BRIDGE e OSPF para redundancia

Pessoal, preciso fazer uma redundancia em uma rb750g de duas redes usando ubnt com mesma ranger de ip, como faço para evitar um loop fisico? alguem sabe me orientar como usar o OSPF na bridge? Agradeço antecipadamentel

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Use VPN, pois OSPF é protocolo de roteamento...
  • Italo o que você entende por redundancia?

    1.0 - Se cair um range de ip subir automatico o outro?

    2.0 - Usar os dois ranges ao mesmo tempo

     

    1.0 - Contingencia

    2.0 - Redundancia

     

    Dependendo do que você quer fazer existem várias soluçoes tanto via roteamento, quanto via scripts...

     

  • Olá Rodrigo, agradeço muito pela atenção, estou tentando buscar aprender isso e não consigo achar como fazer.

    basicamente preciso do : 1.0 - contigencia.  so que as ranges de ip são as mesmas, so rede diferente.

    vou explicar melhor minha necessidade: busco link em uma cidade a 26 kms, ja tenho uma rede principal e fiz outra como alternativa, quando uma cair a outra assumir automaticamente, os enlaces são realizado com rocket m5 ambas as redes, tanto a principal como a alternativa. o link ja entra diretamente em meu servidor, ai coloquei antes dele uma rb750g,  em brigde e recebendo cada rede em uma interfase, mas para isso preciso deixa umas das interfases desabilitada pois se não feicha loop fisico na rede. o que posso fazer para quando uma rede cair a outra interfase assumir automaticamente e vice versa. se possivel por script seria muito bom.

     

    Se poder me ajudar ficarei muito agradeçido e devendo eternamente, pois estou tentando a alguns dias e ninguem consegue uma solução pratica.

     

    Atenciosamente.

     

    Ítalo Prates 

  • Vamos lá.

    Vamos dizer que você recebe na 750G:

    Link1 - ether5 - 200.200.100.2 é o ip local e o 200.200.100.1 é o seu gateway

    Link2 - ether4 - 200.200.200.2 é o ip local e o 200.200.200.1 é o seu gateway

    Dica: Coloque Ranges diferentes nas duas interfaces.

    O ip 200.200.100.1 será o seu route 0

    O ip 200.200.200.1 será o seu route 1

    Em ip routes:

    0.0.0.0/0 gateway 200.200.100.1 - habilitado

    0.0.0.0/0 gateway 200.200.200.1 - desabilitado

     

    Vá em Tools/Netwatch

    Em Host coloque o "ip do rocket AP"

    Exemplo: 172.16.1.2

    Interval: 00:00:30 ( 30 segundos)

    Timeout: 10 ms

     

    Em Down coloque isso:

    /interface ethernet disable ether5

    /interface ethernet enable ether4

    /ip route disable numbers=0 

    /ip route enable numbers=1

     

    Em UP coloque isso:

    /interface ethernet disable ether4

    /interface ethernet enable ether5

    /ip route disable numbers=1

    /ip route enable numbers=0

     

    pronto.

    o script vai pingar de 30 em 30 segundos com quota de 10ms para o ip que você designar em host.

    caso nao obtenha resposta ele automaticamente vai habilitar a interface ether4 e mudar a rota padrao para o gateway 200.200.200.1

    quando o enlace normalizar o script desabilita a interface ether4 e habilita a interface ether5 e muda o roteamento padrao para o 200.200.100.1.

     

    Existe um segredo para isso funcionar:

    Na interface ether5 crie um ip adicional no mesmo range do rocket do enlace. ex.: se o ip do rocket for 172.16.1.2 o ap e 172.16.1.3 o station, crie um ip 172.16.1.1 na ether5. O Ip do host no script será o "IP do rocket AP" isto é 172.16.1.2. Quando o script pingar o 172.16.1.2 e nao tiver resposta ele desabilita o roteamento da ether5 e habilita a ether4. Quando o ping normalizar, ele desabilita a ether4 e reabilita a ether5.

    Facil.

    Qualquer duvida me da um toque que te ajudo melhor.

     

     

  • se usar mikrotik nas pontas e so fazer um script para abertuda das portas de lan quando uma aberta a outra fechada  o link não para inclusive verificando os m/s (ping) caso fique alto ele troca para o outro ate normalizar
  • vou tentar colocar em pratica. e te aviso.
  • Marcelo, me envie esses scripts por favor.

    Marcelo Fernando Dieder Mattos disse:
    se usar mikrotik nas pontas e so fazer um script para abertuda das portas de lan quando uma aberta a outra fechada  o link não para inclusive verificando os m/s (ping) caso fique alto ele troca para o outro ate normalizar
  • Põe RSTP na Bridge e coloque a rede Principal com o custo menor... nem precisa usar os mesmos ips

    ITALO AUGUSTO G PRATES disse:
    Marcelo, me envie esses scripts por favor.

    Marcelo Fernando Dieder Mattos disse:
    se usar mikrotik nas pontas e so fazer um script para abertuda das portas de lan quando uma aberta a outra fechada  o link não para inclusive verificando os m/s (ping) caso fique alto ele troca para o outro ate normalizar


  • teria que montar um ja fiz mas não tenho ele fiz para um cliente

     

    estou en viagem mas quando voltar posso te montar ele ma cobra isso

  • por acaso e isso que voces tão querendo1488420603?profile=RESIZE_1024x1024

     

     

     

    Ou tem que ter links separados por outra rb

This reply was deleted.