Para os novatos  no mk-auth:

Segue um mini tuto de como proceder com sua cópia mk-auth para o serviço de SMS da Torpedus. A versão usada foi a 4.94, então podem ocorrer pequenas distorções em si tratando de menus e afins em relação a versão atual que é a 4.97.

Caso o desenvolvedor ou algum colega do forúm encontre algo errado, sinta-se a vontade para mudar e/ou corrigir.

NOTA:

Para um sistema fluir com precisão e realizar de forma satisfatória aquilo que ele se propôs é fundamental que você entenda a importancia do sistema como um todo:

1 O MK-auth é a segunda BASE mais importante para seu provedor.É ele que gerencia, organiza, distribui e administra módulo/sistemas externos como é o caso da torpedus, Gerencianet, diginota..etc. Um sistema onde cuida de suas finanças, clientes, configurações, router e seus "ademais", NÃO PODE DE MANEIRA ALGUMA ser submetido a economias, compartilhamento (caseiro) de hardware, alterado ou complementado com outros sistemas e perfumarias.

Este deveria ser tratado com distinção: hardware próprio, memória, discos e placas de respeito. É o sistema que se para em seu provedor a bagunça é generalizada. Dividir o MK-auth com caches, soluções voips, sistemas de atendimento, chats room e tantas outras coisas que vejo é não ter a consciência da importância do mesmo.

Depois do router Mikrotik, é o MK-auth a pilastra mestre de sua empresa: ali esta seus clientes, senhas, confs de limites, regras, FINANCEIRO, sistemas de terceiro apoiando e tudo mais que se possa pensar.

2 O MK-auth não é uma árvore de pendurar softwares, respeito-o oferecendo a ele EXCLUSIVIDADE sobre todas as outras suas necessidades operacionais. Não vejo sentido querer economizar 30,40 ou 50 reais no fim do mês com energia (ou mesmo máquina). Tal economia não se justifica tendo em vista o monte de problemas que você possa ter com paradas do seu MK-auth.

3 Virtualização:??????????? Até pode ser, mas com ferramente de gestão profissional para tal fim. Tem colegas aqui com micros de mesa, placa de rede "duvidosa" virtualizando com windows e tendo como companheiros virtualizados 2 , 3 ou mais sistemas e junto a eles o MK-Auth do lado se esforçando para manter o ritmo de diversas transações por segundo, cuidando do que entra, do que sai, quem conectou, quanto tempo, velocidade determinada, correção de logins.bla.bla.bla e tendo como porta de entrada e saída um bridigeteted (isso mesmo, nao venham me dizer que uma virtualização nestas condições é de fato uma ponte).

4 O MK-auth é um aplicativo empacotado em cima de um OS sob uma iso. O desenvolvedor não agregou construção para lidar com virtualização (embora funcione sim e dependendo da VIRT. funciona bem) mas, assim como seu kernel, muitos dos pacotes não foram otimizados para tal finalidade. Querer pegar a vida de um provedor(mk-auth) e "misturar" aos complementos por alguns trocados no fim do mês é no mínimo não ter consciência de importância do mesmo.

Algumas virtualizações aqui são de fato bem sucedidas! Mas vá observar como os ADMs ao fizeram!  Servidor legítimo, memória ecc, discos SC, placas de rede de respeito  etc...

Mikrotik pode parar, reconfiguramos e pronto, caches??? é so ligar p o suporte do mesmo e pedir revisão MAS se seu MK-auth tranca???!!!  clientes, senhas, financeiro, o que ja recebeu, o que falta receber,etc.etc.etc.wtc.etc.wtcetc........

Você vai me dizer:  sem problema, eu tenho o backup. SERA MESMO???  o que vejo aqui são os backup sem funcionar quando se mais precisa. O MKauth falhou em gerar backups errados???  NÃO, ele gerou aquilo que já estava entrando e saindo de forma errada pq você não priorizou seu sistema de gestão.

Fazer backup não significa analisar, interromper, recuperar qualquer informação que já esteja sendo executada de forma não apropriada, um exemplo disso é um servidor mysql replicado em tempo real...TUDO QUE TIVER ERRADO NO SERVER PRINCIPAL VAI PARA O ESCRAVO. Não é diferente com o mk-auth ou qualquer outro sistema.

O MK-AUTH quando sozinho, não exige hardware potente, um simples sistema físico, se for exclusivo para ele já é o suficiente. Você economiza em dor de cabeça, seus sms funcionam, seus boletos serão baixados, seus backups enviados, seus clientes satisfeitos.

PS. Essa nota não reflete a opinião do desenvolvedor e não expressa a verdade, ela é APENAS nossa visão do sistema, é assim que pensamos, afinal, não estamos lidando com tomates na feira, nós (provedores) somos a engrenagens das milhares de cidade antenadas porque decidimos que iríamos trabalhar com tecnologia e nesse campo, não ha espaço para economia sem sentido.

DESABAFO FEITO, segue abaixo um explicação rápida aos novatos. Siga conforme escrito, se com isso não funcionar, procure suporte com o desenvolvedor, com os mestres aqui presente, com os colegas aqui ou reinstale (do zero) sua cópia pois a Torpedus não pode ajuda-lo mais, afinal, não temos acesso ao seu mk-auth nem por ssh nem pelo admin via web

Muitos usuários iniciantes nos mandam e-mail querendo saber como se configura o MK-AUTH para envios de SMS. Apesar do fórum está repleto de informações como essa, alguns dos novos usuários acabam nos solicitando.

A preparação do MK-AUTH para o Sistema de envios de SMS da Torpedus é algo muito simples de se fazer e seguindo esse texto na sua íntegra não terá proplemas algum nos seus envios bem como na configuração do sistema.

Siga as etapas a seguir e tenha seu sistema enviando torpedos  de forma tranquila.

Instalado seu MK-auth, acesse-o e ping para qualquer endereço (isso já vai garantir que seu mk-auth tem internet e responde na resolução de dns)

Preparando o sistema MK-AUTH

Atualize seu sistema. Um sistema atualizado é garantia de bom funcionamento. A versão mais recente no momento deste texto é a 4.94, ela trás todas as melhorias necessárias ao funcionamento do sistema inclusive no que diz respeito ao Sistema de envio de SMS. Essa atualização você pode fazer acessando o terminal do seu sistema e entrando com seu login e senha, logo após entra um menu com alguns dados, entre eles o de atualizar o sistema como mostra a imagem abaixo.

Depois da atualização correr normalmente é sempre bom reiniciar o sistema, assim você garante que nenhum dado da atualização estará usando valores antigos. Agora é hora de você entrar no seu sistema via web digitando o endereço do seu servidor. Nas telas que se seguem você pode acompanhar todo o processo de adição de sua informação de conta SMS, escolhendo em que situações o SMS deve ser enviado e as mensagens de cada um dos diferentes tipos de envios que o sistema promove.


Configuração inicial para o sistema SMS 

Logo abaixo você observa parte do menu inicial do seu sistema e onde está marcado em vermelho é onde você começa o trabalho de configuração.

Clicando em opções, um sub-menu se abre com diversas informações sobre os mais variados módulos que o sistema compõe. Na verdade, a maior parte das configurações do seu provedor partem desse sub-menu.

Umas das principais características do MK-AUTH é sua flexibilidade pois ha opções para tudo incluindo desde um simples relatórios de situação do sistema até opções avançadas como horários de conexão, páginas de aviso, integração por radius etc. É de fato um sistema inovador e cheio de recursos que se bem configurado pode deixar qualquer provedor de serviços de internet confortável no que diz respeito a gerenciamento técnico da empresa.

Nas novas versões do sistema, as mensagens de e-mail e SMS são divididas entre suas respectivas áreas possibilitando assim um controle mais efetivo e preciso nas mensagens pois você pode através do email elaborar uma mensagem mais detalhada e com recursos e deixando o sistema de SMS para avisos rápidos e diretos como tem que ser em um sistema de envio por SMS.


Inserindo suas credenciais de acesso ao sistema SMS

Voltando a configuração, podemos observar que após clicar em OPÇÕES, um sub-menu que se abre trás ao final uma inscrição: SERVIDOR DE SMS, você irá clicar alí e uma outra tela se abrirá lhe dando mais um menu de configuração específico para o sistema de envios de SMS.

Há três opção de sistema de envios onde você tem a liberdade para escolher entre um deles. Caso você venha a optar pelo uso de nosso sistema como seu sistema de envios de SMS padrão, você terá que clicar em PLAYSMS como mostra a figura mais abaixo.

ATENÇÂO: ONDE TEM torpedus.com.br COLOCAR torpedus.com.br/sms

Clicando nessa opção, uma tela com requerimento para os dados exclusivo do usuário se abre dando-lhe condições de efetuar sua configuração com os dados fornecidos por nós para acesso, uso e controle de seu sistema de SMS Torpedus.

SERVIDOR: Você vai locar o endereço atual do sistema SMS: torpedus.com.br/sms

ID/CONTA/LOGIN: O seu login que é o nome de acesso a sua conta na torpedus

SENHA: A senha que você usa para acessar sua conta na torpedus

* Em algumas situações o MK-auth pode não gravar os dados ou as mensagens de SMS previamente configuradas e isso acaba inviabilizando os envios. Costuma ocorrer entre atualizações do sistema MK-auth por isso verifique sempre os dados adicionados e depois de configura-lo, reinicie seu servidor e faça uma checagem se realmente estão gravados os dados.

ADICIONANDO SUA MENSAGENS SMS

Na mesma tela de entrada de suas credenciais de acesso, você tem a opção de criar/editar suas mensagens. Você pode criar cada mensagem em separado para cada situação de evento. Ao criar uma mensagem clique em salvar e retorne a lista suspensa (ESCOLHA) e encontre outro evento que lhe seja interessante o envio e repita a operação inserindo seu texto e clicando em salvar.

Pronto! Seu servidor está devidamente configurando só restando agora a escolha de quais SMS o sistema deve emitir a ordem para envios. Voltando ao menu OPÇÔES, você deve escolher  GERENCIAR RECURSOS e na tela que se segue você marca o que você considera apropriado para o seu caso.


mkopcoes

 

São diversas opções que você pode escolher. Todas ao mesmo tempo ou alternando entre uma e outra.

 Algumas opções você não tem como escolher as mensagens, elas são geradas automaticamente pelo sistema. As outras você pode editar conforme seu gosto.

NOSSA DICAS:

  • Dê preferencia a não acentuar seu texto, a maioria dos celulares (mais baratos), não conseguem lidar com acentos daí o que era para esclarecer ao cliente acaba enviando para ele um texto sem sentido pois os caracteres com acentos são trocados por símbolos.
  • Mantenha sempre seu texto com 150 letras (incluindo sua assinatura), assim você não usa mais de um SMS no envio e seu cliente agradece pois não terá que ficar rolando a tão pequena tela de seu celular para ler o "email" que você mandou para ele no celular.
  • Ao enviar um SMS seja rápido, claro no texto e nao entre em detalhes, o SMS é apenas para lembrar seu cliente de algum evento não fonte de textos longos, para isso, ele tem o email e tem sua central do assinante.

Esperamos que você tenha gostado do texto, tentamos deixar o texto simples, limpo e prático para você entender com mais facilidade. Boa Sorte!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Estou com um problema na quantidade de caracteres. Não envia mais de 15 por SMS, alguma sugestão ?

  • certeza falou tudo...

  • Parabéns Alipio.

    Aldair, quanto a não enviar mais do que 15 caracteres, verifica no teu mk-auth se não há espaços desnecessários nas mensagens.


  • Michel, eu verifiquei aqui, digitei novamente, mas não passa de 45 letras (com espaços). Porém se eu colocar nosite da Torpedus.com fica normal. =/


    Michel Rodrigues disse:

    Parabéns Alipio.

    Aldair, quanto a não enviar mais do que 15 caracteres, verifica no teu mk-auth se não há espaços desnecessários nas mensagens.

  • Querido Aldair, se tivesse contatado o suporte@torpedus.com.br ja teria resolvido seu problema a séculos.

    Aqui mesmo no post ta a solução:

    Não se acentua em método GET Aldair, então é so retirar os acentos de suas frases e problema resolvido, rss

    Abraços

    Aldair José de Sousa Correia disse:


    Michel, eu verifiquei aqui, digitei novamente, mas não passa de 45 letras (com espaços). Porém se eu colocar nosite da Torpedus.com fica normal. =/

    Valeu grande Michel!!
    Michel Rodrigues disse:

    Parabéns Alipio.

    Aldair, quanto a não enviar mais do que 15 caracteres, verifica no teu mk-auth se não há espaços desnecessários nas mensagens.

  • obrigado desde já e me desculpem pela vergonha hehehe. Abraço.

    Alipio Pires Mamona disse:

    Querido Aldair, se tivesse contatado o suporte@torpedus.com.br ja teria resolvido seu problema a séculos.

    Aqui mesmo no post ta a solução:

    Não se acentua em método GET Aldair, então é so retirar os acentos de suas frases e problema resolvido, rss

    Abraços

    Aldair José de Sousa Correia disse:


    Michel, eu verifiquei aqui, digitei novamente, mas não passa de 45 letras (com espaços). Porém se eu colocar nosite da Torpedus.com fica normal. =/

    Valeu grande Michel!!
    Michel Rodrigues disse:

    Parabéns Alipio.

    Aldair, quanto a não enviar mais do que 15 caracteres, verifica no teu mk-auth se não há espaços desnecessários nas mensagens.

  • ALÍPIO, BOA TARDE

    PEÇO A GENTILEZA DE ENTRAR EM CONTATO COM JOÃO JORGE (TEÓLOGO)

    71 9129-9753

  • atualmente na versão 4.99 não encontrei essas opções detalhadas sobre o envio de sms

  • no menu provedor / logs

    vader lobo de araujo disse:

    atualmente na versão 4.99 não encontrei essas opções detalhadas sobre o envio de sms

  • um problema que percebi é que o envio de sms de corte está programado para as 9hs da manhã, porém o script de corte está pra rodar as 8hs da manhã, ai o mk-auth corta o cliente mas n envia o sms... toda vez que atualizo tenho q alterar o cron pra rodar o corte de 9hs da manhã, ai sim dispara o sms junto. Mas creio que o certo seria a sms de corte tbm puder ter a hora ajustada pois está fica em 9hs e não tem como alterar ela no cron, pelo menos n encontrei.

This reply was deleted.