Ai vai uma dica valiosa pra quem usa mikrotik, uma solução que achei pra recuperar algumas rbs danificadas por queda de energia mau uso ou coisa relacionado.

Por algum motivo o firmware corrompeu, você fez o processo com o net install, usou porta serial e tudo e não teve jeito, o mikrotik não bipa e os leds do sinal ficam piscando alternadamente oposto ao led de power (ou cpu), isso acontece porque o bootloader do mikroitk está corrompido e não consegue dar a partida, e realizar o processo de boot, curiosamente após ter tentando de tudo, cheguei até a soldar uns um cabo na porta RS232 (Junper interno) acabei pro acaso descobrindo uma forma de resolver isso, basta segurar o botão do reset com a RB desligada, e em seguida ligar o cabo a energia (ou rede no caso de POE), solte o reset após 1 SEGUNDO, dessa forma o mikoritk vai ligar e dar os dois bipes normais, porem se desligar e ligar novamente, o problema vai persistir, pra isso teremos que corrigir essa falha, basta fazer o mesmo processo, após a RB ligar araste os pacotes da ultima atualização disponível instale e reboot o mikrotik. repita o passo do botão do reset por 1 segundo, após a RB ligar atualizada basta clicar em / system /routerboard depois upgrade para fazer uma atualização de firmware, feito isso de um reboot no mikroitk, se tudo ocorreu bem problema foi resolvido.

Resolvi postar essa solução depois que tive problema de queda de energia com um goouve, onde realizei todos só processo de recuperação, e não obtive sucesso, não achei nada em fórum algum relacionado, e como foi algo que descobri por acaso, acredito que pode ajudar muita gente. 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • obrigado pela dica, irei testar em algumas paradas aqui...

  • Depois min avisa se deu certo

    Pedro Filho disse:

    obrigado pela dica, irei testar em algumas paradas aqui...

  • va no site da mikrotik www.mikrotik.com/downloads e baixe o Netinstall após instalar abra o mesmo e va no botão net booting  marque a caixinha e coloque o ip 192.168.1.1, escolha o firmware no botão browser baixado no site da mikrotik (pode ser qualquer versão compatível), em seguida va na placa de rede onde vai ser ligado a routerboard e coloque o ip 192.168.1.2, após fazer isso coloque o cabo que vem do pc na porta 1 e volte ao netinstall, desligue a rb e segure reset e ligue novamente com reset pressionado, segure ate aparece o nome da rb no netinstall, ela aparece em router/drivers quando aparece solte o botão reset (as vezes demora, antes de desistir tente varias vezes), certifique que a caixinha onde apareceu o firmware esteja marcado, e em seguida aperte install aguarde sua rb reiniciar pronto ja esta recuperada.

  • Isso e tão velho quanto a própria mikrotik kkk, valeu pela dica.

  • sim, mais muitos não sabem rsrs

    Netloads disse:

    Isso e tão velho quanto a própria mikrotik kkk, valeu pela dica.

  • como faço para recuperar minha rb 750. a porta 1 nao da rede. as outras portam estao funcionando normal so n lembro do usuario e senha!!

    tem alguma maneira de recuperar por alguma ferramenta q n use a porta 1????

This reply was deleted.