Mikrotik ou UBNT ?

Olá,
Abro aqui um post de discução:

Mikrotik ou UBNT ?

 Estamos mudando nossa extrutura para oferecer monitoramento com uso de cameras ip junto ao serviço de internet
E tenho muitas duvidas, acredito que possamos trocar experiencias no material e preço de fornecedores!
Duvidas, pontos fortes e pontos fracos:

***** Usar Mikrotik****
POP de distribuição para os clientes: (Usando Mikrotik )
2 pçs RB MIKROTIK 433AH                        R$ 382,04

4 pçs CARTÃO MINI R52HN                      R$ 126,60

4 PÇS ANTENA OIW 2417P090V                R$ 454,00
6 PÇS CABO PROPR MMCX P UBIQUITI        R$   12,00

2 PÇS ANTENA OIW 5822G 5GHZ               R$ 128,00 (link da base até a torre onde fica o pop )


*****Ou Ubiquiti  *****
POP de distribuição para os clientes: (Ubiquiti )
4 pçs PAINEL SETORIAL AIRMAX 20DBI 5.8GHZ 90G – UBNT         R$ 404,88
4 pçs ROCKET M5 MIMO 58GHZ UBNT                                          R$ 279,00
                              

***** E nos clientes em 5,8 Ghz *****

CPE 5.8GHZ 18dBI 630mW Duplo Poe                                            R$ 139,70

NANO STATION MIMO 5,8 GHZ 16DBI-UBIQUITI M5                      R$ 180,29

AIR-GRID 23                                                                                   R$ 199,00

AP SXT 5HnD da Mikrotik                                                                R$ 245,00
Mikrotik Groove 5Hn com antena OIW-5822G(R$ 195 + R$ 128) R$ 323,00

*** Em Fim, preciso de uma rede eficiente e confiável para passar no mínimo 512kbs para até 80 clientes residenciais, e 50 clientes de 1MB nas empresas, duvida quais produtos usar, e se tem outros produtos bons não listados aqui
procuro  ( Custo/Beneficio/confiabilidade/estabilidade ) ***

Segue alguns comentários, dos links
A- NO FORUM :
http://under-linux.org/f105/qual-o-melhor-resultado-da-rocket-alguem-conseguiu-151862/index2.html

*** Comentario sobre a linha UBIQUITI
1-são excelentes, mas só recomendo eles nas estações com base station ou em ptp finais com no maximo uns 15mb de banda... o problema deles está realmente no hardware que processa poucos pacotes assim como comentou o amigo MASCARAAPJ... recomendo que use mikrotik, pois as rb´s podem processar 10x mais pacotes que o rocket, isso vai depender somente dos cartões usados e da RB, mas passa tranquilo dos 20.000 pacotes processados com uma rb 433ah com xr5, meu problema aqui resolvi com esta solução e ficou show mesmo. (eu ja usava mikrotik para este enlace, coloquei os rockets por curiosidade e economia).
rocket hoje só no meu pop airmax com base station, ou em um pop final com media de 200 clientes no maximo com planos entre 300k e 1m.

2-na realidade
ate uma RB+Cartao teria basicamente o mesmo desempenho que o rocket, talves menos (dependendo do caso)...
afinal, o processamento é basicamente o mesmo.
para colocar eles, um para tx e outro para rx
voce vai precisar de 2 RB (uma de cada lado) rodando OSPF e com prioridade maior para o TX
assim, voce vai conseguir enviar o TX por um lado e o RX por outro, e se por acaso algum rocket apresentar problema, se por acaso o link cair
teu enlace nao vai parar
a RB OSPF vai detectar e vai mandar todo o trafego por um lado somente

http://www.google.com/url?q=http://under-linux.org/f169/rocketm5-ou-router-board-152286/index3.html&sa=U&ei=MnndTvaVJIuEtgfR5LDWBQ&ved=0CAYQFjABOCg&client=internal-uds-cse&usg=AFQjCNEvbQARErHtlnkVgSuSFYBUJeQtZA

http://under-linux.org/f291/rocket-m5-150661/index2.html
Rocket M5 definitivamente é uma bosta!
Tenho um enlace de 50km, fechando 80M "Nossa!"
Tenho outro com Mikrotik, fechando 30M.
Esses 80M do rocket só funciona se for apenas poucas conexões, quando jogo o enlace na rede dos meus clientes, cai para 27, 30megas no máximo, sem falar que fica inconsistente o link. Já com o mikrotik funciona os 30megas bem estável.
Resumindo o rocket não aguenta processar os pacotes. Fiz bonding, tentando juntar os dois links, resultado: a inconsistência do rocket atrapalha o mikrotik.

http://under-linux.org/f143/quais-equipamentos-usar-no-upgrade-de-2-4-ghz-para-153971/index4.html
O certo é começar ou migrar o provedor para 5.8ghz sim, imediatamente.
em 2.4 só há 3 canais, em 5ghz há 18 canais, então, migre já.
Quanto ao veloz/speedy/cabo o problema é que não é um link onde as sessões chegam a casa das 20 mil, pelo contrario, são limitadas, assim, praticamente com 10 maquinas navegando na rede, ja se esgota as sessões, o que leva a uma demora para começar a abrir a página, porém, daí ela abre rápida. Praticamente da pra colocar 7 a 8 usuários para cada mega real, ou seja, 1 mbps contratado coloca 8 usuarios de 1 mbps vendidos.
Se fosse um link dedicado esse numero daria para ser entre 22 a 30 usuários.
Claro que existe o seguinte, 33% apenas do usuários navegando ao mesmo tempo.
Esse cálculo é para NAVEGAÇÃO!
Para download é 1 para 1 mesmo.
A conta muda quando se tem acima de 100mbps de link dedicado.
Onde a taxa de download para usuario fica em 8 para 1, ou seja, 8 usuarios para cada mbps, isso dizendo que as contas são feitas por média entre o heavy user e o usuário normal.


Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • seguinte minha experiencia, aqui tenho duas torres principais cada  uma tem  3 rbs 411ah + cartão r52h + setorial hyperlink de 17db, são bons mas as vezes me dá dor de kbça, e sempre faço teste com o btest e nao passa de 2 megas  e olha q fixo tudo em 5.5 e 11 em data rates, ai resolvir fazer um teste com um bullet 2, coloquei o bullet 2 na setorial e so foi sucesso, aqui ja   ficou 25 cliente online e ping em media 5 a 10 ms e sem falar q passando em media 3 mega tranquilo  no horio de pico,  e ja vou trocar toda minha rede colocar tudo bullet. claro tem q saber configurar, aqui trabalho so com  banda B e seto no bullet em 11 mega e data rate e setei os ack em 56,  na rb usava em 30 mas no bullet so ficou bom em 56 em media.

  • Entendi, obrigado por compartilhar estas informações,
    bullet em banda B, com ack 56, sobre a banda B, já venho usando assim, agora sobre ao ack é novida pra mim, bom saber disto ! se optamos em usar os bullet vou lembrar me disto, agradeço, e se tiver mais algum informação a respeito e puder compartilhar fico agradecido !, em fim vai servir para muitos que estão com tais duvidas ou passando por dificuldade em configurações

    Forte abraço !

    Levi Ferreira disse:

    seguinte minha experiencia, aqui tenho duas torres principais cada  uma tem  3 rbs 411ah + cartão r52h + setorial hyperlink de 17db, são bons mas as vezes me dá dor de kbça, e sempre faço teste com o btest e nao passa de 2 megas  e olha q fixo tudo em 5.5 e 11 em data rates, ai resolvir fazer um teste com um bullet 2, coloquei o bullet 2 na setorial e so foi sucesso, aqui ja   ficou 25 cliente online e ping em media 5 a 10 ms e sem falar q passando em media 3 mega tranquilo  no horio de pico,  e ja vou trocar toda minha rede colocar tudo bullet. claro tem q saber configurar, aqui trabalho so com  banda B e seto no bullet em 11 mega e data rate e setei os ack em 56,  na rb usava em 30 mas no bullet so ficou bom em 56 em media.

  • É isso joão eu tinha duvida igual vc, uns falavam bem outros mal, mas ai q ta cada configura de forma diferente, então resolvi testar e gostei. e sobre o ack fui observando em automatico fica bom mas depois alguns clientes conectavam com sinal mais fraco e chegava a uns 110 o ack então pela media fui testando deixei em 30 ficou ruim  em 40 + -  ai em 56 ficou bom pra todos e ta blz, no bullet n tem como vc setar pra trabalhar em 11 5.5 mega como no mk então deixei so em 11 e é isso ja tem umas 4 semana sem problemas, 

    João Antonio disse:

    Entendi, obrigado por compartilhar estas informações,
    bullet em banda B, com ack 56, sobre a banda B, já venho usando assim, agora sobre ao ack é novida pra mim, bom saber disto ! se optamos em usar os bullet vou lembrar me disto, agradeço, e se tiver mais algum informação a respeito e puder compartilhar fico agradecido !, em fim vai servir para muitos que estão com tais duvidas ou passando por dificuldade em configurações

    Forte abraço !

    Levi Ferreira disse:

    seguinte minha experiencia, aqui tenho duas torres principais cada  uma tem  3 rbs 411ah + cartão r52h + setorial hyperlink de 17db, são bons mas as vezes me dá dor de kbça, e sempre faço teste com o btest e nao passa de 2 megas  e olha q fixo tudo em 5.5 e 11 em data rates, ai resolvir fazer um teste com um bullet 2, coloquei o bullet 2 na setorial e so foi sucesso, aqui ja   ficou 25 cliente online e ping em media 5 a 10 ms e sem falar q passando em media 3 mega tranquilo  no horio de pico,  e ja vou trocar toda minha rede colocar tudo bullet. claro tem q saber configurar, aqui trabalho so com  banda B e seto no bullet em 11 mega e data rate e setei os ack em 56,  na rb usava em 30 mas no bullet so ficou bom em 56 em media.

  • É esse é o problema do burlet m2 nao seta do data rate.

  • Recomendo usar cartão r52n e prestar atenção no seguinte:

    1 - Painéis de 17 dbi são muito grandes para distancias de até 3km, possuem um abertura vertical muito estreita, se esse for o caso recomendo as antenas da computec www.wavelan.com.br

    2 - Mais importante que configuração é conectores, cabos pequenos e de qualidade;

    3 - Use 01 Cartão 2,4 por RB;

    4 - Mantenha o nível de sinal do cliente entre -50 a -65, mais baixo gera perda, mais alto gera ruído.

    5 - Não colocar mais de 03 cartões 2,4  em uma torre para não gerar interferência entre eles (a menos que antendam a lados opostos e as antenas possuam uma excelente atuenação de sinal pelas costas)

    6 - Usar caixas herméticas blindadas ou metálicas; (revista internamente as de pvc com material isolante)

    7 - Quanto a configuação dos cartões, deixa em modo B ou G nunca em BG, se for trabalhar com G crie setores muito próximos aos clientes (cerca 1km) e deixa o nível de sinal entre -50 e -60, para B coloque o datarates 11mb no basic e no suported, para G desmar as velocidades inferiores a 18 no suported e deixe apenas 18 no basic rates.

    8 - Deixe o ack em dinâmic para que ele seja um dos fatores que permita verificar a qualidade da conexão  de cada cliente

    9 - Esconda a antena cliente de outros sinais, bom mesmo é se ela tiver visada só para o seu, no topo da casa  é  o pior lugar, assim você miniza as interferências.

    10 - Utilize antenas horizontais, elas são mais imunes a interferências laterais, e sofrem pouco com zona  de fresnel fechada na vergical.

  • Amigo, pelo que li do material orçado, você pretende utizar equipamentos "N" não é mesmo?

    Então é o seguinte: Quando começaram a surgir os M5 da UBNT antes mesmo de legalizados, fui um dos primeiros no Brasil a apostar na idéia e abraçar o Airmax que se diz TDMA da UBNT. No começo levantamos tudo com basestation e rocket nas torres e utilizamos airgrids nos cliente, sendo que de cara eu importei 40 delas e depois fui até 92 airgrids na minha rede...

    Depois de um tempo começaram os problemas e das 92 airgrids que comprei, hoje tenho cerca de 8 na rua e as demais todas pararam (pifaram mesmo).

    Como eu já havia investido em UBNT, acabei trocando as CPES clientes de airgrids (que não uso mais nem de graça) para nanos, Locos e nanobridges... Gastei duas vezes uma paulada de dinheiro.

    Infelizmente a mikrotik chegou atrasada no TDMA de baixo custo, mas chegou com força. eu tenho hoje em teste, apenas uma omnistation da Mikrotik com seu protocolo TDMA denominado NV2 e apenas 03 clientes que uso SXT como CPE neste teste. Em desempenho até que Airmax e NV2 se equiparam, mas as ferramentas de debug e configurações do Router OS da Mikrotik são incomparaveis e absolutamente superiores a UBNT. Infelizmente, hoje por ter uma base e investimentos muito grandes em UBNT M5, é totalmente inviavel pra mim trocar para o NV2 da Mikrotik, mas se eu fosse começar hoje uma rede do zero, com certeza eu faria com Mikrotik NV2, e além dos motivos já expostos, hoje um SXT é mais barato que o Nano M5 e a omnistation, ou uma RB com um cartãoRH5N são praticamente do mesmo preço de um Rocket, já a setorial, pode usar qualquer uma de dupla polarização, inclusive as excelentes basestation da UBNT.

  • Pedro  seu grande conhecimento e mente iluminada poderia nos  dar uma força sobre assunto , confesso a todos ja ouvi de tudo sobre essa briga , eu nun entendo o suficiente pra fala

    mas to ancioso pra ouvir meus colegas 

  • concordo com o Jossy e o Riberto, acho que as novas tecnologias da mikrotik bem configuradas são mais do que eficientes em qualquer rede...

    Eder Ferreira do Amaral disse:

    Pedro  seu grande conhecimento e mente iluminada poderia nos  dar uma força sobre assunto , confesso a todos ja ouvi de tudo sobre essa briga , eu nun entendo o suficiente pra fala

    mas to ancioso pra ouvir meus colegas 

  • humm,,, tem esta mesmo !.. vlw pela participação !

    Rogerio disse:

    É esse é o problema do burlet m2 nao seta do data rate.

  •  Ok, Muito boa as dicas, vou ficar atento nestes detalhes concerteza,
    Agora minha intenção é mesmo usar o padrão " N " ou melhor depos do comentario bem explicado do Riberto de Sousa Junior , nem sei mais se é bom negocio, heheh.. ele teve uma experiencia não muito boa com a solução N no padrão UBNT,
    por isto que digo, vale muito a pena trocar informações assim, pode ser que eu viesse a descobrir estes problemas daqui uns meses e ainda mais pobre por conta de ter que trocar de tecnologia,
    quanto as tuas dicas:
    4- (sinal do cliente entre -50 a -65)  valeria para os em 5,8ghz ?
    5- (Não colocar mais de 03 cartões 2,4) em 5,8ghz penso em usar 3 faixas de frequencias bem distintas uma da outra dividindo toda a faixa em 3 parte e pegar os extremos !
    6- (Usar caixas herméticas blindadas ou metálicas;) tenho usado caixa de metal destes modelos de pintura fotostatico, usadas em caixa para distribuição de energia eletrica ( tem uma extrutura muito boa de metal e realmente senti diferença quando comecei a usa-las ) 


    Forte abraço, 



    Jhonne Jossy disse:

    Recomendo usar cartão r52n e prestar atenção no seguinte:

    1 - Painéis de 17 dbi são muito grandes para distancias de até 3km, possuem um abertura vertical muito estreita, se esse for o caso recomendo as antenas da computec www.wavelan.com.br

    2 - Mais importante que configuração é conectores, cabos pequenos e de qualidade;

    3 - Use 01 Cartão 2,4 por RB;

    4 - Mantenha o nível de sinal do cliente entre -50 a -65, mais baixo gera perda, mais alto gera ruído.

    5 - Não colocar mais de 03 cartões 2,4  em uma torre para não gerar interferência entre eles (a menos que antendam a lados opostos e as antenas possuam uma excelente atuenação de sinal pelas costas)

    6 - Usar caixas herméticas blindadas ou metálicas; (revista internamente as de pvc com material isolante)

    7 - Quanto a configuação dos cartões, deixa em modo B ou G nunca em BG, se for trabalhar com G crie setores muito próximos aos clientes (cerca 1km) e deixa o nível de sinal entre -50 e -60, para B coloque o datarates 11mb no basic e no suported, para G desmar as velocidades inferiores a 18 no suported e deixe apenas 18 no basic rates.

    8 - Deixe o ack em dinâmic para que ele seja um dos fatores que permita verificar a qualidade da conexão  de cada cliente

    9 - Esconda a antena cliente de outros sinais, bom mesmo é se ela tiver visada só para o seu, no topo da casa  é  o pior lugar, assim você miniza as interferências.

    10 - Utilize antenas horizontais, elas são mais imunes a interferências laterais, e sofrem pouco com zona  de fresnel fechada na vergical.

This reply was deleted.