Dúvidas sobre PPPOE

Olá Pedro, parabéns pelo ótimo sistema!!

 

Cara é o seguinte, estou com dúvidas quanto a algumas configurações no servidor pppoe, no caso, os pools Local-1 e Remote-1, esses nomes são obrigatórios ?  como também o nome do serviço servidor-pppoe ? digo porque fiz a instalação em um provedor usando minhas próprias configurações as quais já estou acostumado, e alguns roteadores dlink apresentam problemas de navegação do tipo que nunca havia me acontecido, eles se conectam normalmente, mas o gateway que aparece na conexão fica sendo o mesmo do ip do cliente, já no windows 7, fica sem o ip do gateway, no xp fica tudo normal.. muito estranho... o engraçado é que troco o roteador por um tp-link e fica também ao conectar o pppoe, com o ip do gateway igual ao ip do cliente mas navega normal.. uma outra coisa que também está acontecendo muito aqui pra mim é o mk-auth não estar pegando alguns ips, já mac ele pega normalmente.. valeu cara.. se alguém já passou por isso por favor me ajude a resolvê-las.. obrigado!!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Bem, vamos por partes.

    Esse problema que você disse está diretamente ligado à configuração dos pools remoto e local.

    O pool local vai determinar o ip que seu cliente vai receber "dentro do mikrotik" e o remoto é o ip que o rádio do seu cliente vai receber assim que autenticar. Levando-se em consideração que o pppoe é um túnel, o ip local é o ip da conexão na ponta que tá o mikrotik, e o ip remoto é o ip da conexão na ponta cliente.

    Como isso funciona afinal de contas?

    Na prática, o ip local vai ser seu gateway e dns, e o remoto é o ip do seu cliente propriamente dito. O ip local pode ser fixo, caso você queira, o que facilita uma configuração manual do dns no seu equipamento caso você não tenha um rádio que faça cache de dns.

    O ip remoto, você pode deixar automático, assim o mk-auth pega o proximo ip do pool e manda pro cliente, ou você pode definir o ip manualmente no cadastro do cliente.

    Os ips locais e remotos não devem ser da mesma classe de IP, o que evita um conflito ou problemas de força maior.

    Basicamente é isso amigo.

  • 1488420545?profile=original1488420447?profile=original1488418911?profile=original1488418206?profile=originalObrigado por responder!!

    Mas realmente eu sei do que se trata os ips locais e remotos, o meu problema é que, eu configuro em ip local no profile pppoe  o ip 172.16.0.1 que é o gateway, e criei um pool chamado pool1-clientes na faixa 172.16.0.2-172.16.2.254 para atribuir aos meus clientes certo ? até aí tudo bem.. no mk-auth eu crio uma conta normalmente, e deixo marcado para pegar o ip e o mac.. blz.. até aí tb nenhum mistério, o que ocorre:

     

    ah a forma de conexão é a cabo

     

     Quando vou no cliente pra configurar o roteador plugo o cabo na wan do roteador, configuro a wan do mesmo com pppoe dinamico, entro com as configurações de usuário e senha normalmente, finalizo configurando o resto da lan, como ip, dhcp.. bom o que ocorre, o roteador ao se conectar, vamos no caso do dlink por exemplo, entramos na página de status, e lá aparecem os dados da conexão pppoe, vamos dizer por exemplo:

     

    ip do cliente: 172.16.0.10

    mascara: 255.255.255.255

    gateway      : 172.16.0.10  (aqui é onde está minha dúvida / problema, era pra vir 172.16.0.1)

     

    dns: 172.16.0.1, 208.67.222.222, 8.8.8.8

     

    aí tenho problemas de navegação principalmente nos dlink, ele se conecta, eu pingo um site da internet normalmente, mas ao entrar em algum navegador não abre páginas.

     

    bom acho que dessa vez fui muito claro na minha dúvida, o interessante é que no windows xp, nada disso acontece, tudo fica certinho, o ip do cliente, do gateway, tudo normal.. no windows 7 nem dá o gateway, fica em branco

  • Amigo, trabalho com o sistema no mesmo formato que vc e acontece a mesma coisa.

    Nao é por isso que vc nao acessa alguns sites, o problema ta no roteador dlink, aqui tb é assim

    A solução que encontrei apos pesquisar muito no google é vc alterar o MTU na interface wan do roteador dlink para 1400.

    É tiro e queda, pode fazer que vai funcionar.

  • valeu meu amigo, rapaz tava pensando mesmo em alterar a mtu que por padrão é 1492, mais pensei em baixar para 1480, mas agora que vc me passou a bola, vou fazer isso com alguns pra testar.. muitoo obrigado mesmo!!!!
  • Falou tudo. Os roteadores dlink são bem específicos pra esse lance do MTU. Normalmente eu uso 1492, se não der eu uso 1482, e se por fim não resolver, eu baixo pra 1400, sendo essa a última alternativa.

    Depois poste os resultados pra gente.

    Abraço


    Wallace de Lima disse:

    Amigo, trabalho com o sistema no mesmo formato que vc e acontece a mesma coisa.

    Nao é por isso que vc nao acessa alguns sites, o problema ta no roteador dlink, aqui tb é assim

    A solução que encontrei apos pesquisar muito no google é vc alterar o MTU na interface wan do roteador dlink para 1400.

    É tiro e queda, pode fazer que vai funcionar.

  • vc pode colocar qualquer nome para os pool e tenta alterar o mtu para vc se funciona normal...
  • Valeu Pedro!!, rapaz uma dica aí, talvez seja interessante pra ti, passei uns apertos aqui com a questão do pppoe ficar desconectando direto, tenho alguns clientes que usam servidores pppoe autenticando em radius, e não havia me acontecido até então de ficar tendo esses problemas.. mas busquei aqui mesmo no fórum as informações, como tirar a criptografia e aumentar o keepalive, e tb acertar o mtu, iterim update, essas coisas, vc poderia compilar estas informações lá na parte do manual de instalação para caso ocorresse não precisarmos ficar garimpando informações.. Obrigado!! belo trabalho..
  • irei adicionar no manual, estou testando algumas configurações pois esses detalhes mudam muito de acordo com o equipamento que é usado...

    Marcelo Marques Gonçalves disse:
    Valeu Pedro!!, rapaz uma dica aí, talvez seja interessante pra ti, passei uns apertos aqui com a questão do pppoe ficar desconectando direto, tenho alguns clientes que usam servidores pppoe autenticando em radius, e não havia me acontecido até então de ficar tendo esses problemas.. mas busquei aqui mesmo no fórum as informações, como tirar a criptografia e aumentar o keepalive, e tb acertar o mtu, iterim update, essas coisas, vc poderia compilar estas informações lá na parte do manual de instalação para caso ocorresse não precisarmos ficar garimpando informações.. Obrigado!! belo trabalho..
  • estou levando uma surra do pppoe no mikrotik

     

    no windows 7, não atribui gateway, ficando assim:

     

    Adaptador PPP Conexão de Banda Larga:

       Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
       Endereço IPv4. . . . . . . .  . . . . . . . : 10.0.0.22
       Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.255
       Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 0.0.0.0

     

    deste modo, consegue-se navegar, mas não funciona o Windows Live Messenger que exige um endereço de gateway

     

    como podemos fazer o mikrotik entregar um endereço de gateway para o windows 7?

     

  • Estou com mesmo problema oq fazer???? Ip e o mesmo Gateway Padrão oq fazer ajuda????
This reply was deleted.