A duvida aqui é sobre o entendimento da cobrança com registro do arquivo de remessa...
todos os bancos estão migrando para cobrança com registro, a parti de Janeiro de 2017 ninguém terá mais a cobrança simples(Sem registro)
Nas cobranças com registro via mk-auth você emite os boletos e gera o arquivo de remessa e envia ao banco.
Ao receber o arquivo, o banco analisa, aceitando ou recusando os títulos... Os recusados caso pagos sem à alteração para à aceitação do banco entraram sem registro, podendo ter sua taxa de liquidação com valor superior a dos aceitos e registrados pelo banco.
Os registrados e aceitos, terão suas taxas pagas na entrada desses títulos no banco, e ficaram registrados aguardando o pagamento no prazo de 30 dias do vencimento do boleto, não da entrada da remessa no banco, após o pagamento é liquidado sem cobrança de taxa adicionais.
Agora os registrados "não pagos" no prazo de 30 dias de vencimento... serão cobrados taxas pela manutenção do titulo
Você tem duas opções, deixar o boleto com o banco e o banco fará a manutenção do titulo de 30 em 30 dias até o boleto ser pago, cobrando a taxa de manutenção mensal em cada mês correspondeste.
Ou o correntista solicita a baixa do titulo que também será cobrado uma taxa de baixa.
Essa é a forma que foi explicado e está sendo cobrado pelo Santander.
Na remessa Quando geramos o arquivo, não encontramos a opção de analise dos títulos, vamos saber só quando o banco envia suas respectivas taxas.
O não entendimento se da pelo fato do sistema mk-auth está com o vencimento real, mas quando você envia outro boleto para o cliente no caso do boleto vencido, automaticamente o mk-auth atera a data para o próximo dia, precisamos saber se o boleto da remessa criada após o reenvio de um boleto vencido vai com a nova data ou vai com o vencimento registrado no cadastro.
Respostas
Mesmo com a tarifa reduzida na cobrança com registro, os valor pago mensal de cobrança subiu mais de 70% com a falta de conhecimento sobre do que está sendo enviado..
os títulos são registrados no banco usando o nosso numero e não o vencimento, então não tem problema alterar se for poucos dias se for muitos dias o banco altera sozinho ao receber o título e cobra a mais por isso, o lance é cobrar uma mora de acordo do cliente para poder cobrir isso, estou colocando por padrão na remessa do sistema a baixa automática para 30 dias, mais em alguns bancos é possível mudar esse numero de dias diretamente no site do banco.
Conectiva Telecom disse:
os títulos com registro que forem alterados a data e/ou valor (sem alterar nosso número) o mk-auth não gera remessa desta alteração certo? Meu banco é Sicoob e informaram que se alterar data/valor pode ocorrer erro no retorno e/ou compensação. Confere isso?
No banco que a gente movimenta não ocorre problema quando altera, acredito que no seu também não. O problema que eu vejo é só pra vocês... por que, caso seja necessário uma alteração tendo que dar baixa no banco, o banco vai te cobrar, e enviando a correção será cobrado novamente.
Rodrigo Lorenz disse:
qual banco voce usa?? voce consegue alterar o valor ou data do titulo e reenviar a remessa pro sistema do banco pra atualizar la?
Conectiva Telecom disse:
Você tem que negociar essas taxas com banco. Por ex. aqui eu pago 3,45 por boleto (pago) e posso dar baixar de graça sem pagar nada, também sou isento da taxa de manutenção, porém mesmo assim em 2, 3 meses tento resolver com os clientes logo a situação desses boletos.
Amigo pelo que notei já no meu, mesmo você alterando os valores e vencimento o boleto continua válido, pois é gerado um número para esse boleto que pode ser pago com qualquer vencimento ou valor, porém se o valor ou vencimento for diferente do que já está registrado no banco, você deve imprimir o boleto diretamente no mk-auth para que assim o cliente possa pagar. (Ele não vai poder usar aquele sistema de atualização de boleto que os bancos tem online.)
Rodrigo Lorenz disse:
isso mesmo Nielson, toda emissão tem que ser no mk-auth e já coloquei para o sistema incluir a baixa de titulos que foram pagos no provedor, ao gerar o arquivo agora tem a opção de baixa...
Nielson Padilha disse:
Olá Pedro, eu tenho alguns clientes que já tinha alterado o vencimento e valor a um tempinho e outros que alterei o valor e vencimento agora recente, porém antigamente mesmo enviando remessas novas (sempre envio por período e nele vai todos os clientes e marco como REMETIDOS: Sim) não alterava o vencimento nem o valor. Então sai o Incluir alteração de vencimento e resolvi testar e mesmo assim também não alterou nada, ai o amigo falou que tinha que clicar em imprimir(Assim como é feito para processar os títulos novos antes de enviar a remessa nova) fiz isso também e enviei uma remessa geral (contendo todos clientes) e separei um especifico para enviar só dele e marquei o incluir alteração de vencimento e remetidos: sim (Pois sempre envio por período de todos).
Porém verificando no banco no outro dia só aparece a movimentação como: Entrada Rejeitada Entrada para Titulo ja cadastrado e não altera nada no título.
Obrigado
Pedro Filho disse: