Amigos faz um tempo que não posto nada e estou com um problema que esta encucando meus neurônios faz tempo !!

1- Minha CCR do nada começou há reiniciar as interfaces do nada durante geralmente há noite

2- Já atualizei ela para versão Stable e Long Term e continua o problema, também atualizei o Firmware e continua o problema

3- Já reinstalei pelo Netinstal no caso, o sistema da CCR para há versão anterior que no caso seria há 6.45.7 e continua o problema

4- energia creio que não seria pois ela esta ligada em um Nobreak de 3 kva Senoidal puro que garante até 1880W de potencia, já troquei de fonte pois ela possui fonte interna redundante e continua o problema  

5- já fiz limpeza periódica nela, mudei pasta termina de fabrica e coloquei uma melhor, Zinza para processadores e afins, e reduzi bastante há temperatura dela e mesmo assim continua 

6- ela esta interligada nas portas 6 e 7, e cada uma dessas portas tem 1 swicth edge router 12 fiber gerenciavel de 12 portas fibra cada um, configurei as portas para tunelamento de vlans T + T, que seria o repasse de vlans marcadas, Bridge só existe nos links que vem de fora e nelas em cada bridge existe 1 Vlan 

7- fiz Vlan de repasse também, que seria, antes da CCR 1036 existe um Switch gerenciavel de 10gb da tplink que configuro essa Vlan exemplo ( Id 3 ) e configuro há Vlan id 3 na CCR e coloco ela dentro de uma bridge e em outra porta coloco uma Vlan de mesma id, ( id 3 ), e há atribu-o na mesma Bridge e faço T + T na edge router para passa essa vlan pra frente marcada para um RB750-gr3 que recebe essa Vlan de Id 3 e o seu sinal da internet funciona normalmente

8- tudo funciona normal aparentemente, mais isso começa do nada e já olhei tudo que eu pode fazer !!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Um amigo estava com esse mesmo problema, exatamente igual com uma 1036 com porta 10Gb...
    Fez tudo q vc fez e não deu jeito. Teve q substituir a CCR.

  • aqui estava com esse problema em um a porta SFP de uma CRS estava com o mesmo problema, solucao foi substituir, mais se vc quiser uma solucao paliativa que pode te ajudar

    fiz um script que a cada 10 minutos checa se a interface Sfp1 esta rodando se não ele desabilita e habilita a interface(lembrando de no script substituir sfp1 pelo nome de sua porta sfpX ) , vai la em system schedule adiciona este script:

    Name: monitorSFP
    start Date: Jan/01/2020
    start time: 00:00:00
    interval: 00:10:00

    on event script:

    :global monitor [/interface ethernet monitor sfp1 once as-value]
    :put ($monitor->"status")

    :if ($monitor->"status" = "no-link") do={
    :log info message="interface sfp offline, tentando desativar e ativar novamente"
    /interface ethernet set sfp1 disabled=yes
    :delay 4s
    /interface ethernet set sfp1 disabled=no
    }



    Lembrando isso é uma solucao paliativa,
    provavelmente seu problema seja trocar o transceiver SFP
    se nao funcionar plugar em outra porta sfp
    se nao der certo trocar a CCR





  • Bem, Resumindo, as portas que se desconectam são as Lans de 1Gb, elas podem esta em qualquer modo, DHCP ou PPPoE vai cair tudo sem dor e sem piedade, e parece que ela tem horário para acontecer isso, entre 20:00 até 22:30 ela faz essas coisas, durante o dia não acontece nada

    Pensei que seria o Watchdog e desativei o mesmo, e mesmo assim ela reiniciou as portas lan

    Loop e uma coisa impossível, pois, depois dos Switch gerenciaveis da UBNT portas fibra existem em cada local um switch gerenciavel de 8 portas lan gigalan da tp link e com o modo Loop prevection ativo, pois se apresentar algum loop eles desativam há porta lan localmente e não deixa passar para as demais e nem chegar nos Switch UBNT, e seria inlogico, pois, são interfaces separadas, cada lan e plugada em uma UBNT e não tem contato algum entre elas, só com há CCR

    Já há porta de fibra 10gb há única coisa que esta me encucando seria há potência do Gbic que esta com sinal negativo, e num sei se isso e um problema para resolver

    Esse Gbic ele e de 20km e esta trabalhando com uma distância só de 3km e estou pensando em compra um atenuador para diminuir há potência do laser do canhão de luz do gbic para 10db 

    7454026256?profile=RESIZE_710x

  • Recentemente eu andei estudando sobre redes em lan e acabei descobrindo que placas de rede se desconectam por um simples motivo 

    Cabos de rede comuns de cabo de 4 pares, mesmo aqueles produzidos em fabrica que vem em modens ou modens Gpon ou epon ou roteadores etc, e que são produzidos em fabrica são categoria Cat5e e teoricamente passam 1Gb, mais não e verdade

    Fui no swicth UBNT e lá o padrão e Auto como na CCR e como podemos ver ela não habilita 1gb pois o cabo que esta não suporta essa taxa, portando esse swicth já sabe que esse cabo de rede não sobe 1gb só taxa de 100mb, o automatico e só para força até onde esse cabo suporta acima de 100mb

    7454291295?profile=RESIZE_710x

    Tentei subir minha porta de rede da CCR direto no switch UBNT e não subiu o link em velocidade Giga, pois o cabo não consegue subir essa frequência de dados, comprovando o que deduzi

    Fui no ML e encontrei uns cabos de Categoria 6, 7 e 8 e la tem uma tabela de frequências dos cabos e fui mais afundo sobre isso

    o que encontrei foi que esses cabos quando passamos dados elevados e sua categoria e abaixo dos dados que trafegam neles há Rede lan ela tem uma segurança que faz há porta se reiniciar 

    Nisso como há CCR suas portas são interligadas diretamente ao CPU há maioria das portas vão junto com essa que se reiniciou, tão prova há informação que encontrei um vídeo que me mostra que isso acontece até em Pc de mesa

    https://www.youtube.com/watch?v=3w16-j2_xV8

    o que fiz, comprei 2 Cabos de rede Categoria 8 ( Cat8 ) para substituir os que estão nos switchs gerenciaveis UBNT, esta ai o motivo delas desconectarem em certos horários, alto trafego em cima dos cabos Cat5e que não suportam o trafego e há placa de rede se despluga, pois há taxa de erros em RX e TX e alta e reinicia há porta afetando as demais

    Espero que seja só isso, quando chegar os cabos eu vou ver se realmente vai ser isso mesmo !!

    7454150085?profile=RESIZE_710x

    7454152254?profile=RESIZE_710x 

  • Ai vai aparecer nego falando, esse cabo ai e para porta de 10gb e 40gb não existe ninguém com rede de 10gb e 40gb em lan, isso e irrelevante para mim, o que busco e resolver esse problema de trafego que minha rede esta exigindo há noite 

    Mais na frente vou compra esse swicth e compra um cabo de conexão direta de 10gb, ai quero ver há rede apresentar esses problemas 

    7454424263?profile=RESIZE_710x 7454426454?profile=RESIZE_710x

  • Tive um problema desse em uma ccr 1016... do nada ela desativava todas as 13 portas por 1 segundo e reativava.

    A soluçao foi substituir por outra que esta rodando 100%...  

    De toda forma a formatei usando netinstall e irei testar novamente pra ver se resolvou o problema

  • 1 - Atualmente, eu estou usando o cabo categoria 8 ( Cat8 ) como mencionei acima e as portas 7 e 8 não estão mais há desconectar, nisso o sistema durou 3 dias sem reinicia as portas e no quarto dia eu vi que cairam os pppoes e as portas 2 3 e 4 estavam desconectando e influenciando os pppoes das demais, nisso desativei o mk auth na porta 2 e até agora não caiu mais.

    2 - o mk auth esta com o sistema Bind instalado junto com ele fazendo resolução de dns direto nos Root Servers mundias sem o uso de Forward configurado nele

    3 - o mk auth esta licenciado mais não esta em uso por conta de um desejo meu que creio que não exista ainda essa funcionalidade nele que pedirei que se possivel seja add ao mesmo 

    4 - portas 3 e 4 são portas pppoe clientes onde há 3 esta protegida por um swicth gerenciavel 8 portas gigalan

    5 - desconfio da porta 4 pois ela vai lan até 3 swicth gigalan normal em cascata até chegar no gerenciavel  e neles há clientes, loop num sei, mais mesmo que fosse loop há porta se desativaria pois esta o loop prevection ativo na CCR

    6 -  estou para fazer ilha nesse local com fibra chegando e vamos ver no que vai dar. 

  • Muito bacana a sua iniciativa, mas temos uma questão em aberto ainda.

    Como pode ver mesma tabela que o Sr. publicou, os cabos Cat5e são sim apropriados para 1gbit/s, porém há variações em sua fabricação, seja com ou sem blindagem, diferentes capas e o mais importante o material que é feito, geralmente os cabos que vem junto com roteadores não são homologados, tem núcleo do fio flexivel e não rígido como nos cabos normais.

    Então voltamos a nossa atenção para a questão de acabamento dos cabos Cat6 em diante até a Cat8 e ficamos iludidos por sua blindagem e tudo mais, mas não podemos esquecer que estes fatores tem uma lógica.

    Todos os cabos LAN têm pares trançados e por esse motivo precisamos usar uma sequencia especifica no conector pois do contrário i sinal se perderia ao longo do trajeto, sabendo disso agora entendemos que o fato dos pares serem enrolados em torno de si mesmos é para que o sinal que passa por eles não se dissipe.

    Com isso podemos observar que nas diferentes categorias de cabos a quantidade de voltas que os pares dão em torno de si mesmos é diferente, isso se dá pelo motivo mais IMPORTANTE que é a FREQUÊNCIA de trabalho, assim como não teremos sucesso em usar uma antena 5GHZ para transmitir em 2GHZ e vice versa também temos um problema em usar cabos Cat8 para transmitir frequências muito mais baixas do que a finalidade do mesmo, pois o comprimento da onda para o qual ele foi projetado é muito menor.

    Porém temos nos cabos Cat7 e Cat8 etc uma blindagem mais efetiva que se dá em pares individuais pois visto que trabalham com frequências maiores, quanto mais alta a frequência maior é a tendencia de se dissipar em forma de ondas de rádio, então por mais que o enrolamento dos pares não seja o correto para frequências mais baixas, em curtas distancias esse problema é mascarado pela blindagem que faz o papel de escudo não deixando o sinal se perder.

    Então o mais sensato a se fazer é seguir a TABELA que o Sr mesmo publicou, e em casos especificos podemos usar cabos na mesma categoria que é compatível com os equipamentos mas com uma blindagem melhor, não esquecendo de ter o cuidado de não desenrolar demais os fios na hora de colocar o conector pois isso novamente prejudica a comunicação.

  • Outra questão que vi amigo, para proteger a rede contra surto elétrico usamos "clamper" com varistor ou centelhador a gás que faz o aterramento de qualquer carga elétrica nociva.

    Usar um SW normal antes de um gerenciável não faz sentido visto que o mesmo pode gerar LOOP e esse LOOP pode não chegar na porta da sua CCR pois dentro do SW gerenciavel pode existir mecanismos para evitar isso.

    O mesmo caso vejo constantemente pessoal acreditar que NOBREAK protege os equipamentos contra descarga elétrica, isso é meia verdade pois em ambos os casos "SW normal e Nobreak" o Nobreak possui varistores que dissipam parte da carga elétrica nociva, e o SW normal possui um TRAFO na sua entrada e alguns componentes SMD que támbem dissipam parte dessa energia porém basta a carga ser um pouco maior pra isso não servir de nada. 

    Para o caso do SW existe o clamper, e para o caso do Nobreak existe DPS e filtro de linha mas para que funcione precisa estar bem aterrado. 

    OBS: Todos os equipamentos de provedor que usam fonte chaveada de grande porte têm em seu interior VARISTORES para dissipar cargas elétricas indesejáveis por isso é CRUCIAL o uso correto do aterramento.

    Visto que todos os casos onde a substituição do equipamento resolve o problema, obviamente o mesmo ja não se encontrava em planas condições de operação, devido a possíveis problemas de instalação e/ou operação, geralmente temperatura, umidade ou aterramento.

    Se alguém precisar de ajuda.

    Whats 9650 9 9694 8460

    Obrigado

  • O Cabo que comprei, no caso, os 2 internamente são assim, como na foto abaixo. 

    Em questão do aterramento o meu Rack, ele tem 2 varas de aterramento, e antes da tomada e no relógio da casa tem um dijuntor termo magnético e um IDR ou conhecido como DR, depois na saída da fonte mais 2 e nas caixas em cada na rua há 1 fuzível de 2A, dificilmente ira prejudicar terceiros.

    irei mudar para 100% fibra, pois aqui minhas fibras coisa de 40% já esta na rua e o Dio de 72 Fo já esta montado e as rotas prontas, daqui 1 ano UTP na minha Rede vai ser coisa do passado !!  

    7595343698?profile=RESIZE_710x

This reply was deleted.