ajuda com erro de radius not responding

Será que alguem pode me ajudar?

 

ja nao sei mais oque fazer ...

 

uso hotspot, e em cada pop tenho um Hotspot ativo e 1 Mk auth central ...

oque ta acontecendo é o seguinte muitos clientes em todos os meus pops qo tentar logar ta dando os mesmos erros..

 

Login failed: Radius server is not responding

 

Radius accounting request not sent no response

 

anexei o log de um dos MK.

se puderem ver no log a cliente tentou logar 4 vezes e nao conseguiu dai ela ligou para meu escritorio minha secreataria foi no mk auth foi no login dela, clicou em reparar e pronto ... como podem ver logo abaixo ela cosneguiu logar na primeira tentativa....

 

Grato aos feeds

log.jpg

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Respostas

  • ????
  • Erro de radius quase sempre é uma das opções abaixo que esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
  • Grato pela atenção Pedrão,

     

    porém observei tudo oque vc falou abaixo e nao é nada disso, tem clientes que funcionam normalmente, dai dias depois da isso, e vice versa, ja fui em clientes nao é erro de senha, desliguei radio liguei de novo e nada, só entrou depois que foi reparado no mk auth, sempre confiro mac, senha tudo ok ... a unica coisa que fico em duvida é l ano mk oque seleciono, cable, ethernet, ou wireless? e quais as diferenças?
    Pedro Filho disse:

    Erro de radius quase sempre é uma das opções abaixo que esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
  • acho que o seu cliente ficou preso no radius e por isso somente liberou ao reparar isso sempre ocorre mais o sistema derrubar os clientes presos de tempos em tempos mais para isso funcionar o interim update tem que esta com o tempo de 3 minutos e a porta de accounting tem que ser a 1813.

    BDNet disse:

    Grato pela atenção Pedrão,

     

    porém observei tudo oque vc falou abaixo e nao é nada disso, tem clientes que funcionam normalmente, dai dias depois da isso, e vice versa, ja fui em clientes nao é erro de senha, desliguei radio liguei de novo e nada, só entrou depois que foi reparado no mk auth, sempre confiro mac, senha tudo ok ... a unica coisa que fico em duvida é l ano mk oque seleciono, cable, ethernet, ou wireless? e quais as diferenças?
    Pedro Filho disse:

    Erro de radius quase sempre é uma das opções abaixo que esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
  • Sim o interim update ta em 3 minutos, sim a porta accounting esta na 1813 ... mas nao é um cliente apenas, tenho 20 pops e em cada pop isso acontece umas 10x por dia com cleintes diferentes

    Pedro Filho disse:
    acho que o seu cliente ficou preso no radius e por isso somente liberou ao reparar isso sempre ocorre mais o sistema derrubar os clientes presos de tempos em tempos mais para isso funcionar o interim update tem que esta com o tempo de 3 minutos e a porta de accounting tem que ser a 1813.

    BDNet disse:

    Grato pela atenção Pedrão,

     

    porém observei tudo oque vc falou abaixo e nao é nada disso, tem clientes que funcionam normalmente, dai dias depois da isso, e vice versa, ja fui em clientes nao é erro de senha, desliguei radio liguei de novo e nada, só entrou depois que foi reparado no mk auth, sempre confiro mac, senha tudo ok ... a unica coisa que fico em duvida é l ano mk oque seleciono, cable, ethernet, ou wireless? e quais as diferenças?
    Pedro Filho disse:

    Erro de radius quase sempre é uma das opções abaixo que esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
  • poxa to triste

    BDNet disse:
    Sim o interim update ta em 3 minutos, sim a porta accounting esta na 1813 ... mas nao é um cliente apenas, tenho 20 pops e em cada pop isso acontece umas 10x por dia com cleintes diferentes

    Pedro Filho disse:
    acho que o seu cliente ficou preso no radius e por isso somente liberou ao reparar isso sempre ocorre mais o sistema derrubar os clientes presos de tempos em tempos mais para isso funcionar o interim update tem que esta com o tempo de 3 minutos e a porta de accounting tem que ser a 1813.

    BDNet disse:

    Grato pela atenção Pedrão,

     

    porém observei tudo oque vc falou abaixo e nao é nada disso, tem clientes que funcionam normalmente, dai dias depois da isso, e vice versa, ja fui em clientes nao é erro de senha, desliguei radio liguei de novo e nada, só entrou depois que foi reparado no mk auth, sempre confiro mac, senha tudo ok ... a unica coisa que fico em duvida é l ano mk oque seleciono, cable, ethernet, ou wireless? e quais as diferenças?
    Pedro Filho disse:

    Erro de radius quase sempre é uma das opções abaixo que esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
  • CALMA VEJA ESSE TOPICO AKI

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/o-q-esta-acontecendo-clientes

     

    EU TB ESTOU PASSANDO POR ISSO E A SOLUÇÃO APRESENTADA FOI: NOS APS(POP) "FIXAR IP"  veja qual ip o mk-ath pagou pra seu cliente depois va no pop do seu cliente e fixe o mesmo ip pago pelo mk-auth

    limpe o ip da tabela arp e depois fixe tb

     

    posta ai os resultados

     

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/o-q-esta-acontecendo-clientes

  • vc falou que reparando o cliente ele volta a logar então é pq o login esta preso no radius e a unica causa e solução que conheço para isso é o que passei ...

    BDNet disse:
    poxa to triste

    BDNet disse:
    Sim o interim update ta em 3 minutos, sim a porta accounting esta na 1813 ... mas nao é um cliente apenas, tenho 20 pops e em cada pop isso acontece umas 10x por dia com cleintes diferentes.
  • realmente estou passando pelo mesmo problema. e é estranho pois não da para saber o que poderia estar provocando isto. algums clientes funcionam outro não mesmo deixando ip e mac automatico ou deixando fixo. esta acontecendo aleatório  um exemplo são dois clientes ligados via cabo no mesmo switch, um registrou comigo e acessou normal o outro não autentica de jeito nenhum "erro na conexão com o servidor",  mesma coisa em wireless ums ok e outros não. eu não acredito que seja algo ligado a ip e mac.  imaginei ser algum problema de comunicação entre mk e auth , apesar dos dois estarem colados e pingando perfeito ou seja sem perdas 0ms. chegeu a testar uma semana antes em casa, apenas eu autenticando, sistema não fallho nenhuma vez, dai tive probema com a placa mãe , toquei no dia que botei pra rodar pra valer. ps agradeço aos que disseram que trocar a placa não iria gerar problema algum, e la estava eu 3 horas da manha de baixo do telhado sujo (onde fica minha central,com monitor e teclado tendo que configurar um sistema não registrado e sem configuração na placa de rede, mas desabafo a parte usando o sistema agora percebi que em alguma ocasioões trava e demora ums 3 a 5 min simplesmente para alterar o cadastro de um cliente. no mk no log aparece a seguinte mensagem quando não autentica

    radios server is not responding...

  • nas configurações de radius de hotspot e do pppoe tem uma opção que é a interim update onde é colocado um tempo que para uso com sistema é 3 minutos, o mikrotik usa esse recurso para enviar ao mk-auth os dados atuais da conexão do cliente, se esse recurso não funcionar direito e cai a conexão do cliente o mesmo fica como preso no radius ai quando o cliente tenta logar novamente vai da erro de radius not responding a menos que o mesmo seja desconectado do radius com a opção reparar do cliente ou volte a funcionar normal o interim update.

    Leonardo Silva Mendes disse:

    realmente estou passando pelo mesmo problema. e é estranho pois não da para saber o que poderia estar provocando isto. algums clientes funcionam outro não mesmo deixando ip e mac automatico ou deixando fixo. esta acontecendo aleatório  um exemplo são dois clientes ligados via cabo no mesmo switch, um registrou comigo e acessou normal o outro não autentica de jeito nenhum "erro na conexão com o servidor",  mesma coisa em wireless ums ok e outros não. eu não acredito que seja algo ligado a ip e mac.  imaginei ser algum problema de comunicação entre mk e auth , apesar dos dois estarem colados e pingando perfeito ou seja sem perdas 0ms. chegeu a testar uma semana antes em casa, apenas eu autenticando, sistema não fallho nenhuma vez, dai tive probema com a placa mãe , toquei no dia que botei pra rodar pra valer. ps agradeço aos que disseram que trocar a placa não iria gerar problema algum, e la estava eu 3 horas da manha de baixo do telhado sujo (onde fica minha central,com monitor e teclado tendo que configurar um sistema não registrado e sem configuração na placa de rede, mas desabafo a parte usando o sistema agora percebi que em alguma ocasioões trava e demora ums 3 a 5 min simplesmente para alterar o cadastro de um cliente. no mk no log aparece a seguinte mensagem quando não autentica

    radios server is not responding..

    alem disto o que seria "interim" não achei este paramento nem no mk nem no auth.  

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