Duvida 40 ou 20 mhz ??

Amigos bom dia,

  Estou com uma duvida que vem martelando em minha cabeça por algum tempo, uso rockets com setoriais ubiquiti..e fico na duvida de deixar os aps em 20 ou 40 mhz, sei que 40mhz passa mais banda..porem sei tambem que 20mhz sofre menos interferencia....como os amigos usam em seus radios para obter um melhor desempenho.

Feliz ano novo a todos !

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • uso tudo em 20mhz...

  • 20mhz... tudo de boomm

  • amigos e quanto aos canais, como vocês fazem para analizar o espectro e ver o que tem menor interferencia ?

  • será que em 40htz a interferencia não é menor justamente pelo fato de que a grande maioria usa os radios 5.8 com 20htz?

  • também tenho esta duvida

  • Quanto menor a banda 40 Mhz -> 20 Mhz -> 10 Mhz-> 5 Mhz , menor o throughput... Quanto maior a banda maior o throughput , e consequentemente maior a incidencia de interferencia.. O recomendado é usar no maximo 20 mhz em estação de Access Point.. Em equipamentos mikrotik é possivel utilizar ate 5 mhz, o problema e que o throughput cai muito.. Mais voce tem a vantagem de praticamente se isolar das malditas interferencias.. Logo eu aconselho usar 20 Mhz, pra nao ter tantos problemas com interferencia e tambem manter um nivel de throughput satisfatorio.. 40 Mhz é recomendado para utilizar em enlaces ponto a ponto, por sua maior capacidade de trafego, desde que não esteja em um local com o spectro muito poluido..

    Abraços a todos.. 

  • 40 mhz  = Ponto a Ponto, passa mais banda  ( tambem tem que analizar os canais que ja estão em uso no ambiente )

    20 mhz = Em modo AP para atender os clientes. Lembrando analizar os canais que ja estão em uso no ambiente.

    Faz um Site Survey para ver quais canais estão mais utilizado.

    Tambem tem o lance de não usar a potencia  no maximo, lembrando que o ganho da antena mais a potencia do radio tem que ser no pé da letra, para nao causar problemas pra voce mesmo.

    Em cliente usar nano loco não acho bom porque tem abertura de 40º,  melhor usar Airgrid.

  • Amigo,

    Depende muito da sua necessidade, da interferência e dos equipamentos que serão usados, isso tudo imaginando um enlace ponto a ponto, porque 40mhz para ap ninguém nem cogita. Se o ambiente não é muito poluído ou vc usa shiel e radome e  vc tem uma necessidade de mais que 20 megas de tráfego vai de 40, agora se sua necessidade é menor vai de 20 mesmo é menos sensível a interferências. A ubiquiti tem uma excelente ferramente para monitoramento do espectro, chama-se airview, é bem interativa e vc poderá ver a situação da interferência e qual o melhor canal a ser utilizado.

  • agradeço a todos, consegui entender melhor sobre este assunto e optei por 20 mhz.

  • galera, vou descrever um cenario: basestation com rocket m5 para atender clientes uso 20 ou 40mhz? estou usando 40mhz mas sofro com muitas interferencias. meus clientes são ate 5 megas usando 20 mhz passa essa banda legal?

This reply was deleted.