Cliente com CCQ e throughput baixo

Boa noite pessoal!

Preciso da ajuda de vocês, segue print da minha rb433uh+r52hn

Como pode ver pela imagem, todos os clientes estão com sinais entre -45 a -63, porem tem cliente com CCQ e throughput baixo e como podem ver o trafego esta baixo.

Todos os equipamentos são CPEs e Placas pcba.

Ja fiz scan da rede e não tem ninguém utilizando o mesmo canal e esta celula tem aproximadamente 2km. Sendo que estes clientes online, o mais distante esta a 1km.

Ja baixei potencia do cartão e tambem nos clientes e nada.

To pesquisando na rede e substituir as rbs por bullet, apesar de peder em gerenciamento.

Peço ajuda a todos que ja tenha passado por isto e encontrou solução.

Quero prestar serviço de qualidade, ja investi em rbs, mas ainda vejo que não foi a solução.

Conto com ajuda de vocês!

Att,

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Respostas

  • Verifique tbm o quanto tá dando de ACK para cada, se estiver alto acima de 90 tente fazer o mikrotik ajustar para valor menor com esse script que encontra-se no link a baixo.

    Script de controle (ACK)

    Mas o melhor mesmo a fazer é substituir pelos bullets ou rockets que já lhe dará a possibilidade de trabalhar com dupla polarização.

    Também estou passando pelo mesmo com esses cartões, mas já sigo substituído aos poucos.

  • 1 - Amigo, as vezes não adianta fazer apenas um scan para identificar interferências, bom mesmo é um analizador de espectro, os equipamentos da Ubiquiti trazem um embutico. 

    2 - Alguns equipamentos de cliente emitindo ruído pode causar esta perda de qualidade, tente verificar o ccq individual de cada e realizar correções nas instalaçoes.

    3 - Não sei se ja foi feito, mas mantenha seu preamble em longo e não deixe que o sistema trabalhe com os datarates mais baixos.

    4 - Há várias dicas sobre boas práticas de instalação aqui no fórum, dê uma olhada! 

  • Que equipamento usa no cliente

    Isso pode ser cartao  pingtail e conectores tambem 

    Uso so burlet agora Acabaram meus problema

  • Bom dia, Sergio!

    Vou usar o script e ver o que acontece.

    Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

    Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    sergiofsm disse:

    Verifique tbm o quanto tá dando de ACK para cada, se estiver alto acima de 90 tente fazer o mikrotik ajustar para valor menor com esse script que encontra-se no link a baixo.

    Script de controle (ACK)

    Mas o melhor mesmo a fazer é substituir pelos bullets ou rockets que já lhe dará a possibilidade de trabalhar com dupla polarização.

    Também estou passando pelo mesmo com esses cartões, mas já sigo substituído aos poucos.

  • Bom dia Jhonne,

    Parece que minha rede esta louca. Fico verificando o tempo todo como esta a conexão dos clientes e o CCQ ficam variando muito. Hora o cliente esta com CCQ entre 90-100, depois cai. Depois um cliente que esta com CCQ baixo, fica com CCQ 90-100. To ficando louco com isto.

    Ja acessei os aparelhos de meus clientes e baixei todos para 63mW, pois minha celula é pequena, com cliente no max a 2 km.

    Ja ajustei o data rates para apenas conectarem 11mbps.

    Todos aparelhos estão setados em preambulo curto.

    Me add no msn para podermos conversar.

    Obrigado pela atenção.



    Jhonne Jossy disse:

    1 - Amigo, as vezes não adianta fazer apenas um scan para identificar interferências, bom mesmo é um analizador de espectro, os equipamentos da Ubiquiti trazem um embutico. 

    2 - Alguns equipamentos de cliente emitindo ruído pode causar esta perda de qualidade, tente verificar o ccq individual de cada e realizar correções nas instalaçoes.

    3 - Não sei se ja foi feito, mas mantenha seu preamble em longo e não deixe que o sistema trabalhe com os datarates mais baixos.

    4 - Há várias dicas sobre boas práticas de instalação aqui no fórum, dê uma olhada! 

  • Bom dia Rogério!

    No print que enviei os clientes estão usando CPE aquario de 14 e 20dbi e placa pcba+antena de 25 dbi.

    Sendo que os clientes que estão conectados no print que mandei, o mais distante está a 1 km.

    Me add no msn rnmattos@gmail.com para conversarmos.

    Muito obrigado pela atenção

    Rogerio disse:

    Que equipamento usa no cliente

    Isso pode ser cartao  pingtail e conectores tambem 

    Uso so burlet agora Acabaram meus problema

  • Ok,

    Para verificar o ACK, nessa mesma tela onde vc ver os registros dos clientes conectados, essa que vc passou a imagem... tem uma seta pequena do lado direito apontando para baixo.

    "Show columns" e procure por "Ack Timeout", marque ele para aparecer e pronto.

    A minha opinião sobre tudo mais que foi e for dito sobre a causa ser causada por cabos ruins, potencia, antenas de baixa qualidade, canais poluídos, interferências de variados tipos é somente justificativas para não dizer que esses cartões não presta.

    Aqui gastei muito tempo e dinheiro comprando alternativas, fazendo trocas de cabos e antenas, passando noites em claro tentando descobrir a causa e pesquisando nos fóruns e com isto o que ganhei mesmo foi um pouco mais de experiencia, o que não foi ruim e valeu todo esforço.

    Mas a solução mesmo, só começou aparecer guando iniciei trocando as RB's com estes cartões dos pontos de transmissão por produtos da ubiquiti.

    Veja que a mudança foi tão perceptível que antes não conseguia trabalhar com autenticações por pppoe na rede  com estes cartões pelas quedas constantes do sinal nos clientes ligados nessas RB's e hoje já uso sem problemas, restando somente alterar os demais que ainda se ligam por outras que ainda preciso substituir.

    Bom, fica a dica para que vc siga pensando em substituir e eliminar o mau pela raiz sem ter que gastar erradamente como fiz ao invés de comprar produtos de qualidade.

    Para finalizar lhe digo que antes por uma RB na torre e 3 desses cartões mais painéis setoriais da hyperlink de 17 que são as melhores, eu não conseguia ter um cliente com qualidade a mais de 300 metros e hoje com essas mesmas antenas ligadas em rockets, atendo clientes a mais de 5 quilômetros com qualidade.

    Boa sorte

    Robert Nunes Mattos disse:

    Bom dia, Sergio!

    Vou usar o script e ver o que acontece.

    Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

    Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

  • Apoiado, gosto muito de mikrotik,, pelas configuraçoes e tal.

    Todavia a praticidade de um nano loco ou aigrid no cliente nao tem comparaçao.

    Estou começando agora no 5.8 e digo daki um tempo tiro tds meus mikrotiks e vai ser so ubnt.

    sergiofsm disse:

    Ok,

    Para verificar o ACK, nessa mesma tela onde vc ver os registros dos clientes conectados, essa que vc passou a imagem... tem uma seta pequena do lado direito apontando para baixo.

    "Show columns" e procure por "Ack Timeout", marque ele para aparecer e pronto.

    A minha opinião sobre tudo mais que foi e for dito sobre a causa ser causada por cabos ruins, potencia, antenas de baixa qualidade, canais poluídos, interferências de variados tipos é somente justificativas para não dizer que esses cartões não presta.

    Aqui gastei muito tempo e dinheiro comprando alternativas, fazendo trocas de cabos e antenas, passando noites em claro tentando descobrir a causa e pesquisando nos fóruns e com isto o que ganhei mesmo foi um pouco mais de experiencia, o que não foi ruim e valeu todo esforço.

    Mas a solução mesmo, só começou aparecer guando iniciei trocando as RB's com estes cartões dos pontos de transmissão por produtos da ubiquiti.

    Veja que a mudança foi tão perceptível que antes não conseguia trabalhar com autenticações por pppoe na rede  com estes cartões pelas quedas constantes do sinal nos clientes ligados nessas RB's e hoje já uso sem problemas, restando somente alterar os demais que ainda se ligam por outras que ainda preciso substituir.

    Bom, fica a dica para que vc siga pensando em substituir e eliminar o mau pela raiz sem ter que gastar erradamente como fiz ao invés de comprar produtos de qualidade.

    Para finalizar lhe digo que antes por uma RB na torre e 3 desses cartões mais painéis setoriais da hyperlink de 17 que são as melhores, eu não conseguia ter um cliente com qualidade a mais de 300 metros e hoje com essas mesmas antenas ligadas em rockets, atendo clientes a mais de 5 quilômetros com qualidade.

    Boa sorte

    Robert Nunes Mattos disse:

    Bom dia, Sergio!

    Vou usar o script e ver o que acontece.

    Onde vejo o ack do cliente, pois sou novato no mundo mk?

    Me add no msn rnmattos@gmail.com, para trocarmos idéias.

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

  • Sem duvida o mikrotik é gigantesco para gerenciar, com ele se tem mil e uma possibilidades, não abro mão disso, mas para transmitir não deu certo para mim até agora.

    RIBEIRO'S NET - Flavio disse:

    Apoiado, gosto muito de mikrotik,, pelas configuraçoes e tal.

    Todavia a praticidade de um nano loco ou aigrid no cliente nao tem comparaçao.

    Estou começando agora no 5.8 e digo daki um tempo tiro tds meus mikrotiks e vai ser so ubnt.

     

  • qual cartão vc tah usando aew??

    e quantos mega vc vende pra cada cliente ?

    e q tipo d antena q vc usa na sua rede painel omini ??

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