  • Como sempre:

    Depende das variáveis.

    Depende da topologia.

    Conclusão: Testes em paralelo.

    Houve casos em que o MPLS se comportou maravilhosamente no inicio.

    Quando houve o stress da rede, se mostrou um devorador de processamento.

  • A opnião do rodrigo tem procedencia.

    Testes em paralelo iriam revelar o que se encaixa com o perfil de sua rede.

  • É verdade, testar é sempre necessário, mais temos que correr um risco calculado, mudei parte da rede para mpls/vpls e vou verificar os resultados. Acredito que posso ganhar significativa melhora, principalmente em streams de áudio e vídeo, tendo em vista o encaminhamento de pacotes mais rápido.

  • Pessoal,

    Meus testes continuam.....,mas confesso que é bem dificil aprofundar no assunto, até agora, percebi que de grande utilidade quando o assunto é interligar redes privadas, é muito eficiente, mas na verdade eu queria utilizá-lo na própria nuvem e até então não sei como fazer, já que em todas as formas que consegui implantar até agora necessita de uma nuvem de rotas ou bridge.

    No caso das rotas é evidente que deve haver uma sensível melhorara em sistemas com grandes tabelas de roteamento, esse não é o meu caso, visto que tenho como rota reversa apenas um pool de ips publicos de classe D. Daí fico com a icógnita: Como isso pode me tornar mais eficiente? A nível de mpls cada pacote não tem que checar um tabela de roteamento mas é ele só funciona se o sistema estiver interligado por rotas. Sinceramente estou apanhando para entender essa camada 2,5.

  • Gente,

    Alguém ta usando mpl ai? poste sua experiência!

  • Amigos...

     

     

    na realidade o Mpls é um túnel que interliga dois pontos distintos.  Para que seja possível sua implantação é necessário saber seu funcionamento.

     

    No túnel MPLS o quadro do pacote é marcado com uma tag que identifica o túnel. Essa tag é disposta após o endereço mac. Logo para transitar um pacote via mpls, os roteadores leem o endereço mac (camada2) e depois a tag, e se existe tunel no roteador como essa mesma tag o pacote é encaminhado para ele, caso não exista essa referencia em nenhum tunel, o roteador analiza os endereços ips de destino (camada 3) e então rotea o pacote. Por isso que dizem que MPLS é camada 2,5.. pois não é puramente 2 e não chega a ser 3.

     

    O que precisam saber é que: MPLS necessita de suporte de roteamento pois o protocolo precisa saber por onde vai passar os pacotes.

    De modo geral ele funciona  da seguinte forma: todos roteadores envolvidos necessitam ter o tunel MPLS configurado. Quando vai trafegar algum dado neste túnel, o protocolo manda um pacote "helo" da origem ao destino, esse pacote é roteado e a função dele é colocar todos os roteadores em prontidão, só então é enviado os dados através do tunel.

     

    A ventagem é que na parte roteada o fluxo é pequeno pois trafegam apenas dados de controle de sessão, isso diminui o processamento ao longo do trecho, pois cada roteador não precisa abrir o pacote em camada superior para analizar o ip para rotear, ele simplesmente lê a tag e joga o pacote no túnel.

     

    Você que deseja implantar MPLS em sua rede, entenda que MPLS é venda casada com OSPF, que dá suporte a seu roteamento.

     

    Abraços. 

  • Amigo,

    Essas informações eu já tinha, como pode ter visto no link que postei acima.

    Gostaria de saber se alguém está usando para que compartilhe suas experiências! Há relatos de bugs do Mpls no Mikrotik.

    Vc está usando?

    Alex Costa disse:

    Amigos...

     

     

    na realidade o Mpls é um túnel que interliga dois pontos distintos.  Para que seja possível sua implantação é necessário saber seu funcionamento.

  • ...acompanhando

This reply was deleted.