Celpe, corta fios de Provedores de RMR e Interior de PE

Sem contrato

Provedores de internet da RMR e interior têm seus cabos retirados de postes da Celpe. A medida da companhia energética foi adotada pela falta de contrato para uso de seus equipamentos

 

Publicação: 01/03/2013 09:04 Atualização:

Os moradores de algumas cidades da Região Metropolitana do Recife e do interior do estado estão prestes a ficar sem acesso à internet. Como as grandes operadoras do setor não oferecem seus serviços em diversas localidades - quanto mais distantes da capital pernambucana pior a oferta - , pequenos fornecedores entraram no ramo. No entanto, por não terem efetuado um contrato com a Celpe, estes provedores estão com os dias contados. A conexão está sendo cortada por conta da retirada de cabos e outros equipamentos instalados nos postes da companhia energética.

A reportagem do canal Tecnologia, do Pernambuco.com, conversou com alguns desses microempresários que deverão deixar de vender seus serviços por conta desta pendência com a companhia energética. Segundo eles, que preferem não revelar seus nomes, entre as cidades que estão sofrendo com a desinstalação dos equipamentos estão Caruaru, Feira Nova, Garanhuns, Glória do Goitá, Itambé, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Palmares, Passira, São Vicente Férrer, Surubim e Timbaúba.

Durante entrevista, os micro e pequenos empresários reconhecem a falta do contrato com a companhia energética para a utilização dos postes. “Até tentei alugar, mas, quando fui a um escritório regional, informaram que a Celpe não aluga”, explica. Com a negativa, ele admitiu ter instalado seu material nos postes para garantir a chegada de internet em vários domicílios. “Meu negócio é 95% legalizado. Os 5% restantes são referentes a esta pendência”, revela.

Este mesmo empresário ainda informou não ter recebido uma notificação oficial solicitando a retirada de seus equipamentos dos postes. Ele e outro dono de empresa provedora, que prestam o mesmo serviço, só que em cidades diferentes, agora estão apressados para regularizar a situação. O primeiro disse que entrou em contato a Celpe após o início da remoção de seus cabos e switches. “Eles paralisaram a retirada e estão bem dispostos a conversar”, conta.

Outro dono de empresa também reconhece a desorganização, mas reclama da atitude da companhia energética. “Acho que eles deveriam ter tentado organizar ao invés de cortar logo”, lamenta. Outro entrevistado revelou que os cabos e outros dispositivos instalados sem permissão são retirados e abandonados. “Do jeito que estão fazendo, o material está ficando totalmente inutilizado”, conta.

Mas os dois micro empresários reclamam dos entraves da regularização dos usos dos postes. “São muitas exigências, muita documentação para legalizar”, explica um dos donos de empresa provedora. Já outro revela outro motivo de preocupação. “Quando procurei a Celpe, informaram que para usar um poste teria que pagar R$ 8 por mês. É muito caro. Enquanto isso, soube que a Oi paga R$ 0,30 por poste. Se o valor fosse esse, teria condições de pagar”, explica.


Resposta

Procurada pela reportagem do canal Tecnologia, a Celpe emitiu uma nota sobre a desinstalação de cabos e outros equipamentos instalados sem contrato em seus postes. Confira o texto na íntegra:

Em relação ao compartilhamento de postes com empresas de telefonia e TV a cabo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que segue as orientações contidas na Resolução Conjunta 001/1999, que determina as regras que devem ser adotadas para o a cessão do direito de uso dos postes da concessionária. A Celpe orienta que para ter direito à utilização das estruturas é necessário que as empresas interessadas possuam uma autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a prestação de serviço e solicitem o compartilhamento junto à Celpe. A Companhia avaliará se é possível atender, de acordo com a disponibilidade dos postes indicados no projeto. Caso aprovado, o contrato assinado pelas partes é enviado à Aneel, para a homologação. Apenas após todo o processo a empresa poderá fazer o uso dos postes.

Caso exista alguma rede de telefonia ou TV a cabo instalada nos postes da empresa sem autorização e homologação junto à agência reguladora, a Celpe poderá promover a retirada dos cabos. A finalidade da empresa é evitar acidentes e eventos que possam interferir na rede elétrica, provocando desligamentos ou oscilações no fornecimento. A Celpe se coloca à disposição.

Acompanhe também o Pernambuco.com pelo Twitter

   

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/03/01/interna_tecnologia,425997/provedores-de-internet-da-rmr-e-interior-tem-seus-cabos-retirados-de-postes-da-celpe.shtml

E agora o que será de nós colegas?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • E vamo q vamo, se todas as operadoras começarem a fazer isso, muito provedores estão fudidos...

  • Rapz, deruba, com 3 meses ta la tudo  novamente... Isso ai não tem geito nao..

  • Esta certo ela...

  • eu concordo, também uso os postes. sé isso acontecer mesmo vai todo mundo migrar para os rádios.

    o que era difícil de trabalhar antes com rádios por causa de interferência, pode sé transforma no apocalipse.

  • heheeh, deixa como está, porque se nao eu vou ter que migrar de ramo...  uso a radio da pra trabalhar ainda...

  • infelizmente duh eo que pode acontecer.

    Duh ( Josevaldo ) disse:

    heheeh, deixa como está, porque se nao eu vou ter que migrar de ramo...  uso a radio da pra trabalhar ainda...

  • O jetito é pagar, pra não perder o que já tem. BLZ. Rádio ainda funciona, mas é o custo que, muitos não vão querer pagar entende. Temos que achar uma solução?

  • Eu, ja previa isto e todos rirão na minha cara.

    Agora o BICHO PEGOU!

  • Salientando que !

    Só quem pode fazer a solicitação e uma SCM - Devidamente legalizada junto a ANATEL.

  • Tou lascado. sem SCM e agora sem cabos..... SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!

This reply was deleted.