[resolvido] /31 e 29 no mikrotik

Bom dia, pessoal.   contratei um link novo da vivo, e recebi dois blocos de ip um /31 e um /29 configurei na minha rb  o primeiro como /24  pois com /31 nao funcionava, so que para configurar o /29   tentei de varias formas e nao funciona..

a rede esta assim  o link chega na ether1  com ip xxx.xxx.xxx.xxx/24   ai coloquei na ether 2  o ipd  dedicado xxx.xxx.xxx.xxx/29  configurei uma estação com  outro ip desse /29 mas ele da como se tivesse internet mas nao pinga pra lugar nenhum, sera que tenho que fazer algo a mais?

essa rb so sera para receber o link e jogar para  outra rb.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Peça a vivo um /30, fala que o seu roteador não reconhece o /31.

  • Então liguei la e o atendente me passou que com /24 tbm funcionava, e que os cisco reconhecia de boa /31, so que alguns roteadores e mikrotik nao reconhecia e era so colocar /24, coloquei /24 e funcionou de boa, só que a faixa /29 nao vai parece que tem mas o ping nao vai pra lugar algum
  • o barramento nao tem nada haver no mikrotik tem que criar rota para o ip do lado deles 

  • Trocaram o ip, me passaram um /30  e agora esta correto, agora estou brigando para jogar o /29 para minha rede.

    Configurei no Mikrotik o ip  de entrada  na ether1  200.200.200.210/30  gatway  final 209 tudo ok, pinga para internet e vice e versa.

    Já na ether2 configurei o /20  que vai ser distribuído na rede  200.200.200.242/29  logo no notebook para teste coloquei o 200.200.200.243/29  ai que vem a bronca, parece que tem internet o windows reconhece, mas nao pinga pra nada e nao navega.

    Ja se tentar de outro link eu pingo os dois ips da ether1 e ether2,  alguem ja passou por isso?

    Até hoje so tinha ip fixo e fazia nat para rede interna agora com dois ips nunca tinha trabalhado, se algume ja fez esse tipo de configuração e puder dar uma mão agradeço.

  • Voce quer que duas rede interna saia por IP publico diferente correto ?

  • Na verdade não.

    Como a operadora me distribuiu dois blocos de ips um /30 e outro /29  eu tenho configurar uma rb para ser roteador de borda onde chega o link, depois derivo o link para a minha outra rb que ja esta sendo usada hoje em dia, essa eu tenho ip invalido e valido para clientes, e também para meu servidor dns.

    Dai na rb de borda eu usaria uma ether1 para entrada do link /30  e mais  4 ether para saida de link /29 em bridge para servidores e mikrotik.  seria assim.

    So que não funciona eu ate consigo pingar de fora na bridge criada, mas nao  chega internet no mikrotik e servidores dns, por isso gostaria que se alguem tem este tipo de configuração na sua rede pudesse me dar uma mao ficaria grato 1063424212?profile=RESIZE_710x

  • Se for oque to pensando se vai fazer o seguinte configurar normal o ptp com a operadora usando o /30 

    esse pool de IP /29 como sao poucos o certo e usar nat para separadas redes

    exemplo rede 10.0.0.1/23 fica com 1 IP do /29 outra rede 10.10.0.1/23 outro IP ate conseguir usar todos

    Depois faz uma roda jogando tudo para a rb 493ah e nessa RB tem que existir uma rota default para o gateway que e o lado da operadora

  • Ative o OSPF em tudo e use os IPs do /29 em loopbacks /32. Não há necessidade de desperdiçar IPs em conexões internas.

    Alexandre Leite disse:

    Na verdade não.

    Como a operadora me distribuiu dois blocos de ips um /30 e outro /29  eu tenho configurar uma rb para ser roteador de borda onde chega o link, depois derivo o link para a minha outra rb que ja esta sendo usada hoje em dia, essa eu tenho ip invalido e valido para clientes, e também para meu servidor dns.

    Dai na rb de borda eu usaria uma ether1 para entrada do link /30  e mais  4 ether para saida de link /29 em bridge para servidores e mikrotik.  seria assim.

    So que não funciona eu ate consigo pingar de fora na bridge criada, mas nao  chega internet no mikrotik e servidores dns, por isso gostaria que se alguem tem este tipo de configuração na sua rede pudesse me dar uma mao ficaria grato 1063424212?profile=RESIZE_710x

  • Os servidores DNS, exceto se forem reversos, não precisam de IP público.

    Alexandre Leite disse:

    So que não funciona eu ate consigo pingar de fora na bridge criada, mas nao  chega internet no mikrotik e servidores dns, por isso gostaria que se alguem tem este tipo de configuração na sua rede pudesse me dar uma mao ficaria grato 

  • Bom dia, foi resolvido o problema, na verdade no primeiro momento a operadora passou um /31, e o mesmo não estava funcionando no mikrotik, nesse tempo ja ficou tudo balançado.

    Logo  após foi nos passado um /30 esse sim foi configurado, e consequentemente o /29 também tudo funcionando no mikrotik, só que na rede interna não funcionava os ips, no final das contas estávamos usando o gatway errado na rede interna, que foi um baita descuido, mas acontece, e consequentemente foi resolvido, o problema, agradeço a todos pela colaboração.

    LivreAcesso.Pro disse:

    Os servidores DNS, exceto se forem reversos, não precisam de IP público.

    Alexandre Leite disse:

    So que não funciona eu ate consigo pingar de fora na bridge criada, mas nao  chega internet no mikrotik e servidores dns, por isso gostaria que se alguem tem este tipo de configuração na sua rede pudesse me dar uma mao ficaria grato 

This reply was deleted.