MK 21.01 K4.9 Não faz Backup manual

Boa tarde

Mais alguem testou o backup manual na versão 21.01 K4.9 ?

instalacão nova em máquina nova, foi jogado o backup de outra máquina versão 20.01 arquivo 21Mb tamanho.. funcionou normal jogou todos os dados na nova versão..

Em seguida tentamos efetuar um backup manual na máquina versao 21.01 , clicando no botão + "adicionar backup"

digitamos o nome do backup, aguardamos uns segundos e a mensagem "backup gerado com sucesso" aparece na tela, quando clicamos em download para baixar o backup para o PC.. baixa o arquivo com nome_arquivo.maz  com 0kbps.

Mais alguem no forum com o mesmo problema?  

Estamos testando o mk-auth em  máquina backup todos os testes possiveis antes de colocar e ativar a máquina em producão, e caso seja necessário efetuar um backup manual verificamos que não está funcionando no momento na versão nova.

backup error.png

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Bom dia prezado(a),

    Faz um novo update e testa novamente.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Bom dia prezado(a),

    Vamos tratar a questão do backup nesse tópico aqui.

    Segue os prints do seu relato mais recente:

    8836949867?profile=RESIZE_710x

    8836949699?profile=RESIZE_710x

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Bom dia prezado(a),

    Em testes realizados na versão 21.02 k4.9, funcionou corretamente.

    Já tentou reparar o banco de dados?

    Faz o seguinte:

    1. Baixe os backups que ainda deseja manter por segurança e salve em outro dispositivo;
    2. Exclui os backups gerados pelo webadmin;
    3. Verificar se foi excluído na pasta de backup e se houver inda algum excluir manualmente;
    4. Repare o banco de dados;
    5. Reinicie o sistema;
    6. Faz uma nova tentativa de gerar backup manual.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Boas

    Então dando seguimento aos passos..

    pensei que fosse algum problema na versão 21.02, então acabei por efetuar um downgrade na máquina de testes.. para a versão 20.01

    porém o mesmo problema ainda continua.. usuário pelo webadmin quando tenta efetuar backup ele mostra backup efetuado com sucesso porém 0kb tamanho do arquivo gerado.. e aparece um arquivo.sql lá na pasta /bckp  tarbackup.sql  ao abrir mostra  -- BACKUP CRIADO POR "usuario que solicitou o backup via webadmin"

    e nada mais abaixo tudo em branco.. este tarbackup.sql  está com as permissões www-data..

    todos os outros backups gerados automáticamente de madrugada com usuario root, são salvos e gerados sem problemas.

    Edit-1  Fiz um reparo de clientes no banco na versão 20.01 (na máquina de testes que antes estava com versão 21.02) porque ao tentar atualizar o bakcup feito hoje de madrugada na máquina em producão na mesma versão 20.01 e ao copiar e enviar para a máquina de testes, a mesma atualizou com sucesso mas os novos usuários não estão aparecendo no sistema de testes.

  • Quando pensamos que estamos chegando em alguma conclusão definitiva sempre aparece mais um ou 2 ou 3 ou 4 problemas para solucionar então vamos por partes..

    1- "baixe os backups que deseja manter" (blz feito porque temos a máquina em producão com a versão 20.01, feito novo backup de madrugada pelo usuário ROOT tamanho do arquivo 21.7Mb) 

    2- na máquina de testes que estava anteriormente com a versão 21.02 , feito downgrade agora para 20.01 (para igualar a máquina em producão na mesma versão..) blz foi excluido todos os backups via WEBADMIN usuário..

    acessei a pasta bckp e os backups antes existentes, foram todos excluidos.. só ficou os tais arquivos tarbackup.sql... de 1kb o restante tudo deletado.

    3-sim foram excluidos todos os arquivos.maz  apenas ficaram os arquivos tarbackup.sql e download.php, index.php (e também um arquivo.sql de 62mb que ao abrir mostra o primeiro backup que foi executado no inicio do mes na máquina de testes.. com todo o banco de usuários e configs do inicio do mês de abril 2021..

    4- feito acessamos o sistema de teste via ssh, e selecionamos a opcão "Reparar dados do sistema" demorou uns 10minutos e finalizou com sucesso

    5- "show de bola reboot", efetuado com sucesso máquina online de novo ..

    6-  Feita nova tentativa para gerar um backup  mostra na webadmin pagina backup gerado com sucesso, quando clico no botão download pra baixar o arquivo, ele agora dá erro "NOT FOUND, THE REQUESTED URL was not found" achei interessante o novo erro... então fui na pasta bckp para ver se o arquivo estava criado lá dentro, mas o mesmo não foi sequer gerado, por isso que dá o erro NOT FOUND.. porque o diretório caminho não foi encontrado porque o arquivo não foi gerado.  então todos os comandos de backup efetuados pelo webadmin usuário de acesso a pagina admin do mk-auth nenhum gera o arquivo.. ou seja todos os usuários com acesso admin.. que tentam gerar backups ou restaurar backups não restaura.. e na pasta de bckp só aparece o arquivo tarbackup.sql de 1kb  com permissões www-data..

    agora se aguardar de madrugada o mk-bot gerar o backup automático de madrugada ele gera o backup 100%  e salva o arquivo na pasta bckp sem problema nenhum.. com as permissões ROOT...

    7- A partir deste momento veio aquela sensação de me olhar no espelho ....

    8838458891?profile=RESIZE_710x

    8- Mesmo assim pensei comigo mesmo, não pode ser, é impossivel vou resolver o problema estou determinado a resolver os problemas eu não me renderei, afinal o mk-auth é um sistema simples de fácil utilizacão se todos conseguem porque não eu? sei que o meu QI é baixo porém com tantas videoaulas e tutoriais no forum é impossivel não conseguir, irei tentar mais uma vez, foi quando um flash passou na minha memória "como se uma luz do além tivesse me chamado a atencão aos pequenos detalhes nas entrelinhas que eu não tinha entendido no primeiro comentário abaixo

    8838465491?profile=RESIZE_710x

    Pensei comigo mesmo "PUTTTZZZZZ" como eu não vi essa resposta antes "MEU DEUS" inacreditavel.. é isso mesmo? eu estava efetuando todos os testes mencionados na versão errada?, a solucão certamente será essa uma simples atualizacão no sistema? 

    Voiiiiiiiiiilllllllllllllllllllllaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vamos então efetuar essa atualizacão uma vez que o sistema estava anteriormente funcionando na versão 21.02 tinha atualizado tudo normal antes, e devido a falha no backup eu tinha decidio fazer um downgrade pra versão 20.01 para continuar os testes, então nada mais simples do que efetuar um upgrade de novo para tentar resolver o problema.. e aquela imagem do palhaco lentamente se foi afastando da minha mente..... e passei a ver uma luz bem pequena lá no fundo do tunel.. 

    8838475058?profile=RESIZE_710x

    Acessmos a máquina de testes mais um vez via ssh e ao entrarmos no menu nada mais fácil do que um simples update não tem erro o menu não erra..

    8838487459?profile=RESIZE_710x

    super fácil e rápido se fez o downgrade em 2minutos , vai fazer o update em 2minutos também..

    8838487701?profile=RESIZE_710x

    Masssssss o queeeeeeeee???? 

    8838488656?profile=RESIZE_710x

    Como assim?????? não atualiza mais pra versão nova ???? 

    Além de sentir aquela sensacão de novo.. "gracas a deus que é uma máquina de testes e não a máquina de producão" porque senão a imagem do palhaço seria outra totalmente diferente...

    Resumindo agora não faz mais atualizacões máquina nova de testes que não tem nem 3 semanas que estava atualizada com a versão 21.02

    Integração MK-AUTH disse:

    Bom dia prezado(a),

    Em testes realizados na versão 21.02 k4.9, funcionou corretamente.

    Já tentou reparar o banco de dados?

    Faz o seguinte:

    1. Baixe os backups que ainda deseja manter por segurança e salve em outro dispositivo;
    2. Exclui os backups gerados pelo webadmin;
    3. Verificar se foi excluído na pasta de backup e se houver inda algum excluir manualmente;
    4. Repare o banco de dados;
    5. Reinicie o sistema;
    6. Faz uma nova tentativa de gerar backup manual.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Uma vez que não faz mais update pra versão nova pensei não faz mal nenhum fazer outro downgrade pra versão 19.01 uma vez que não fez update da 20.01 pra 21.02 então certamente também não vai funcionar o downgrade pra versão 19.01 .. e por incrivel o sistema conecta no servidor do mk-auth remoto e baixa os hotfix da versão 19.01 e faz o downgrade de novo...

    pensei então vou testar então agora o backup manual na versão 19.01 vai que dar certo não custa tentar uma vez que fez o downgrade.. e por incrivel que pareca mais uma vez ele faz o backup do arquivo 100% manual via webadmin.. e salva o arquivo.maz  sem erros na pasta  /bckp/ salvo com persmissões usuário ROOT.. ao invés do www-data como nas versões 20.01 e 21.02...

    Enfim.. se quiser continuar fazendo downgrades agora mostra versão 18.02, 180.2  4.8 disponiveis.. enfim.. só não faz update pras novas versões mas downgrade funciona 100% 

    8838560283?profile=RESIZE_710x

    8838560685?profile=RESIZE_710x

  • Bom dia prezado(a),

    Falei com você pelo privado.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • Bom dia

    Continuando a saga............... como o sistema não atualiza para as versões recentes decidimos continuar com a

    8851801865?profile=RESIZE_710x

    "lembrando que se trata de uma máquina de testes e não a versão em producão" 

    uma vez que ....

    8851803261?profile=RESIZE_710x

    simplesmente não funciona...

    8851803284?profile=RESIZE_710x

    Decidi então verificar qual seria o motivo .....

    ao analisar o downgrade verificamos o seguintes comandos sendo executados..

    "Versão mk-auth 21.02 efetuando downgrade pra 20.01"

    wget http://www.mk-auth.com.br/downgrade/2001.tar.bz2

    "Versão mk-auth 20.01 efetuando downgrade para 19.01"

    wget http://www.mk-auth.com.br/downgrade/1901.tar.bz2

    Como não era o nosso interesse pois o downgrade está funcionando normalmente decidimos verificar então como é feito o procedimento do upgrade..

    iniciando na versão 19.01, verificamos que o durante a solicitacão de update ele baixa 3 arquivos na pasta /tmp

    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.reg
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.tar.bz2
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.md5

    cd /tmp
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.reg
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.tar.bz2

    8852037063?profile=RESIZE_710x

    tar -jxvf newfour.tar.bz2

    8852037291?profile=RESIZE_710x

    8852040452?profile=RESIZE_710x

    a partir deste momento temos 4 pastas no diretório /tmp

    8852042080?profile=RESIZE_710x

    vamos então analisar cada um dos arquivos....

    pasta "ETC" , contém todos os arquivos de crontabs scripts de execução do sistema  "cron.d" e "apache2" configs..

    8852098473?profile=RESIZE_710x

    8852099892?profile=RESIZE_710x

    pasta "OPT" contém todos os arquivos atualizados do mk-auth... 

    8852101857?profile=RESIZE_710x

    uma vez que já sabemos  quais são as pastas temos que atualizar as mesmas encaminhando os arquivos para as pastas corretas...

    o mkauth  está localizado no diretório /opt/mk-auth

    a pasta etc vai para o diretório /etc

    e a pasta VAR  contém todos os arquivos de hotsite etc...

    vamos então mover as pastas para os diretórios corretos mas antes temos que descompactar/extrair o arquivo newfour.tar.bz2

    tar -jxvf newfour.tar.bz2

    8852109099?profile=RESIZE_710x

    em seguida vamos mover os arquivos usando o comando abaixo

    rsync -a opt/ ../opt

    podemos notar na foto abaixo, que os seguintes arquivos foram modificados pelas datas de modificacão do arquivo.

    8852290072?profile=RESIZE_710x

    vamos efetuar o mesmo comando para a pasta ETC.. atualizar os scripts

    rsync -a etc/ ../etc

    em seguida damos o comando 


    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.md5

    8852364461?profile=RESIZE_710x

    em seguida vamos reiniciar o apache2 com o seguinte comando

    service apache2 restart

    8852394901?profile=RESIZE_710x

    em seguida  executar o comando reboot para reiniciar a máquina.

    reboot

    Aguardamos a máquina reiniciar e verificamos se o sistema atualizou....

    8852547092?profile=RESIZE_710x

    hmmm atualizou versão 20.01, vamos tentar efetuar os mesmos passos para atualizar para a versão 21.02 vai que cola.. 

    próximos passos.

  • Pedro newfour eram os arquivos das versões antigas, incluindo a 32bits e como vc está baixando os arquivos de update diretamente o sistema baixou algum arquivo que faz ele acham que está em uma base antiga amigo, usa o comando mkupdate quantas vezes forem preciso depois de instalar o sistema, que o sistema precisa e avançando aos poucos para não corromper os dados do sistema, na ISO mais nova atualmente é preciso 2 mkupdate para atualizar mais nas ISO mais antigas é preciso 5 mkupdate e nas muito antigas o sistema apartir de um momento não avança mais...
    Se vc tem o arquivo SQL, tenta compactar eles para bz2, vc pode usar o 7z para isso, depois envia esse bz2 como um backup para dentro do sistema que ele aceita.


    Pedro Costa disse:

    Bom dia

    Continuando a saga............... como o sistema não atualiza para as versões recentes decidimos continuar com a

    "lembrando que se trata de uma máquina de testes e não a versão em producão" 

    uma vez que ....

    simplesmente não funciona...

    Decidi então verificar qual seria o motivo .....

    ao analisar o downgrade verificamos o seguintes comandos sendo executados..

    "Versão mk-auth 21.02 efetuando downgrade pra 20.01"

    wget http://www.mk-auth.com.br/downgrade/2001.tar.bz2

    "Versão mk-auth 20.01 efetuando downgrade para 19.01"

    wget http://www.mk-auth.com.br/downgrade/1901.tar.bz2

    Como não era o nosso interesse pois o downgrade está funcionando normalmente decidimos verificar então como é feito o procedimento do upgrade..

    iniciando na versão 19.01, verificamos que o durante a solicitacão de update ele baixa 3 arquivos na pasta /tmp

    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.reg
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.tar.bz2
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.md5

    cd /tmp
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.reg
    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.tar.bz2

    tar -jxvf newfour.tar.bz2

    a partir deste momento temos 4 pastas no diretório /tmp

    vamos então analisar cada um dos arquivos....

    pasta "ETC" , contém todos os arquivos de crontabs scripts de execução do sistema  "cron.d" e "apache2" configs..

    pasta "OPT" contém todos os arquivos atualizados do mk-auth... 

    uma vez que já sabemos  quais são as pastas temos que atualizar as mesmas encaminhando os arquivos para as pastas corretas...

    o mkauth  está localizado no diretório /opt/mk-auth

    a pasta etc vai para o diretório /etc

    e a pasta VAR  contém todos os arquivos de hotsite etc...

    vamos então mover as pastas para os diretórios corretos mas antes temos que descompactar/extrair o arquivo newfour.tar.bz2

    tar -jxvf newfour.tar.bz2

    em seguida vamos mover os arquivos usando o comando abaixo

    rsync -a opt/ ../opt

    podemos notar na foto abaixo, que os seguintes arquivos foram modificados pelas datas de modificacão do arquivo.

    vamos efetuar o mesmo comando para a pasta ETC.. atualizar os scripts

    rsync -a etc/ ../etc

    em seguida damos o comando 


    wget http://update.mk-auth.com.br/newfour.md5

    em seguida vamos reiniciar o apache2 com o seguinte comando

    service apache2 restart

    em seguida  executar o comando reboot para reiniciar a máquina.

    reboot

    Aguardamos a máquina reiniciar e verificamos se o sistema atualizou....

    hmmm atualizou versão 20.01, vamos tentar efetuar os mesmos passos para atualizar para a versão 21.02 vai que cola.. 

    próximos passos.

  • Boas 

    na verdade esqueci de mencionar os passos..  após baixar os arquivos newfour...

    tem que baixar os arquivos 

    wget http://update.mk-auth.com.br/hotfix.reg

    wget http://update.mk-auth.com.br/hotfix.tar.bz2

    e executar os mesmos passos decompactar e mandar atualizar..

This reply was deleted.