Venho olhando o novo padrao 802.11ac ja com varios radios da mikrotik usando o mesmo e vi que esses radios chega a utilizar uma faixa de 160Mhz sendo assim caso esses radios sejam muito usado em cidades com varios provedores iria matar a frequencia 5.8 que hoje em muitos lugarem ja esta praticamente impossivel utilizar...

Gostaria de discutir isso....

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • interessante...

  • e a novela começa mais uma vez, vejo isso como a corrida da tecnologia e certeza que vcs tbm pensam assim, ja passamos por isso com rede 2.4, eh uma questao de logica passar com a 5.8 e daqui 50 anos sei lah passar denovo, a vida evolui, a tecnologia tbm. sabios aqueles que iram começar logo de cara a usar a nova tecnologia, se traz beneficios para o usuario final e o provedor acho mais do que justo.

  • Eu acredito que isso vai atrapalhar um pouco o convívio entre os provedores de uma determinada região. Hoje já esta muito difícil trabalhar com o 5Ghz em 40 mhz. Porém, "dizem" que os equipamentos AC da Ubiquiti, terão um sistema contra interferência. Possibilitando de repente até o uso da mesma frequência na mesma torre. Pelo menos, na teoria tudo é lindo, vamos ver na pratica, o que isso vai dar..

  • acompanhando

  • Isso é a evolução meus amigos ,equipamentos com capacidade alta de trafego de dados, usando mesmo protocolo que o Airfiber 5 ,porem uma SXT Mikrotik é bem mais barato passando ai seu 350Megas,canal com largura de 80Mhz.

  • pode ser a decadência da frequência 5.8 como aconteceu no 2.4 mas o ponta pé evolutivo para novas frequências como tramita na anatel a liberação em caráter secundário o uso da frequência 4Ghz, nisto, alem do 5.8 2.4 usaríamos 4.x ghz  o problema é que 90% dos provedores não são éticos em saber usar os canais, no seu poder consumista de banda quer usar 60, 80, até 160mhz, nisto sobraria apenas 1 ou 2 canais em 5.8 se olharem a tabela, 

    o que vai acontecer é um monte de gente que se intitula provedor mas que são amadores curiosos ganhando grana com seus clientinhos, alargando a frequência spectral dos seus radios, e 1 semana depois encher os foruns e os grupos do face com perguntas idiotas e cases sem sucesso

    "meu ptp ta ruim" estou sofrendo muita interferência" etc etc

    pessoal que nao consegue passar 50mb em 20km usando antena de 30, vai querer usar 80, achando que é a salvação ou milagre, mas nao é isto, 

    manipular canais tem que entender o que é rádio frequência, ja estamos manipulando em cima de 912, em testes de 60mhz, 

    basta enviar email a mikrotik solicitando a liberação dos canais e recebe um termo para assinar, e upgrade da sua licença atual

    mas estamos em bancada somente, não pretendemos usar la fora (pelo menos não por enquanto)

  • Problema que provedor é inocente, e grande parte preguiçosos em estudar, ve algo em um forum e ja vai correndo copiar e colar sem ao menos saber o que é

    o caso do radome do Luciano, muita gente comprou baseado em um video que ele faz dentro da propria garagem 

    e foram correndo comprar sem saber que plastico não isola frequencia eletromagnética, compram paz de espirito

    o caso tb de super enlace x sei la o que, que promet 100mb a 100km, e la embaixo nao conseguem ler letras miudas, ai quando reclamam, sempre tem a desculpa (depende de cada cenario)

    prova disso o air fiber da ubnt, muita gente comprou (eu fui um deles) em gastar 11 mil, em um par prometendo 1gb em 11km e no final nao passar banda, e quando chove é um lixo

    agora tem o airfiber 5 que segundo a palestra do Chadi, fala '1gb até 100km" quando foi questionado sobre o tamanho das antenas que são muito pequenas para 100km, ele respondeu "provedor tem que pelo menos saber disso"

    ou seja engana os provedores querendo apenas capitalizar, mas o dono do provedor compra achando que é um produto que vai salvar a lavoura, gasta caro, depois reclama, e quando procura um profissional e este fala "isto ta errado" o cara vem falando "nao esta comprei esta novo, gastei XXX " ou seja, olhou se é caro entao tem que resolver por que uma empresa mentirosa como a ubnt, falou q funciona

    não existe milagre existe calculos e estudos,  a pouco tempo o senhor Franz questionou um enlace feito em SXT 2km passando 120mb, 

    onde o mesmo informou "coloca 4 setoriais com 120 clientes de cada lado ai vai ver que a sxt nao vai suportar"   

    mas se pensar bem 4 setoriais, com 120 clientes cada total de 480 clientes, acha que eu manteria um enlace para esta demanda com SXT?

    ou seja, so o produto dele é bom, e faz maravilha, no caso da ubnt, so os produtos dela tem técnologia suficiente com uma antena de pouco mais de 50 centimetros passar 1gb em 50 ou 100km, indo contra as leis fisicas, indo contra a curvatura da terra, indo contra a perda de espaço livre, 

    então amigos abrem os olhos comecem a reclamar, pena no Brasil ainda não tem uma lei de propaganda enganosa para nosso ramo, qualquer um fala a merda que for, so cabe a nos sabermos e pesquisar mais sobre aquilo, calcular e ver o que é melhor, nem sempre o mais caro é o que vai resolver

    radome, super enlace Xw... fiber ai, etc pra mim são um bando de porcaria que mentirosos colocam prometendo milagres para enganar e ganhar seu dinheiro depois no suporte invetam muitos problemas fala que é espectro, mau alinhamento, interferencia etc

    estou satisfeito 120mb passadno em 40km com antena de 30 ABERTA e qualidade na resposta tcp

  • Sou novo na área tenho apenas 08 meses, mais em testes e estudos vi muita propaganda enganosa de quase todos os fabricantes, temos que analisar o cenário antes de meter a cara em compras ou trocas de equipamentos, por exemplo aqui em um ponto uso 2.4 e não tenho problemas e outro ponto com o mesmo equipamento não consigo conectar 5 pessoas que tem problemas, mesmas configurações e mesmos equipamentos, mesmo fugindo de canais e tudo mais não tem como trabalhar, isto é um exemplo de que cada ambiente tem que se tentar uma estrutura. Aqui uso um painel da Computech do "Luciano", usando sxt e air grid e não tenho bronca. Mas isto não significa que se você usar a mesma estrutura e configurando da mesma forma vai funcionar redondo em sua cidade, tem que ver a poluição que outros rádio tem, os canais a banda que irá passar. Tudo isto tem que ser levado em conta quando vai comprar ou trocar equipamentos. Muita gente espera milagre de algum equipamento não pense assim, estude o cenário e pesquise sempre a melhor forma de trabalhar.

    Desculpe e corrijam-me se falei besteira, como falei sou iniciante ainda.

  • me fale, qual seria a diferença entre os paineis da computech e as basestation?

    ja abriram um painel da computech? ja teve caso da rb ficar dentro de um plastico ziplock o problema é que mutos usam e fala "fica excelente" mas nao testou outros, um exemplo disso em 2.4

    em 2010, todos falavam "MELHOR PAINEL É HYPERLINK DE 17" (caro pra diabo) eu tinha hyper rodando desde 2007, depois resolvi trocar, e coloquei paineis de 180 reais homologados da betel

    deu 100% melhor que hyper, fiquei satisfeito, mas ninguém conhecia usei no total 24 paineis rodandoa mil, 

    a poucos tivemos discursão com o Luciano, sobre a forma que ele aborda os seus produtos como se fossem os melhores, e tals que o resto nao presta, apenas marketing quem entende de RF sabe o tanto de erro que tem

    o problema é que ele é palestrante do mum e fez video, então muitos acreditam (ele é o cara) mas nao é bem assim, precisamos estudar mais, parar  de ir em ondinha do momento

  • Rodrigo que produto você então indica?

    Por que o que li ubnt não gosta muito!

This reply was deleted.