MK-AUTH

Boa noite tenho um pequeno  provedo, mais estou com pequeno probleminha algus cliente compran roteadores e sem mi avisar colocan na rede ai ta o problema o roteado libera o proprio ip ai fica dano conflito na minha rede uso dhsp automatico. alguen sabe como eu resouvo esse problema,fico muito grato ser auguem tiver essa resposta.(OBS:quando eu descubro com quem esta esse bendito rotedo eu configuro ele em modo bridg ai beleza vouta tudo au normal)

Exibições: 575

Responder agora

Respostas a este tópico

cara creio que não tem solução, pq não tem como saber qual ip o cliente coloca no reteador dele antes de ele colocar o mesmo na rede...

tem sim pedro, so po um regrinha pra identificar o mac do radio, depois faz um drop pra inibir o dhcp na rede.

Att, Speedy

MESTRE MKAUTH

Rastrear servidores DHCP da rede no Mikrotik.

Neste tutorial, você vai aprender configurar seu servidor Mikrotik para que ele monitore sua rede e lhe informe se existe algum servidor DHCP ativo na sua rede que não era esperado por você. Para isso você precisa dos seguintes pré-requisitos:

  1. Ter o endereço MAC do servidor DHCP permitido por você na rede (isso só se aplica se seu servidor DHCP for algum dispositivo que não seja o servidor Mikrotik onde você vai colocar essa regra)

Imagine a situação:

Você configura seu servidor Mikrotik, ou outro dispositivo qualquer, para ser o servidor DHCP padrão de sua rede, de repente, alguém coloca um outro dispositivo ligado na sua rede física e ativa um outro DHCP SERVER nesse dispositivo. Quando seus clientes, ou usuários, vão solicitar IP na rede, ao invés de pegar os endereçamentos corretos criados por você no seu servidor DHCP, acabam pegando endereçamentos errados do outro dispositivo ativo na rede. Logo, sua rede fica um caos.

Esse "macete" que vou lhe ensinar, vai monitorar toda a sua rede, e, se encontrar algum outro servidor DHCP que não seja o autorizado por você, ele executará um script. O script que vou configurar aqui, é pra lhe mandar um e-mail informando essa situação.

Vamos começar!

1. Primeiro, vamos configurar seu servidor Mikrotik com os dados do seu servidor SMTP para que ele envie os e-mails. Clique em TOOLS e depois em EMAIL.

2. No campo SERVER, coloque o IP do servidor SMTP que você vai usar. No campo PORT, coloque a porta 25. No campo FROM, coloque um usuário válido desse servidor SMTP que você usou entre < >. No campo USER, repita esse usuário válido sem < >. No campo PASSWORD, coloque a senha válida desse usuário que você utilizou. Agora clique em OK.

3. Agora, vamos criar o script que vai enviar o e-mail para você. Na aba SCRIPT, clique no botão +. No campo NAME, coloque um nome qualquer para esse script. No campo POLICY, deixe todas as opções marcadas. No campo SOURCE, coloque o comando abaixo e depois clique em OK.

/tool e-mail to=(seu e-mail) body=(o que vai está escrito no corpo do e-mail entre "") subject=(o assunto do e-mail)

4. Agora, vamos criar a regra que vai monitorar a rede. Clique em IP e depois em DHCP SERVER

5. Na aba ALERTS, clique no botão +. No campo INTERFACE, selecione a placa de rede que será monitorada. No campo VALID SERVERS, coloque o endereço MAC do servidor DHCP ativo na rede, mas, autorizado por você. Assim, ele não irá tratar seu servidor DHCP como um desconhecido. No campo ALERT TIMEOUT, coloque depois de quanto tempo você quer ser informado novamente de um servidor DHCP desconhecido que já lhe foi avisando antes. Exemplo: O alerta detectou um servidor DHCP desconhecido na rede e lhe mandou um e-mail. Se você configurou esse campo com dez minutos, então, se daqui a dez minutos esse servidor DHCP desconhecido continuar ativo, o alerta vai te avisar de novo. O campo UNKNOW SERVERS é só de leitura. Quando o alerta encontrar um servidor DHCP desconhecido na rede, ele vai te mostrar o endereço MAC desse servidor. Assm fica mais fácil de você identificar qual é o dispositivo desconhecido. No campo ON ALERT, coloque o mesmo nome, exatamente igual com maiúsculas e minúsculas, script que você criou para lhe enviar o e-mail. Depois, clique em OK.

Pronto. Sua rede está sendo monitorada, e, se alguém ativar um outro servidor DHCP que não tenha sido autorizado por você, um e-mail chegará na sua caixa postal com o aviso.

Att, Speedy

MESTRE MKAUTH

e ai amigo, resolveu seu problema?

Boa noite amigo eu estou testando

Responder à discussão

RSS

Parceiros

© 2018   Criado por Pedro Filho.   Ativado por

Badges - Divulgar  |  Relatar erro no site  |  Termos de serviço