MK-AUTH

Boa noite pessoal!

Preciso da ajuda de vocês, segue print da minha rb433uh+r52hn

Como pode ver pela imagem, todos os clientes estão com sinais entre -45 a -63, porem tem cliente com CCQ e throughput baixo e como podem ver o trafego esta baixo.

Todos os equipamentos são CPEs e Placas pcba.

Ja fiz scan da rede e não tem ninguém utilizando o mesmo canal e esta celula tem aproximadamente 2km. Sendo que estes clientes online, o mais distante esta a 1km.

Ja baixei potencia do cartão e tambem nos clientes e nada.

To pesquisando na rede e substituir as rbs por bullet, apesar de peder em gerenciamento.

Peço ajuda a todos que ja tenha passado por isto e encontrou solução.

Quero prestar serviço de qualidade, ja investi em rbs, mas ainda vejo que não foi a solução.

Conto com ajuda de vocês!

Att,

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Respostas a este tópico

Verifique tbm o quanto tá dando de ACK para cada, se estiver alto acima de 90 tente fazer o mikrotik ajustar para valor menor com esse script que encontra-se no link a baixo.

Script de controle (ACK)

Mas o melhor mesmo a fazer é substituir pelos bullets ou rockets que já lhe dará a possibilidade de trabalhar com dupla polarização.

Também estou passando pelo mesmo com esses cartões, mas já sigo substituído aos poucos.

1 - Amigo, as vezes não adianta fazer apenas um scan para identificar interferências, bom mesmo é um analizador de espectro, os equipamentos da Ubiquiti trazem um embutico. 

2 - Alguns equipamentos de cliente emitindo ruído pode causar esta perda de qualidade, tente verificar o ccq individual de cada e realizar correções nas instalaçoes.

3 - Não sei se ja foi feito, mas mantenha seu preamble em longo e não deixe que o sistema trabalhe com os datarates mais baixos.

4 - Há várias dicas sobre boas práticas de instalação aqui no fórum, dê uma olhada! 

Que equipamento usa no cliente

Isso pode ser cartao  pingtail e conectores tambem 

Uso so burlet agora Acabaram meus problema

Bom dia, Sergio!

Vou usar o script e ver o que acontece.

Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

sergiofsm disse:

Verifique tbm o quanto tá dando de ACK para cada, se estiver alto acima de 90 tente fazer o mikrotik ajustar para valor menor com esse script que encontra-se no link a baixo.

Script de controle (ACK)

Mas o melhor mesmo a fazer é substituir pelos bullets ou rockets que já lhe dará a possibilidade de trabalhar com dupla polarização.

Também estou passando pelo mesmo com esses cartões, mas já sigo substituído aos poucos.

Bom dia Jhonne,

Parece que minha rede esta louca. Fico verificando o tempo todo como esta a conexão dos clientes e o CCQ ficam variando muito. Hora o cliente esta com CCQ entre 90-100, depois cai. Depois um cliente que esta com CCQ baixo, fica com CCQ 90-100. To ficando louco com isto.

Ja acessei os aparelhos de meus clientes e baixei todos para 63mW, pois minha celula é pequena, com cliente no max a 2 km.

Ja ajustei o data rates para apenas conectarem 11mbps.

Todos aparelhos estão setados em preambulo curto.

Me add no msn para podermos conversar.

Obrigado pela atenção.



Jhonne Jossy disse:

1 - Amigo, as vezes não adianta fazer apenas um scan para identificar interferências, bom mesmo é um analizador de espectro, os equipamentos da Ubiquiti trazem um embutico. 

2 - Alguns equipamentos de cliente emitindo ruído pode causar esta perda de qualidade, tente verificar o ccq individual de cada e realizar correções nas instalaçoes.

3 - Não sei se ja foi feito, mas mantenha seu preamble em longo e não deixe que o sistema trabalhe com os datarates mais baixos.

4 - Há várias dicas sobre boas práticas de instalação aqui no fórum, dê uma olhada! 

Bom dia Rogério!

No print que enviei os clientes estão usando CPE aquario de 14 e 20dbi e placa pcba+antena de 25 dbi.

Sendo que os clientes que estão conectados no print que mandei, o mais distante está a 1 km.

Me add no msn rnmattos@gmail.com para conversarmos.

Muito obrigado pela atenção

Rogerio disse:

Que equipamento usa no cliente

Isso pode ser cartao  pingtail e conectores tambem 

Uso so burlet agora Acabaram meus problema

Ok,

Para verificar o ACK, nessa mesma tela onde vc ver os registros dos clientes conectados, essa que vc passou a imagem... tem uma seta pequena do lado direito apontando para baixo.

"Show columns" e procure por "Ack Timeout", marque ele para aparecer e pronto.

A minha opinião sobre tudo mais que foi e for dito sobre a causa ser causada por cabos ruins, potencia, antenas de baixa qualidade, canais poluídos, interferências de variados tipos é somente justificativas para não dizer que esses cartões não presta.

Aqui gastei muito tempo e dinheiro comprando alternativas, fazendo trocas de cabos e antenas, passando noites em claro tentando descobrir a causa e pesquisando nos fóruns e com isto o que ganhei mesmo foi um pouco mais de experiencia, o que não foi ruim e valeu todo esforço.

Mas a solução mesmo, só começou aparecer guando iniciei trocando as RB's com estes cartões dos pontos de transmissão por produtos da ubiquiti.

Veja que a mudança foi tão perceptível que antes não conseguia trabalhar com autenticações por pppoe na rede  com estes cartões pelas quedas constantes do sinal nos clientes ligados nessas RB's e hoje já uso sem problemas, restando somente alterar os demais que ainda se ligam por outras que ainda preciso substituir.

Bom, fica a dica para que vc siga pensando em substituir e eliminar o mau pela raiz sem ter que gastar erradamente como fiz ao invés de comprar produtos de qualidade.

Para finalizar lhe digo que antes por uma RB na torre e 3 desses cartões mais painéis setoriais da hyperlink de 17 que são as melhores, eu não conseguia ter um cliente com qualidade a mais de 300 metros e hoje com essas mesmas antenas ligadas em rockets, atendo clientes a mais de 5 quilômetros com qualidade.

Boa sorte

Robert Nunes Mattos disse:

Bom dia, Sergio!

Vou usar o script e ver o que acontece.

Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Apoiado, gosto muito de mikrotik,, pelas configuraçoes e tal.

Todavia a praticidade de um nano loco ou aigrid no cliente nao tem comparaçao.

Estou começando agora no 5.8 e digo daki um tempo tiro tds meus mikrotiks e vai ser so ubnt.

sergiofsm disse:

Ok,

Para verificar o ACK, nessa mesma tela onde vc ver os registros dos clientes conectados, essa que vc passou a imagem... tem uma seta pequena do lado direito apontando para baixo.

"Show columns" e procure por "Ack Timeout", marque ele para aparecer e pronto.

A minha opinião sobre tudo mais que foi e for dito sobre a causa ser causada por cabos ruins, potencia, antenas de baixa qualidade, canais poluídos, interferências de variados tipos é somente justificativas para não dizer que esses cartões não presta.

Aqui gastei muito tempo e dinheiro comprando alternativas, fazendo trocas de cabos e antenas, passando noites em claro tentando descobrir a causa e pesquisando nos fóruns e com isto o que ganhei mesmo foi um pouco mais de experiencia, o que não foi ruim e valeu todo esforço.

Mas a solução mesmo, só começou aparecer guando iniciei trocando as RB's com estes cartões dos pontos de transmissão por produtos da ubiquiti.

Veja que a mudança foi tão perceptível que antes não conseguia trabalhar com autenticações por pppoe na rede  com estes cartões pelas quedas constantes do sinal nos clientes ligados nessas RB's e hoje já uso sem problemas, restando somente alterar os demais que ainda se ligam por outras que ainda preciso substituir.

Bom, fica a dica para que vc siga pensando em substituir e eliminar o mau pela raiz sem ter que gastar erradamente como fiz ao invés de comprar produtos de qualidade.

Para finalizar lhe digo que antes por uma RB na torre e 3 desses cartões mais painéis setoriais da hyperlink de 17 que são as melhores, eu não conseguia ter um cliente com qualidade a mais de 300 metros e hoje com essas mesmas antenas ligadas em rockets, atendo clientes a mais de 5 quilômetros com qualidade.

Boa sorte

Robert Nunes Mattos disse:

Bom dia, Sergio!

Vou usar o script e ver o que acontece.

Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Sem duvida o mikrotik é gigantesco para gerenciar, com ele se tem mil e uma possibilidades, não abro mão disso, mas para transmitir não deu certo para mim até agora.

RIBEIRO'S NET - Flavio disse:

Apoiado, gosto muito de mikrotik,, pelas configuraçoes e tal.

Todavia a praticidade de um nano loco ou aigrid no cliente nao tem comparaçao.

Estou começando agora no 5.8 e digo daki um tempo tiro tds meus mikrotiks e vai ser so ubnt.

 

qual cartão vc tah usando aew??

e quantos mega vc vende pra cada cliente ?

e q tipo d antena q vc usa na sua rede painel omini ??

Meu Deus, sem mais palavras.

Pelo amor de Deus, é só ler o tópico todo...se preguiça matasse, creio que 60% da população brasileira já estivesse morta.

Marcel antony disse:

qual cartão vc tah usando aew??

e quantos mega vc vende pra cada cliente ?

e q tipo d antena q vc usa na sua rede painel omini ??

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