É amigos, esta é minha pergunta, "Como será".

          Como eu centenas de pequenos provedores estão acostumados a usar boletos sem registro. Vai lá no detalhes do cliente, gera lá 12 boletos, imprime no formato carnê, entrega ao cliente e é só esperar o cliente pagar. Quando o cliente paga e baixamos o arquivo de retorno do banco e mandamos para o mkauth como um passo de mágica tudo está resolvido.

          Porém esta facilidade vai acabar, com a exigência da emissão de boletos registrados, virar vários outros detalhes financeiro e rotinas que terão que ser adotados.

      Hoje tenho conta na caixa que emito já a 5 anos boletos sem registro, porém já sabendo das novas exigências fui atrás de melhores opções para emissão de boletos registrados e abri uma conta no Bradesco (que como a maioria já recebe a taxa do boleto no ato do envio do arquivo de remessa (um roubo)), e mais recentemente abri uma conta no SICOOB que me parece ser mais interessante que além de ter um custo mais acessível a taxa é cobrada na quitação do boleto. (pra mim acho que é excelente)

E então lá vai as minhas primeira dúvidas.

*     No caso do cliente atrasar o boleto e ao entrar em contato o que fazer?

 -   Altera vencimento daquele boleto e atualiza junto ao banco enviando remessa;

 -   Configura o Mk-auth para atualizar vencimento de boleto em caso de 2ª via, e o cliente acessa a central e imprime 2ª via, e como você vai saber que o cliente imprimiu 2ª via de boleto com novo vencimento (boleto este que está com o vencimento original da hora da emissão) e assim enviar remessa para o banco informando a alteração do vencimento.

Qual a forma mais prática que vocês estão fazendo?

*     No caso de novo cliente, você gera 12 boletos e entrega no formato de carnê. Mas e se ele pagar apenas 2 meses e precisar cancelar, teremos que assumir o prejuízo da baixa dos outros 10 boletos que o banco já está sabendo e já até cobrou a taxa da inserção e agora a taxa da baixa?

Como vocês estão fazendo?

      Bom gostaria de abrir esta discussão, pois acho de grande importância neste momento de tantas mudanças, e assim tirar estas minhas dúvidas e outras que também outros pequenos provedores estão tendo.

      Se alguém tiver outras questões a ser citadas aqui sobre esta nova realidade, fico grato se coloca-las aqui neste tópico pra todos trocarmos experiências sobre o assunto.

      Gostaria de pedir para os provedores que já trabalham com boletos registrados, postassem aqui como é a dinâmica e como funciona o dia a dia para compartilhar suas dicas e experiências nesta parte do financeiro de um provedor.

      Espero que seja de grande ajuda e esclarecimentos os assuntos tratados neste tópico tanto pra mim como para todos os pequenos provedores que fazem uso desta ferramenta MK-AUTH.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • - não será preciso atualizar, o caixa já irá saber o juros e a mora e ele mesmo irá calcular sozinho, vc pode configurar no site do banco também a baixa automática, ou seja depois de algum tempo o banco baixa esse titulo sozinho e ai o cliente não pode mais pagar, acho que 90 dias é bom.

    - para não pagar os 12 boletos de uma vez Carlos coloquei para que na remessa seja possivel definir o vencimento inicial e final, assim é bom gerar a remessa com o final para no máximo uns 2 meses, que assim no máximo será pago 2 boletos, a unica desvantagem é que se algum cliente pagar algum boleto antes a tarifa é maior, mais é muito difícil o cliente pagar um boleto 2 meses antes.

  • Pedro desculpa a demora, época de entrega de carnê consome muito meu tempo.

    - Ah entendi então mesmo vencido o cliente continua a pagar em qualquer lugar? Tendo em vista que agora uso SICOOB será que se chegar na loteria, caixa ou itaú o caixa apenas irá cobrar o juros e receber mesmo vencido e sendo de outro banco?

    - Opa esta dica é boa vou gerar os 12 entregar aos clientes e na remessa informar de três em três meses, boa dica.

  • acompanhando esse post

  • e como funciona a questão de alterações realizadas ou boletos deletados:

    - pode alterar valor?

    - no caso de haver alteração de vencimento ou cancelamento de boleto como proceder? (no caso de alterar vencimento do boleto sei que basta gerar nova remessa selecionando a opção remetidos e alterar vencimento mas e no caso de pedido de baixa, devo deletar o boleto do cliente e gerar nova remessa selecionando remetidos e pedido de baixa? )

    _ Sabe me dizer que no caso de baixa será cobrado alguma taxa?

           Desculpa estas perguntas que são bem pra iniciantes mesmo, pois todo esse tempo sempre usei sem registro que não dá nenhum trabalho ou burocracia nada disso, e agora com registro é como se fosse um recomeço.

  • Então amigo, um conselho que dou é:

    - consulte seu banco que o mesmo irá sanar suas duvidas, por que algumas nem nos sabemos.

    - o Boleto registrado será benefico pra nos como um todo.

    - o boleto será universal, ou seja, pode ser pago em qual quer agencia ou correspondente.

    - as taxas serão de forma automatica, onde voce irá definir quando for configurar.

    - as baixas serão feita de forma automatica.

  • Entendo Thalles, só que existe algumas dúvidas que é referente ao mkauth e pra quem nunca usou estas funções do mkauth certamente terá dificuldades por isso abri este tópico pois agora ainda muita gente não mudou pra boleto registrado mas janeiro está chegando e vai chover dúvidas.

    Vou aproveitar e vou citar um exemplo de duvida que não depende do banco pra ser esclarecida.

    _ Gerei os carnês dos clientes e já entreguei e também enviei a remessa para o banco ok

    Hoje entrou mais um cliente e aí vem a pergunta:

    Sei que devo informar ao banco referente a estes novos boletos gerados como fazer no mk-auth?

    ### Devo gerar nova remessa e no campo Cliente não devo indicar o novo cliente e gerar novamente pra todos e marcando como Sim a opção Remetidos ?

    ### Ou devo gerar nova remessa selecionando o novo cliente ( me parece que assim vai ficar ruim pouco prático uma remessa pra cada cliente novo)

    Pronto este é uma duvida que é referente ao mkauth e não dá pra resolver com o banco.

    Quem puder me orientar fico grato.

    Thalles JOse disse:

    Então amigo, um conselho que dou é:

    - consulte seu banco que o mesmo irá sanar suas duvidas, por que algumas nem nos sabemos.

    - o Boleto registrado será benefico pra nos como um todo.

    - o boleto será universal, ou seja, pode ser pago em qual quer agencia ou correspondente.

    - as taxas serão de forma automatica, onde voce irá definir quando for configurar.

    - as baixas serão feita de forma automatica.

  • alterar vencimento pode, não pode alterar mais o valor, ao gerar a remessa tem a opção de escolher se envia junto os títulos que foram alterados....

    Carlos Roberto Borges disse:

    e como funciona a questão de alterações realizadas ou boletos deletados:

    - pode alterar valor?

    - no caso de haver alteração de vencimento ou cancelamento de boleto como proceder? (no caso de alterar vencimento do boleto sei que basta gerar nova remessa selecionando a opção remetidos e alterar vencimento mas e no caso de pedido de baixa, devo deletar o boleto do cliente e gerar nova remessa selecionando remetidos e pedido de baixa? )

    _ Sabe me dizer que no caso de baixa será cobrado alguma taxa?

           Desculpa estas perguntas que são bem pra iniciantes mesmo, pois todo esse tempo sempre usei sem registro que não dá nenhum trabalho ou burocracia nada disso, e agora com registro é como se fosse um recomeço.

  • Amigo, todos os bancos eu acho que já migraram para o boleto registrado.

    isso você pode ficar despreocupado com relação a isso.

    Sobre quando eu te falei sobre perguntar ao banco, por que o mk-auth apenas faz cadastro de usuário e gera remessas ou boletos por meio de api, entendes? perguntas frequentes sobre o que pode mudar valor, o que ocorre quando fizer tal coisa isso você so consegue com o banco.

    Cada banco trabalha de uma maneira, o mk aurh apenas emite informações ( Boletos ou Carne) por meio de api que o banco libera pra tal, ele não tem como esclarecer essas duvidas entende? mas é uma coisa boa você ter aberto, por que quem usar tal banco ja pode esclarecer o que tal banco permite etc.

    Abraço e sucesso!


    Carlos Roberto Borges disse:

    Entendo Thalles, só que existe algumas dúvidas que é referente ao mkauth e pra quem nunca usou estas funções do mkauth certamente terá dificuldades por isso abri este tópico pois agora ainda muita gente não mudou pra boleto registrado mas janeiro está chegando e vai chover dúvidas.

    Vou aproveitar e vou citar um exemplo de duvida que não depende do banco pra ser esclarecida.

    _ Gerei os carnês dos clientes e já entreguei e também enviei a remessa para o banco ok

    Hoje entrou mais um cliente e aí vem a pergunta:

    Sei que devo informar ao banco referente a estes novos boletos gerados como fazer no mk-auth?

    ### Devo gerar nova remessa e no campo Cliente não devo indicar o novo cliente e gerar novamente pra todos e marcando como Sim a opção Remetidos ?

    ### Ou devo gerar nova remessa selecionando o novo cliente ( me parece que assim vai ficar ruim pouco prático uma remessa pra cada cliente novo)

    Pronto este é uma duvida que é referente ao mkauth e não dá pra resolver com o banco.

    Quem puder me orientar fico grato.

  • Olá, no meu caso, uso sicoob, quando o cliente quer atualizar o boleto, basta que ele entre no google e digite 2 via boleto sicoob, que consegue atualizar com juros e para pagamento do dia em qualquer lugar.

This reply was deleted.