Dúvida sobre masquerede de interface de entrada

Amigos boa tarde, a muito tempo tenho procurado uma solução para salvar os logs das conexões dos meus clientes, so que nunca consegui fazer o ip do cliente aparecer no mk-auth tipo IP DE ACESSO, sempre apareceia o ip da interface do meu mikrotik.

 

Fui verificar minha regra de NAT Masquerede estava  mascarando todas minhas interfaces:

 

/ip firewall nat add chain=srcnat src-address= 10.0.0.0/8 action=masquerade 

então pensei da seguinte forma vou tentar mascar somente a interface de saida dai fiz a seguinte regra:

/ip firewall nat add chain=srcnat src-address=10.0.0.0/8 action=masquerade out-interface=" interface que chega meu link "

Consegui o que eu queria, porém, como nem sempre é tão fácil. Aguns de meus clientes pararam de navegar não sei o porque isto aconteceu.
Minha atual estrutura está assim:


Tenho um servidor mikrotik com 3 ether:

ether1 - chega o link
ether2- saida para servidores
ether3 - saida para clientes



Link ------- Servidor Mikrotik ---------- Clientes
|
|
Servidores


Essa regra que estou falando ela ficou aqui deste geito:


/ip firewall nat add chain=srcnat src-address=10.0.0.0/8 action=masquerade out-interface="Link


Alguem poderia me dizer em que que eu errei aqui?

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Alguem para mim ajudar?

     

  • vc usa algum proxy cache?

     

  • uso sim amigo

  • Qual a faixa de IP dos seus servidores? Tem q ter um masquerade pra cada faixa de IP q vc trabalhar. Um exemplo:

    Se eu trabalho com meus clientes na faixa de IP 10.0.0.0/8 minha regra de masquerade ficaria assim:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 10.0.0.0/8" disabled=no out-interface=link src-address=10.0.0.0/8

    Se eu tivesse meus servidores tivessem a faixa de IP 192.168.0.0/24, eu devo adicionar mais uma regra de maquerade da seguinte forma:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 192.168.0.0/24" disabled=no out-interface=link src-address=192.168.0.0/24

    Tente fazer isso para cada faixa de IP que você for trabalhar.

    Abraço

  • ok amigo, trabalho com /30 nos meus clientes, todos meus clietnes começam com o ip 10.x.x.x/30 e meus servidores e RBs começam com 172.18.x.x/30, como ficaria enste caso

     


    Horus Osbourne disse:

    Qual a faixa de IP dos seus servidores? Tem q ter um masquerade pra cada faixa de IP q vc trabalhar. Um exemplo:

    Se eu trabalho com meus clientes na faixa de IP 10.0.0.0/8 minha regra de masquerade ficaria assim:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 10.0.0.0/8" disabled=no out-interface=link src-address=10.0.0.0/8

    Se eu tivesse meus servidores tivessem a faixa de IP 192.168.0.0/24, eu devo adicionar mais uma regra de maquerade da seguinte forma:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 192.168.0.0/24" disabled=no out-interface=link src-address=192.168.0.0/24

    Tente fazer isso para cada faixa de IP que você for trabalhar.

    Abraço

  • Você teria duas regras de masquerade. A primeira será igual essa 10.0.0.0/8 mesmo (independente da classe que vc trabalhar, visto que a classe /8 engloba todas elas), e o segundo masquerade tem que ser englobando toda a classe 172.x.x.x.

    Lucas Vinicius Santos disse:

    ok amigo, trabalho com /30 nos meus clientes, todos meus clietnes começam com o ip 10.x.x.x/30 e meus servidores e RBs começam com 172.18.x.x/30, como ficaria enste caso

     


    Horus Osbourne disse:

    Qual a faixa de IP dos seus servidores? Tem q ter um masquerade pra cada faixa de IP q vc trabalhar. Um exemplo:

    Se eu trabalho com meus clientes na faixa de IP 10.0.0.0/8 minha regra de masquerade ficaria assim:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 10.0.0.0/8" disabled=no out-interface=link src-address=10.0.0.0/8

    Se eu tivesse meus servidores tivessem a faixa de IP 192.168.0.0/24, eu devo adicionar mais uma regra de maquerade da seguinte forma:

    add action=masquerade chain=srcnat comment="MASQUERADE 192.168.0.0/24" disabled=no out-interface=link src-address=192.168.0.0/24

    Tente fazer isso para cada faixa de IP que você for trabalhar.

    Abraço

  • ok vou testar amigo e posto a resultado

  • se der certo, volte aqui para agradecer a quem lhe ajudou!

  • Amigos infelizmente ainda não consegui resolver minha situação.

    o que eu quero na verdade é que os meus servidores que ficam na ether2 possa receber os ips dos meus clientes, pois hoje recebo é o ip do nat, tentei fazer do geito que o nosso amigo horus me disse so que não deu certo, eu paro de acessar algumas rbs minhas e alguns clientes meus para de navegar. aguardo ajuda dos amigos, esquema da rede abaixo:

     

    Tenho um servidor mikrotik com 3 ether:

    ether1 - chega o link
    ether2- saida para servidores
    ether3 - saida para clientes



    Link ------- Servidor Mikrotik ---------- Clientes
    |
    |
    Servidores
  • Possivelmente você tem algum problema de configuração, pq as regras de NAT são básicas, não tem segredo...

This reply was deleted.